Vitima mortal do Tesla autónomo tinha gravado vídeo de “quase acidente”

O condutor que morreu num acidente a bordo de um Model S, carro autónomo da Tesla, enquanto circulava com a viatura em piloto automático, tinha gravado no mês de abril um vídeo em que o seu Tesla evita por pouco um acidente.

Joshua Brown era um grande fã do seu Tesla, e não deixou de partilhar com o mundo a capacidade do seu sistema de piloto automático em detectar e evitar um acidente.

A colisão esteve imininte quando um camião passou despreocupadamente para a sua faixa, atravessando-se à frente do Tesla S de Brown, como se não o tivesse visto.

O Tesla Model S, que circulava em moto autónomo, detectou o perigo iminente, alertou o condutor para tomar o controlo, e desviou-se o suficiente para evitar a colisão.

O caso deixou Joshua alegremente surpreendido pela capacidade do sistema lidar em com esta situação complicada, mas esse sistema infelizmente não foi capaz de evitar o acidente que viria a ter, poucas semanas depois.

Na última quarta-feira, Joshua morreu num acidente quando o seu Model S, que circulava, em piloto automático, colidiu com um camião.

A Tesla já admitiu o sucedido, adiantando que as causas do acidente ainda estão a ser investigadas, não estando colocada de lado a possibilidade de que tenha havido falha do sistema de condução autónoma do Tesla.

arnolddeleon / Flickr

Esta quinta-feira, Elon Musk, o fundador da empresa, usou a sua conta no Twitter para “apresentar condolências por esta tragédia”.

Elon Musk, o fundador da Tesla, usou a sua conta no Twitter para “apresentar condolências pela tragédia”.

Mas aparentemente, na altura da colisão Joshua estava a ver um filme de Harry Potter, segundo testemunhou o motorista do camião, Frank Baressi.

“O condutor estava a ver um filme no écran de TV do Tesla quando se enfaixou no meu trailer. O filme ainda estava a dar, quando ele morreu”, contou Baressi.

Talvez o “quase acidente” de abril tenha dado a Joshua excessiva confiança no sistema – que, para todos os efeitos, está a dar os primeiros passos em todo o mundo.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …