/

Investimento chinês em Vistos Gold dá para pagar dois aeroportos do Montijo

O investimento chinês conseguido através dos Vistos Gold dava para pagar dois novos aeroportos do Montijo. O programa lançado no final de 2012 rendeu até agora quase 2,4 mil milhões de euros.

Os Vistos Gold são concedidos a cidadãos que não integrem a União Europeia e garantem residência para atividade de investimento, empresarial ou imobiliário, em território português. O programa, lançado em 2012 pelo Governo PSD/CDS, revelou-se um sucesso e já resultou na chegada de 4180 chineses.

Até agora, cada cidadão chinês investiu, em média, cerca de 3,2 milhões de euros em Portugal. Fazendo as costas, no período de seis anos desde a criação dos Vistos Gold, o país já teve um retorno financeiro de quase 2,4 mil milhões de euros, com a atribuição de vistos a mais de 4 mil chineses.

Segundo explica a TSF, o dinheiro obtido através dos “vistos dourados” era o suficiente para construir dois aeroportos do Montijo. Além disso, o investimento por parte de cidadãos chineses em Portugal era também o suficiente para cobrir as despesas que o Governo terá este ano com as Forças Armadas.

Com o programa dos Vistos Gold, o Governo esperava atrair financiamento estrangeiro, que proporcionasse a criação de novos postos de trabalho. Contudo, a quase totalidade dos vistos atribuídos foram usados para investimento imobiliário — cerca de 2,3 mil milhões de euros — e não empresarial.

Até ao momento, o Governo português apenas rejeitou 187 pedidos de vistos dourados — a maioria deles por incumprimento dos requisitos exigidos. O ano de 2014 foi o que registou a maior atribuição dos Golden Visas, com mais de 1200 vistos que resultaram em mais de 700 milhões de euros em investimento.

No primeiro trimestre deste ano, o investimento chinês através dos Vistos Gold registou uma queda de 41% em relação ao mesmo período de 2018. Foram investidos “apenas” 60 milhões de euros nos primeiros três meses de 2019. Em sentido contrário, o Observador destaca que o investimento brasileiro aumentou 3,3% para 43 milhões de euros. Este ano foram atribuídos 58 vistos a cidadãos brasileiros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.