Vítimas de abusos sexuais processam Vaticano para obter nomes dos agressores

Vítimas de abusos sexuais recorreram à justiça no Minnesota, EUA, para exigir que o Vaticano abra os arquivos e divulgue os nomes secretos e casos envolvendo padres católicos e os seus superiores hierárquicos.

Três dos cinco autores da queixa entregue junto do tribunal federal do Minnesota são os irmãos Hoffman, ligados a um dos principais casos de abuso sexual vindos a público naquele estado do centro oeste dos EUA nos últimos anos, segundo o jornal Star Tribune.

O processo contra o Vaticano alega negligência por parte dos supervisores do antigo padre da Igreja do Santíssimo Sacramento Curtis Wehmeyer, autorizado a liderar uma igreja em St Paul apesar do seu conhecido passado de assédio sexual sobre rapazes que, no caso daqueles irmãos, se prolongou de 2006 até à sua detenção em 2012..

“Tenho demasiadas sobrinhas e sobrinhos para permitir que isto aconteça a mais alguém”, afirmou Stephen Hoffman, numa conferência de imprensa onde estava acompanhado pelos irmãos Luke e Benedict.

Jeff Anderson, do escritório de advogados que já tinha processado o Vaticano e é o autor da nova queixa, adiantou ter obtido “um conjunto de evidências que demonstram que todos os caminhos vão ter a Roma“. Daí o recurso a tribunal para que o Vaticano – onde vários altos responsáveis encobriram casos de assédio sexual durante anos – divulgue todas as informações que tem sobre esses casos, os párocos envolvidos e os respetivos superiores hierárquicos.

O caso em que o ex-padre Curtis Wehmeyer justificou acusações criminais contra a arquidiocese de St. Paul e Minneapolis por falhas na proteção das crianças – assim como à demissão do então arcebispo John Nienstedt.

O processo interposto exige que o Vaticano dê os nomes secretos e divulgue os arquivos sobre os milhares de casos de abusos sexuais praticados por padres e encobertos pelos superiores hierárquicos.

O Papa Francisco promulgou na última semana uma carta apostólica, “Vos estis lux mundi” (“Vós sois a luz do mundo”), com normas que obrigam todos os membros da Igreja Católica a denunciar casos atuais ou passados de abuso sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …