Vitamina B3 pode ser a chave para impedir abortos e má-formação de fetos

Chhor Sokunthea / World Bank

De acordo com um estudo realizado por cientistas australianos, um simples suplemento vitamínico pode ser a solução para prevenir abortos espontâneos e defeitos congénitos.

Os investigadores identificaram uma deficiência numa molécula de desenvolvimento chamada NAD que pode impedir que os órgãos de um bebé se formem corretamente no útero – mas o déficit pode ser corrigido por mulheres grávidas que tomam a vitamina B3.

É a primeira vez que a NAD (dinucleótido de nicotinamida e adenina) é associada a anormalidades congénitas, identificando uma causa de defeitos congénitos anteriormente desconhecida – juntamente com o suplemento que pode tratar o problema.

“As ramificações provavelmente serão enormes”, diz a geneticista de desenvolvimento Sally Dunwoodie, do Victor Chang Institute, na Austrália. ”Isto tem o potencial de reduzir significativamente o número de abortos espontâneos e defeitos congénitos em todo o mundo”, destaca a cientista.

A equipa começou a pesquisa em 2005, quando se depararam com o caso de um bebé com grandes defeitos no coração, espinha dorsal e costelas. Uma análise genómica revelou que tanto a mãe como o pai tinham uma mutação num gene envolvido na produção de NAD – uma molécula vital que contribui para a produção de energia, reparação do ADN e comunicação celular.

Vários anos depois, os investigadores encontraram uma mutação similar que afeta a produção de NAD na família de outro bebé nascido com problemas congénitos. “Esse foi o nosso momento Eureka”, conta Dunwoodie.

No total, a equipa examinou dados genéticos de 14 famílias cujos filhos apresentavam defeitos de nascimento congénitos e percebeu que as mutações de NAD estavam presentes em quatro delas.

Teste em cobaias

Para testar possíveis mecanismos de tratamento, a equipa criou cobaias com a mesma deficiência, usando a técnica de edição de genes CRISPR-Cas9.

Quando os cobaias fêmeas com a mutação deram à luz, muitas das crias morreram ou nasceram com defeitos significativos, mas as contrapartes alimentadas com dietas que incluíam suplementos B3 deram à luz crias mais saudáveis.

As dietas com pequenas quantidades desta vitamina produziram camundongos com menos anormalidades e a alimentação rica no suplemento promoveu uma ninhada saudável.

Até agora, os resultados só foram identificados em animais, no entanto, é um começo muito promissor, com potencial para produzir resultados que podem mudar a vida de milhares de famílias.

“Provavelmente, é a descoberta mais importante para grávidas desde o ácido fólico”, compara Dunwoodie, numa referência à investigação histórica que mostrou que esta vitamina pode reduzir a incidência de espinha bífida e outros defeitos do tubo neural dos fetos.

A vitamina B3, também conhecida como niacina, geralmente é encontrada em carnes e vegetais verdes. Porém, como a investigação ainda é muito recente, os cientistas não podem recomendar qualquer tipo de dosagem específica.

“Para já, o conselho é tomar um multivitamínico padrão, mas todos somos diferentes e isso não impedirá que todas as mulheres tenham bebés com defeitos congénitos”, alerta a investigadora.

O próximo passo será o desenvolvimento de um teste de diagnóstico, semelhante a um teste de gravidez, com amostra de urina ou de sangue, o que poderia facilmente mostrar quais as mulheres que têm baixos níveis de NAD.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. NAD+ é uma descoberta recente sim, é conhecida como a molécula da juventude. Tem efeitos muito positivos no corpo humano,toda a gente devia tomar esse suplemento.

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …