Vírus mortal que passa do morcego para o Homem pode provocar pandemia

Joint Base Lewis McChord / Flickr

Médicos norte-americanos descobriram um novo tipo de vírus que pode transmitir-se dos morcegos para os humanos e que tem potencial mortal e capacidade para provocar uma epidemia à escala mundial.

Baptizado como SHC014-CoV, este vírus foi descoberto nos morcegos-ferradura chineses por investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.

A descoberta foi publicada na revista Nature, num artigo no qual os autores do estudo realçam que o vírus pode passar de uma espécie a outra sem que se verifique uma mutação.

Além do mais, ainda não há tratamento para o combater.

“A pergunta não é se haverá epidemia, mas antes quando e se estaremos preparados para lhe fazer frente”, adverte o autor principal do estudo, o médico Ralph Baric, também especialista no coronavírus, citado pela RT.

O SHC014-CoV é semelhante ao coronavírus denominado SARS Co-V e que provoca sintomas similares aos da gripe, mas que pode também causar uma forma mortal de pneumonia.

O SARS Co-V foi o vírus que originou a epidemia mundial de Síndroma Respiratório Agudo Grave que ocorreu entre 2002 e 2003 e que matou quase 800 pessoas.

ZAP / RT

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Baptizado como SHC014-CoV”….! Baptizado!!! Baptizado é um sacramento, que eu saiba… seria preferivel o termo “nomeado”.
    Continuem a dar cabo da Lingua Portuguesa, depois da ortografia vem ai a ignorância léxical, sintactica e mais….

    • Baptizar
      1 Administrar o baptismo a: Baptizar crianças.
      2 Fazer com que (alguém) receba o baptismo: Baptizou o filho naquela igreja.
      3 Pôr nome, alcunha ou apelido a: Baptizou-o de Lulu.
      4 Pôr nome a, inaugurando o funcionamento: Baptizar aviões, navios etc.

      • Essa é a definição que se encontra no dicionario Online Michaelis, portanto brasileiro, com a grafia “batizar”.
        Vocês “ZAP” confirmam o que disse acima, não so escrevem um português deturpado, mas ainda por cima desfiguram a Lingua….. De uma forma geral as traduções dos artigos que aqui publicam, cuja origem vem de outras linguas , molestam a minha/nossa lingua…. quantidades de neologismos, de barbarismos numa sintaxe vergonhosa…. tenham mais cuidado na forma dos artigos – respeito da gramatica, estrutura das frases, termos utilizados etc – que lançam aqui na internet. Pelo menos que alguém com a devida competência corrija antes de ser publicado.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …