Vistos gold rendem 108 milhões de euros só em 2014

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

Paulo Portas

Paulo Portas

Nos dois primeiros meses deste ano o Governo português atribuiu 208 vistos gold, num total de 108 milhões de euros de investimento recebido, disse à Lusa fonte oficial do gabinete do vice-primeiro-ministro.

O total de investimento entre Janeiro e Fevereiro representa uma média de 54 milhões euros mensais o que, a manter-se a este ritmo, deverá levar o Governo a rever em alta a previsão de 500 milhões de euros para este ano, depois de no ano passado o montante ter ascendido a 306 milhões de euros.

“O programa das autorizações de residência em contrapartida de investimentos deve superar em 2014 os 500 milhões de euros”, disse à Lusa o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

“Isso significaria um aumento de investimento neste programa de cerca de 70% do primeiro ano para o segundo”, afirmou o governante.

Até final de Fevereiro, Portugal tinha concedido 679 vistos, num total acumulado de 414 milhões de euros de investimento.

No ano passado, 80% do investimento (272 milhões de euros) resultou da compra de imóveis e 20% (34 milhões de euros) da transferência de capitais.

Paulo Portas, que foi o impulsionador dos vistos ‘gold’ enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, acrescentou que evolução mais recente deste instrumento de captação de investimento mostra dois efeitos.

O primeiro assenta numa “diversificação na localização dos interesses imobiliários”, uma vez que os vistos dourados “começaram por aplicar-se a áreas de Lisboa”, mas “agora há interesse por outras zonas ou cidades”, disse o governante.

Em segundo, “há agora mais contactos para investimentos, não apenas na compra de activos imobiliários e turísticos, mas também para a construção”, acrescentou.

“Isso é também um sinal de maior confiança em Portugal”, concluiu o vice-primeiro-ministro.

A atribuição de vistos gold, criados no âmbito do programa de Autorização de Residência para Actividade de Investimento em Portugal (ARI), é feita mediante três requisitos: aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros, a transferência de capitais no montante igual ou acima de um milhão de euros e a criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho.

O programa de vistos tem atraído sobretudo cidadãos da China, Rússia, Angola e Brasil.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O que à primeira vista parece uma boa notícia no plano contabilistico, parece-me uma triste notícia por várias razões. Primeiro, primado do capital sobre as pessoas ou dito de outro modo, “estrangeiros endinheirados” de primeira, portugueses de segunda; segundo, o capital não tem pátria ou, por outras palavras, não interessa a sua origem e como foi obtido; terceiro, argumento nacionalista, venda de Portugal a retalho. Enfim, na verdade, nem no plano ético, nem no plano político me parecem ser notícias satisfatórias, mas posso estar enganado…

  2. Não há dúvidas!
    A máquina de lavar do Paulinho-das-feiras é mesmo a maior!
    Porque máquina que lave mais e melhor, em toda a legalidade, não há!1
    Paulinho, volta que estás perdoado!
    Tráz-nos mais ideias geniais dessas, que o povo torna-te santo. E perdoa-te os pecados…!

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …