/

Vistos gold rendem 108 milhões de euros só em 2014

2

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

Paulo Portas

Paulo Portas

Nos dois primeiros meses deste ano o Governo português atribuiu 208 vistos gold, num total de 108 milhões de euros de investimento recebido, disse à Lusa fonte oficial do gabinete do vice-primeiro-ministro.

O total de investimento entre Janeiro e Fevereiro representa uma média de 54 milhões euros mensais o que, a manter-se a este ritmo, deverá levar o Governo a rever em alta a previsão de 500 milhões de euros para este ano, depois de no ano passado o montante ter ascendido a 306 milhões de euros.

“O programa das autorizações de residência em contrapartida de investimentos deve superar em 2014 os 500 milhões de euros”, disse à Lusa o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

“Isso significaria um aumento de investimento neste programa de cerca de 70% do primeiro ano para o segundo”, afirmou o governante.

Até final de Fevereiro, Portugal tinha concedido 679 vistos, num total acumulado de 414 milhões de euros de investimento.

No ano passado, 80% do investimento (272 milhões de euros) resultou da compra de imóveis e 20% (34 milhões de euros) da transferência de capitais.

Paulo Portas, que foi o impulsionador dos vistos ‘gold’ enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, acrescentou que evolução mais recente deste instrumento de captação de investimento mostra dois efeitos.

O primeiro assenta numa “diversificação na localização dos interesses imobiliários”, uma vez que os vistos dourados “começaram por aplicar-se a áreas de Lisboa”, mas “agora há interesse por outras zonas ou cidades”, disse o governante.

Em segundo, “há agora mais contactos para investimentos, não apenas na compra de activos imobiliários e turísticos, mas também para a construção”, acrescentou.

“Isso é também um sinal de maior confiança em Portugal”, concluiu o vice-primeiro-ministro.

A atribuição de vistos gold, criados no âmbito do programa de Autorização de Residência para Actividade de Investimento em Portugal (ARI), é feita mediante três requisitos: aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros, a transferência de capitais no montante igual ou acima de um milhão de euros e a criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho.

O programa de vistos tem atraído sobretudo cidadãos da China, Rússia, Angola e Brasil.

/Lusa

2 Comments

  1. O que à primeira vista parece uma boa notícia no plano contabilistico, parece-me uma triste notícia por várias razões. Primeiro, primado do capital sobre as pessoas ou dito de outro modo, “estrangeiros endinheirados” de primeira, portugueses de segunda; segundo, o capital não tem pátria ou, por outras palavras, não interessa a sua origem e como foi obtido; terceiro, argumento nacionalista, venda de Portugal a retalho. Enfim, na verdade, nem no plano ético, nem no plano político me parecem ser notícias satisfatórias, mas posso estar enganado…

  2. Não há dúvidas!
    A máquina de lavar do Paulinho-das-feiras é mesmo a maior!
    Porque máquina que lave mais e melhor, em toda a legalidade, não há!1
    Paulinho, volta que estás perdoado!
    Tráz-nos mais ideias geniais dessas, que o povo torna-te santo. E perdoa-te os pecados…!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.