Vitamina D revela potencial no tratamento da covid-19

Paulo Novais / Lusa

Um novo estudo salienta o potencial da vitamina D no tratamento da covid-19. Praticamente todos os pacientes que receberam medicação com esta vitamina não foram hospitalizados nos cuidados intensivos.

Uma equipa de investigadores do Hospital Universitário Reina Sofía, em Córdoba, Espanha, dividiu em dois grupos 76 pacientes de covid-19. Enquanto um grupo recebeu um habitual cocktail de antibióticos e medicamento imunosupressores, o outro recebeu o mesmo, mas com uma pequena nuance adicional: um medicamento para aumentar os níveis de vitamina D no sangue.

No primeiro grupo, metade dos 26 pacientes acabou internado nos cuidados intensivos, sendo que dois deles acabaram por morrer. Em contrapartida, apenas um dos 50 pacientes do outro grupo foi para os cuidados intensivos. Nenhum morreu, escreve o portal Elemental.



“A vitamina D oferece suporte a uma gama de respostas imunológicas antivirais inatas ao mesmo tempo que diminui as respostas inflamatórias potencialmente prejudiciais”, explica Adrian Martineau, professor infeção respiratória e imunidade na Queen Mary University of London.

Martineau não esteve envolvido no estudo publicado este mês na revista científica The Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology. No entanto, é autor de vários estudos anteriores que defendem o uso da vitamina D no tratamento de infeções virais.

No início da pandemia, outros estudos já tinham identificado uma associação entre baixos níveis de vitamina D e um maior risco de infeção pelo novo coronavírus.

As razões pelas quais a vitamina D pode ser tão benéfica são numerosas. Petre Cristian Ilie, investigador do Hospital Queen Elizabeth, no Reino Unido, diz que “a deficiência de vitamina D prejudica a capacidade de maturação dos macrófagos”. Além disso, Ilie diz que a vitamina D pode aumentar os níveis de certas enzimas celulares que ajudam a repelir o coronavírus.

“A evidência de que os baixos níveis de vitamina D são um fator de risco para a forma mais grave [de Covid-19] não é definitiva, mas muitas linhas de investigação sugerem que isso é provável”, acrescenta Ilie.

Nem todos estão tão otimistas em relação ao potencial da vitamina D, ou pelo menos, alguns especialistas ainda têm as suas reservas. Isto porque alguns estudos não encontraram associações entre baixos níveis de vitamina D e um maior risco de infeção pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Somos um país de sol, o principal fabricante da vitamina D, de forma natural. mas estamos a maior parte do dia enclausurados nos andares, e agora ainda mais, com medo do vírus. É um contra senso! Afinal estamos a desperdiçar o melhor e mais económico tratamento.

    • Mas a vitamina D não é em si um “tratamento”, é uma vitamina importante como várias outras (p.e. vitamina C e as do grupo B), e que tem um papel importante em fortalecer o sistema imunitário e coadjuvar em certas terapias.. mas há imensos estudos científicos a indicar benefícios para a saúde. Até ver ninguém é obrigado a ficar em casa, cada um pode ir correr ou andar ou fazer desporto ao ar livre, mantendo o distanciamento adequado… Ninguém gosta desta situação mas o que fazer? Há a certeza que irá passar mais dia menos dia! 🙂 Mais vale adaptarmo-nos e tentarmos ter rotinas o mais saudáveis possíveis! E isso passa também pela alimentação, sono, suplementação, desporto!

  2. isto ja começou a quase um ano e ate agora ,so tem teorias ! fazem Leis baseadas em teorias ! se calhar se inves de gastarem 70 milhoes de euros em decoraçoes de gabinetes de Ministros,dessem para a investigaçao em portugal, ja tinhamos mais certezas e menos teorias

    • Amigos, posso afirmar que a toma de vitamina D3 é excelente para fortalecer o sistema imunitário. Basta comprar e tomar, é barato, na farmácia um frasquinho em gotas de 20.000 iu custa menos de 5 euros. Aconselho também Própolis e Equinacia e vitamina C. Não é caro e vale mesmo a pena. Aconselho também exercício físico, como caminhar por exemplo. Muito saúde para todos nós, coragem e nada de desânimos. Fiquem com Deus.

      • Mais uma seita/religião!…
        Podes afirmar?? Não me digas que viste isso em vídeos brasileiros??
        Enfim… comprar vitamina D quando o sol a dá em abundância e gratuitamente!…

        • Daniel, acalme-se um pouco, a Lúcia partilhou a informação com boas intenções, na verdade não precisamos de muito para fortalecer o sistema humanitária: dormir bem, comer bem, fazer desporto e suplementação inteligente! Vitamina C é uma das mais importantes, podemos comer citrinos, etc. ou comprar suplementos de ácido ascórbico, no caso da vitamina D para além de certos alimentos e do sol, em particular no inverno, se quisermos também podemos comprar suplementação.
          Há tremenda informação e estudos científicos que demonstram a importância, efeitos terapêuticos e de prevenção que estas vitaminas têm no organismo.
          Se quiser beber muito, fumar, não fazer desporto, comer carnes vermelhas e processadas em excesso o organismo irá ressentir-se mais cedo ou mais tarde.. cada um faz como quiser! Depois colhe os frutos das acções 😉

          • “dormir bem, comer bem, fazer desporto e suplementação inteligente”
            Estava as ir tão bem até chegar à “suplementação inteligente”!…
            Isso é mesmo conversa típica de charlatães!!!
            Nenhum ser humano NORMAL precisa de suplementação!!
            Isso é mais um negócio inventado pelos vendedores de banha da cobra para enriquecer à custa dos mais “distraídos”…
            Devias prestar menos atenção aos “pastores da IURD” que aparecem na televisão a vender Calcitrin’s e a enganar os velhotes/lerdos, e, mais atenção aos cientistas/médicos!!

RESPONDER

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …