Vítimas de abusos sexuais processam Vaticano para obter nomes dos agressores

Vítimas de abusos sexuais recorreram à justiça no Minnesota, EUA, para exigir que o Vaticano abra os arquivos e divulgue os nomes secretos e casos envolvendo padres católicos e os seus superiores hierárquicos.

Três dos cinco autores da queixa entregue junto do tribunal federal do Minnesota são os irmãos Hoffman, ligados a um dos principais casos de abuso sexual vindos a público naquele estado do centro oeste dos EUA nos últimos anos, segundo o jornal Star Tribune.

O processo contra o Vaticano alega negligência por parte dos supervisores do antigo padre da Igreja do Santíssimo Sacramento Curtis Wehmeyer, autorizado a liderar uma igreja em St Paul apesar do seu conhecido passado de assédio sexual sobre rapazes que, no caso daqueles irmãos, se prolongou de 2006 até à sua detenção em 2012..

“Tenho demasiadas sobrinhas e sobrinhos para permitir que isto aconteça a mais alguém”, afirmou Stephen Hoffman, numa conferência de imprensa onde estava acompanhado pelos irmãos Luke e Benedict.

Jeff Anderson, do escritório de advogados que já tinha processado o Vaticano e é o autor da nova queixa, adiantou ter obtido “um conjunto de evidências que demonstram que todos os caminhos vão ter a Roma“. Daí o recurso a tribunal para que o Vaticano – onde vários altos responsáveis encobriram casos de assédio sexual durante anos – divulgue todas as informações que tem sobre esses casos, os párocos envolvidos e os respetivos superiores hierárquicos.

O caso em que o ex-padre Curtis Wehmeyer justificou acusações criminais contra a arquidiocese de St. Paul e Minneapolis por falhas na proteção das crianças – assim como à demissão do então arcebispo John Nienstedt.

O processo interposto exige que o Vaticano dê os nomes secretos e divulgue os arquivos sobre os milhares de casos de abusos sexuais praticados por padres e encobertos pelos superiores hierárquicos.

O Papa Francisco promulgou na última semana uma carta apostólica, “Vos estis lux mundi” (“Vós sois a luz do mundo”), com normas que obrigam todos os membros da Igreja Católica a denunciar casos atuais ou passados de abuso sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …