Vitamina B3 pode ser a chave para impedir abortos e má-formação de fetos

Chhor Sokunthea / World Bank

De acordo com um estudo realizado por cientistas australianos, um simples suplemento vitamínico pode ser a solução para prevenir abortos espontâneos e defeitos congénitos.

Os investigadores identificaram uma deficiência numa molécula de desenvolvimento chamada NAD que pode impedir que os órgãos de um bebé se formem corretamente no útero – mas o déficit pode ser corrigido por mulheres grávidas que tomam a vitamina B3.

É a primeira vez que a NAD (dinucleótido de nicotinamida e adenina) é associada a anormalidades congénitas, identificando uma causa de defeitos congénitos anteriormente desconhecida – juntamente com o suplemento que pode tratar o problema.

“As ramificações provavelmente serão enormes”, diz a geneticista de desenvolvimento Sally Dunwoodie, do Victor Chang Institute, na Austrália. ”Isto tem o potencial de reduzir significativamente o número de abortos espontâneos e defeitos congénitos em todo o mundo”, destaca a cientista.

A equipa começou a pesquisa em 2005, quando se depararam com o caso de um bebé com grandes defeitos no coração, espinha dorsal e costelas. Uma análise genómica revelou que tanto a mãe como o pai tinham uma mutação num gene envolvido na produção de NAD – uma molécula vital que contribui para a produção de energia, reparação do ADN e comunicação celular.

Vários anos depois, os investigadores encontraram uma mutação similar que afeta a produção de NAD na família de outro bebé nascido com problemas congénitos. “Esse foi o nosso momento Eureka”, conta Dunwoodie.

No total, a equipa examinou dados genéticos de 14 famílias cujos filhos apresentavam defeitos de nascimento congénitos e percebeu que as mutações de NAD estavam presentes em quatro delas.

Teste em cobaias

Para testar possíveis mecanismos de tratamento, a equipa criou cobaias com a mesma deficiência, usando a técnica de edição de genes CRISPR-Cas9.

Quando os cobaias fêmeas com a mutação deram à luz, muitas das crias morreram ou nasceram com defeitos significativos, mas as contrapartes alimentadas com dietas que incluíam suplementos B3 deram à luz crias mais saudáveis.

As dietas com pequenas quantidades desta vitamina produziram camundongos com menos anormalidades e a alimentação rica no suplemento promoveu uma ninhada saudável.

Até agora, os resultados só foram identificados em animais, no entanto, é um começo muito promissor, com potencial para produzir resultados que podem mudar a vida de milhares de famílias.

“Provavelmente, é a descoberta mais importante para grávidas desde o ácido fólico”, compara Dunwoodie, numa referência à investigação histórica que mostrou que esta vitamina pode reduzir a incidência de espinha bífida e outros defeitos do tubo neural dos fetos.

A vitamina B3, também conhecida como niacina, geralmente é encontrada em carnes e vegetais verdes. Porém, como a investigação ainda é muito recente, os cientistas não podem recomendar qualquer tipo de dosagem específica.

“Para já, o conselho é tomar um multivitamínico padrão, mas todos somos diferentes e isso não impedirá que todas as mulheres tenham bebés com defeitos congénitos”, alerta a investigadora.

O próximo passo será o desenvolvimento de um teste de diagnóstico, semelhante a um teste de gravidez, com amostra de urina ou de sangue, o que poderia facilmente mostrar quais as mulheres que têm baixos níveis de NAD.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. NAD+ é uma descoberta recente sim, é conhecida como a molécula da juventude. Tem efeitos muito positivos no corpo humano,toda a gente devia tomar esse suplemento.

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …