Vitamina B3 pode ser a chave para impedir abortos e má-formação de fetos

Chhor Sokunthea / World Bank

De acordo com um estudo realizado por cientistas australianos, um simples suplemento vitamínico pode ser a solução para prevenir abortos espontâneos e defeitos congénitos.

Os investigadores identificaram uma deficiência numa molécula de desenvolvimento chamada NAD que pode impedir que os órgãos de um bebé se formem corretamente no útero – mas o déficit pode ser corrigido por mulheres grávidas que tomam a vitamina B3.

É a primeira vez que a NAD (dinucleótido de nicotinamida e adenina) é associada a anormalidades congénitas, identificando uma causa de defeitos congénitos anteriormente desconhecida – juntamente com o suplemento que pode tratar o problema.

“As ramificações provavelmente serão enormes”, diz a geneticista de desenvolvimento Sally Dunwoodie, do Victor Chang Institute, na Austrália. ”Isto tem o potencial de reduzir significativamente o número de abortos espontâneos e defeitos congénitos em todo o mundo”, destaca a cientista.

A equipa começou a pesquisa em 2005, quando se depararam com o caso de um bebé com grandes defeitos no coração, espinha dorsal e costelas. Uma análise genómica revelou que tanto a mãe como o pai tinham uma mutação num gene envolvido na produção de NAD – uma molécula vital que contribui para a produção de energia, reparação do ADN e comunicação celular.

Vários anos depois, os investigadores encontraram uma mutação similar que afeta a produção de NAD na família de outro bebé nascido com problemas congénitos. “Esse foi o nosso momento Eureka”, conta Dunwoodie.

No total, a equipa examinou dados genéticos de 14 famílias cujos filhos apresentavam defeitos de nascimento congénitos e percebeu que as mutações de NAD estavam presentes em quatro delas.

Teste em cobaias

Para testar possíveis mecanismos de tratamento, a equipa criou cobaias com a mesma deficiência, usando a técnica de edição de genes CRISPR-Cas9.

Quando os cobaias fêmeas com a mutação deram à luz, muitas das crias morreram ou nasceram com defeitos significativos, mas as contrapartes alimentadas com dietas que incluíam suplementos B3 deram à luz crias mais saudáveis.

As dietas com pequenas quantidades desta vitamina produziram camundongos com menos anormalidades e a alimentação rica no suplemento promoveu uma ninhada saudável.

Até agora, os resultados só foram identificados em animais, no entanto, é um começo muito promissor, com potencial para produzir resultados que podem mudar a vida de milhares de famílias.

“Provavelmente, é a descoberta mais importante para grávidas desde o ácido fólico”, compara Dunwoodie, numa referência à investigação histórica que mostrou que esta vitamina pode reduzir a incidência de espinha bífida e outros defeitos do tubo neural dos fetos.

A vitamina B3, também conhecida como niacina, geralmente é encontrada em carnes e vegetais verdes. Porém, como a investigação ainda é muito recente, os cientistas não podem recomendar qualquer tipo de dosagem específica.

“Para já, o conselho é tomar um multivitamínico padrão, mas todos somos diferentes e isso não impedirá que todas as mulheres tenham bebés com defeitos congénitos”, alerta a investigadora.

O próximo passo será o desenvolvimento de um teste de diagnóstico, semelhante a um teste de gravidez, com amostra de urina ou de sangue, o que poderia facilmente mostrar quais as mulheres que têm baixos níveis de NAD.

1 COMENTÁRIO

  1. NAD+ é uma descoberta recente sim, é conhecida como a molécula da juventude. Tem efeitos muito positivos no corpo humano,toda a gente devia tomar esse suplemento.

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …