Afinal, os suplementos de vitamina D não protegem os ossos

SXC

Os investigadores avaliaram o efeito da suplementação de vitamina D e chegaram à conclusão de que não evita fraturas nem quedas, não tendo nenhum efeito clinicamente significativo na densidade mineral óssea.

Segundo um estudo, publicado este mês na Lancet Diabetes & Endocrinology, a suplementação de vitamina D não evita fraturas nem quedas, “nem tem efeitos clinicamente significativos na densidade mineral óssea”.

Os investigadores, liderados por Mark Bolland, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, analisaram dados recolhidos de 81 estudos clínicos, num total de mais de 53 mil pessoas envolvidas. Os estudos incluíam mulheres com mais de 65 anos e, assim, mais propensas a ter problemas de saúde óssea.

Ao longo dos tempos, a vitamina D tem sido encarada como uma forte aliada dos benefícios para a saúde óssea, como, por exemplo, a diminuição do risco de osteoporose e hipertensão. No entanto, segundo a Visão, já uma investigação anterior tinha concluído que tomar suplementos desta vitamina não funcionava como forma de evitar doenças.

Ainda assim, a equipa de investigadores realça que isto não quer dizer necessariamente que a vitamina D, produzida naturalmente pela pele quando exposta ao sol, seja totalmente inútil. Na prevenção do raquitismo e da osteomalacia, por exemplo, esta suplementação pode ajudar, conclui o estudo mais recente.

Num comentário aos resultados da investigação, J. Chris Gallagher, do Centro Médico da Universidade de Creighton, escreve que “o contexto desta análise reside do fato de muitos pacientes (e médicos) terem sido persuadidos por vários estudos e pelas redes sociais de que a vitamina D cura tudo”.

“Este pensamento é um remanescente do fervor que apoiou o uso generalizado de vitamina A, vitamina C e vitamina E há uns anos e depois todos os estudos provaram que é clinicamente negativo”, refere ainda.

Os benefícios da toma de vitamina D são alvo de debate há já vários anos, e este estudo não é exceção. Embora seja muito recente, há já vários críticos que realçam que apenas 6% dos estudos clínicos foram levados a cabo em populações com deficiência da vitamina. Por isso, alegam, poderiam beneficiar mais da suplementação.

“Sabemos que os benefícios para saúde da suplementação com vitamina D tendem a ser mais acentuados nas pessoas que têm os níveis mais baixos da vitamina”, explica Adrian Martineau, da Univesidade de Queen Mary, em Londres.

Há críticos que sublinham ainda o facto de os estudos analisados terem poucos participantes e a curta duração dos tratamentos.

Ainda assim, a equipa responsável pela investigação sugere que as diretrizes clínicas sejam atualizadas, tendo em conta que “há pouca justificação para usar suplementos de vitamina D para manter ou melhorar a saúde muscular e esquelética”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se for levar em conta somente o uso da vit D3 não vai haver resultado mesmo….se a pessoa for sedentária; ingere carboidratos simples e açúcar, fuma….. nada vai resolver…..! Isso é lógica…..! Esses estudos tentando denigrir algo sem um mínimo de conceitos, são ridículos…..!
    Eu pergunto então por qual motivo produzimos o colecalciferol durante a vida? Isso sem falar que quimicamente não é vitamina!

    • Ora bem Adriano!
      E mais, a Vit.D3 é utilizada pelo corpo em sinergia com outros minerais e vitaminas, como p.ex. a Vitamina K2, que vai levar o cálcio onde o corpo mais precisa. Sozinha é inútil. E mesmo a K2 só mesmo por suplementos, pois o povo português não tem por hábito consumir fermentados como o natto…
      Não se esqueçam, a indústria farmacêutica só sobrevive à conta das doenças…Agora pensem.

  2. Pois, se o estudo afirma que os suplementos com vitamina D não evitam QUEDAS, eu concordo, mas penso que não era preciso fazer um estudo para concluir tal coisa…

RESPONDER

Bloco quer acordo por escrito com o PS se houver novo Governo da esquerda

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, afirma que o partido quer um acordo por escrito com o PS. “Tem de ter como base compromissos mais vastos, compromissos com o país, como recuperar as pensões …

Matteo Salvini considera que pode ser candidato à Comissão Europeia

Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana disse que deveria ser candidato à presidência da Comissão Europeia caso se verifique a vitória de "uma coligação soberanista" nas próximas eleições europeias. “É verdade. Amigos de diferentes países europeus …

Ryanair revela vídeo. Fotografia de tripulantes a dormir no chão foi encenada

Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com …

Jornalista saudita. Arábia transferiu 100 milhões para os Estados Unidos

A Arábia Saudita transferiu 100 milhões de dólares para os EUA nesta terça-feira, no mesmo dia em que o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo chegou à capital Riade para discutir os contornos da morte …

Benfica contratou russos para investigar e-mails

O Benfica contratou uma empresa de cibersegurança e um escritório de advogados russos para identificar os responsáveis das empresas onde estão alojados os e-mails confidenciais divulgados pelos blogues anónimos. De acordo com a página de jornal …

Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o "empurrou" para a saída, avança o Observador. Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco …

Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, …

Governo muda as regras do jogo. Reforma antecipada só para quem aos 60 tem 40 anos de descontos

O Governo quer limitar, a partir de outubro do próximo ano, o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social antes dos 20 anos. O Governo vai alterar o regime …

Vistos Gold representam um "sério risco de segurança" para a União Europeia

A comissária europeia da Justiça, Vera Jourova, criticou esta terça-feira os Estados-membros que têm a prática de atribuir 'vistos gold' a cidadãos extracomunitários ricos, instando-os a assegurar que a cidadania europeia não é concedida a …

Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros …