Primeira morte num autónomo Tesla (condutor estava a ver Harry Potter)

Um condutor morreu num acidente a bordo de um Model S, carro autónomo da Tesla, enquanto circulava com a viatura em piloto automático.

Depois de ter enfrentado várias acusações de acidentes causados pelo modo de piloto automático, a Tesla vê-se agora envolvida num caso bem mais complicado.

Um condutor, que seguia num Model S, morreu enquanto o automóvel circulava de forma autónoma, sendo o primeiro acidente deste género que causou a morte de uma pessoa.

Em comunicado, a empresa já admitiu o sucedido, adiantando que as causas do acidente ainda estão a ser investigadas.

O acidente ocorreu quando um camião se terá atravessado perpendicularmente na estrada onde seguia o carro autónomo.

De acordo com a Tesla, nem o piloto automático nem o condutor detetaram a lateral branca do atrelado do camião, fator conjugado com o céu que estava bastante luminoso.

Como o sistema não conseguiu detetar o obstáculo, não conseguiu travar a tempo, enfiando-se debaixo do atrelado e fazendo com que parte do pára-brisas sofresse a totalidade da força do impacto.

No momento da colisão, o condutor do autónomo Tesla estaria a assistir a um filme da série Harry Potter, disse à AP Frank Baressi, o motorista do camião envolvido na colisão.

Segundo Baressi, “o outro carro ia tão depressa que se enfaixou no meu trailer e eu nem o vi”.

“Na altura do acidente o condutor estava a ver um filme no écran de TV do Tesla. Ainda estava a dar, quando ele morreu”, contou Baressi.

“Pelo que ouvi, era um Harry Potter”, disse o motorista, de 62 anos.

Esta quinta-feira, Elon Musk, o fundador da empresa, usou a sua conta no Twitter para “apresentar condolências por esta tragédia”.

Esta é uma situação idêntica à que recentemente também deu bastante que falar, quando um dos carros autónomos não detetou a traseira de um camião com carga suspensa, chocando contra ele.

A diferença para este acidente é que aconteceu durante uma manobra de estacionamento a baixa velocidade, não havendo consequências graves.

A Tesla faz questão de referir que esta é a primeira fatalidade em mais de 130 milhões de milhas percorridas em modo de piloto automático, número estatisticamente inferior à das vítimas em veículos com condutores humanos.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …