Vistos gold rendem 108 milhões de euros só em 2014

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

Paulo Portas

Paulo Portas

Nos dois primeiros meses deste ano o Governo português atribuiu 208 vistos gold, num total de 108 milhões de euros de investimento recebido, disse à Lusa fonte oficial do gabinete do vice-primeiro-ministro.

O total de investimento entre Janeiro e Fevereiro representa uma média de 54 milhões euros mensais o que, a manter-se a este ritmo, deverá levar o Governo a rever em alta a previsão de 500 milhões de euros para este ano, depois de no ano passado o montante ter ascendido a 306 milhões de euros.

“O programa das autorizações de residência em contrapartida de investimentos deve superar em 2014 os 500 milhões de euros”, disse à Lusa o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

“Isso significaria um aumento de investimento neste programa de cerca de 70% do primeiro ano para o segundo”, afirmou o governante.

Até final de Fevereiro, Portugal tinha concedido 679 vistos, num total acumulado de 414 milhões de euros de investimento.

No ano passado, 80% do investimento (272 milhões de euros) resultou da compra de imóveis e 20% (34 milhões de euros) da transferência de capitais.

Paulo Portas, que foi o impulsionador dos vistos ‘gold’ enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, acrescentou que evolução mais recente deste instrumento de captação de investimento mostra dois efeitos.

O primeiro assenta numa “diversificação na localização dos interesses imobiliários”, uma vez que os vistos dourados “começaram por aplicar-se a áreas de Lisboa”, mas “agora há interesse por outras zonas ou cidades”, disse o governante.

Em segundo, “há agora mais contactos para investimentos, não apenas na compra de activos imobiliários e turísticos, mas também para a construção”, acrescentou.

“Isso é também um sinal de maior confiança em Portugal”, concluiu o vice-primeiro-ministro.

A atribuição de vistos gold, criados no âmbito do programa de Autorização de Residência para Actividade de Investimento em Portugal (ARI), é feita mediante três requisitos: aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros, a transferência de capitais no montante igual ou acima de um milhão de euros e a criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho.

O programa de vistos tem atraído sobretudo cidadãos da China, Rússia, Angola e Brasil.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que à primeira vista parece uma boa notícia no plano contabilistico, parece-me uma triste notícia por várias razões. Primeiro, primado do capital sobre as pessoas ou dito de outro modo, “estrangeiros endinheirados” de primeira, portugueses de segunda; segundo, o capital não tem pátria ou, por outras palavras, não interessa a sua origem e como foi obtido; terceiro, argumento nacionalista, venda de Portugal a retalho. Enfim, na verdade, nem no plano ético, nem no plano político me parecem ser notícias satisfatórias, mas posso estar enganado…

  2. Não há dúvidas!
    A máquina de lavar do Paulinho-das-feiras é mesmo a maior!
    Porque máquina que lave mais e melhor, em toda a legalidade, não há!1
    Paulinho, volta que estás perdoado!
    Tráz-nos mais ideias geniais dessas, que o povo torna-te santo. E perdoa-te os pecados…!

RESPONDER

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …