Afinal, os suplementos de vitamina D não protegem os ossos

SXC

Os investigadores avaliaram o efeito da suplementação de vitamina D e chegaram à conclusão de que não evita fraturas nem quedas, não tendo nenhum efeito clinicamente significativo na densidade mineral óssea.

Segundo um estudo, publicado este mês na Lancet Diabetes & Endocrinology, a suplementação de vitamina D não evita fraturas nem quedas, “nem tem efeitos clinicamente significativos na densidade mineral óssea”.

Os investigadores, liderados por Mark Bolland, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, analisaram dados recolhidos de 81 estudos clínicos, num total de mais de 53 mil pessoas envolvidas. Os estudos incluíam mulheres com mais de 65 anos e, assim, mais propensas a ter problemas de saúde óssea.

Ao longo dos tempos, a vitamina D tem sido encarada como uma forte aliada dos benefícios para a saúde óssea, como, por exemplo, a diminuição do risco de osteoporose e hipertensão. No entanto, segundo a Visão, já uma investigação anterior tinha concluído que tomar suplementos desta vitamina não funcionava como forma de evitar doenças.

Ainda assim, a equipa de investigadores realça que isto não quer dizer necessariamente que a vitamina D, produzida naturalmente pela pele quando exposta ao sol, seja totalmente inútil. Na prevenção do raquitismo e da osteomalacia, por exemplo, esta suplementação pode ajudar, conclui o estudo mais recente.

Num comentário aos resultados da investigação, J. Chris Gallagher, do Centro Médico da Universidade de Creighton, escreve que “o contexto desta análise reside do fato de muitos pacientes (e médicos) terem sido persuadidos por vários estudos e pelas redes sociais de que a vitamina D cura tudo”.

“Este pensamento é um remanescente do fervor que apoiou o uso generalizado de vitamina A, vitamina C e vitamina E há uns anos e depois todos os estudos provaram que é clinicamente negativo”, refere ainda.

Os benefícios da toma de vitamina D são alvo de debate há já vários anos, e este estudo não é exceção. Embora seja muito recente, há já vários críticos que realçam que apenas 6% dos estudos clínicos foram levados a cabo em populações com deficiência da vitamina. Por isso, alegam, poderiam beneficiar mais da suplementação.

“Sabemos que os benefícios para saúde da suplementação com vitamina D tendem a ser mais acentuados nas pessoas que têm os níveis mais baixos da vitamina”, explica Adrian Martineau, da Univesidade de Queen Mary, em Londres.

Há críticos que sublinham ainda o facto de os estudos analisados terem poucos participantes e a curta duração dos tratamentos.

Ainda assim, a equipa responsável pela investigação sugere que as diretrizes clínicas sejam atualizadas, tendo em conta que “há pouca justificação para usar suplementos de vitamina D para manter ou melhorar a saúde muscular e esquelética”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se for levar em conta somente o uso da vit D3 não vai haver resultado mesmo….se a pessoa for sedentária; ingere carboidratos simples e açúcar, fuma….. nada vai resolver…..! Isso é lógica…..! Esses estudos tentando denigrir algo sem um mínimo de conceitos, são ridículos…..!
    Eu pergunto então por qual motivo produzimos o colecalciferol durante a vida? Isso sem falar que quimicamente não é vitamina!

    • Ora bem Adriano!
      E mais, a Vit.D3 é utilizada pelo corpo em sinergia com outros minerais e vitaminas, como p.ex. a Vitamina K2, que vai levar o cálcio onde o corpo mais precisa. Sozinha é inútil. E mesmo a K2 só mesmo por suplementos, pois o povo português não tem por hábito consumir fermentados como o natto…
      Não se esqueçam, a indústria farmacêutica só sobrevive à conta das doenças…Agora pensem.

  2. Pois, se o estudo afirma que os suplementos com vitamina D não evitam QUEDAS, eu concordo, mas penso que não era preciso fazer um estudo para concluir tal coisa…

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …