Primeira morte num autónomo Tesla (condutor estava a ver Harry Potter)

Um condutor morreu num acidente a bordo de um Model S, carro autónomo da Tesla, enquanto circulava com a viatura em piloto automático.

Depois de ter enfrentado várias acusações de acidentes causados pelo modo de piloto automático, a Tesla vê-se agora envolvida num caso bem mais complicado.

Um condutor, que seguia num Model S, morreu enquanto o automóvel circulava de forma autónoma, sendo o primeiro acidente deste género que causou a morte de uma pessoa.

Em comunicado, a empresa já admitiu o sucedido, adiantando que as causas do acidente ainda estão a ser investigadas.

O acidente ocorreu quando um camião se terá atravessado perpendicularmente na estrada onde seguia o carro autónomo.

De acordo com a Tesla, nem o piloto automático nem o condutor detetaram a lateral branca do atrelado do camião, fator conjugado com o céu que estava bastante luminoso.

Como o sistema não conseguiu detetar o obstáculo, não conseguiu travar a tempo, enfiando-se debaixo do atrelado e fazendo com que parte do pára-brisas sofresse a totalidade da força do impacto.

No momento da colisão, o condutor do autónomo Tesla estaria a assistir a um filme da série Harry Potter, disse à AP Frank Baressi, o motorista do camião envolvido na colisão.

Segundo Baressi, “o outro carro ia tão depressa que se enfaixou no meu trailer e eu nem o vi”.

“Na altura do acidente o condutor estava a ver um filme no écran de TV do Tesla. Ainda estava a dar, quando ele morreu”, contou Baressi.

“Pelo que ouvi, era um Harry Potter”, disse o motorista, de 62 anos.

Esta quinta-feira, Elon Musk, o fundador da empresa, usou a sua conta no Twitter para “apresentar condolências por esta tragédia”.

Esta é uma situação idêntica à que recentemente também deu bastante que falar, quando um dos carros autónomos não detetou a traseira de um camião com carga suspensa, chocando contra ele.

A diferença para este acidente é que aconteceu durante uma manobra de estacionamento a baixa velocidade, não havendo consequências graves.

A Tesla faz questão de referir que esta é a primeira fatalidade em mais de 130 milhões de milhas percorridas em modo de piloto automático, número estatisticamente inferior à das vítimas em veículos com condutores humanos.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …

Deputados obrigados a usar máscara mesmo nas intervenções orais no Parlamento

A Assembleia da República pediu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a opção de retirar a máscara durante as intervenções parlamentares. A partir desta semana, os deputados serão obrigatórios a manter a máscara …

Grávidas com covid-19 podem ter um maior risco de lesões na placenta

As mulheres que contraem a covid-19 durante a gravidez podem correr um maior risco de sofrer lesões na placenta, concluiu uma nova investigação. Comparativamente com as mulheres não infetadas com o novo coronavírus, as mulheres infetadas …

George Floyd morreu devido a asfixia, revela autópsia independente

A autópsia pedida pela família de George Floyd revelou que o afro-americano morreu de asfixia devido à compressão do pescoço e das costas quando um polícia de Minneapolis o pressionou contra o chão com o …

Bolsonaro falou com Trump sobre participação do Brasil no "novo G7". Canadá rejeita incluir Rússia

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse na segunda-feira que conversou com o seu homólogo dos Estados Unidos sobre a possibilidade de o Brasil fazer parte do novo modelo de G7 proposto por Donald Trump. “Conversei, na …

Estar à beira da morte é uma experiência feliz (e a razão pode estar no cérebro)

A comunidade científica tenta há muito tempo entender o motivo pelo qual as experiências de quase-morte (EQM) são descritas como "pacíficas" ou "felizes". Christof Koch, cientista do Instituto Allen de Ciêncis do Cérebro, considera que a …