Virologista anuncia criação de teste que apura nível de imunidade de quem já teve a Covid-19

Massimo Percossi / EPA

Um virologista francês anunciou que o laboratório que dirige desenvolveu um teste serológico que permite apurar se uma pessoa já contraiu o SARS-Cov2 e o nível de imunidade que adquiriu.

De acordo com o Expresso, caso se confirme a criação do teste, este poderá ser um instrumento importante para ajudar a retomar a normalidade da vida social e para proteger as pessoas que cuidam de doentes ou que estiveram próximas de infetados.

Em entrevista ao Libération, na segunda-feira, Pierre Charneau, diretor e diretor científico do laboratório Pasteur- TheraVectis – associação entre uma empresa privada e um instituto de investigação sobre doenças infeciosas – explicou que os testes serológicos disponíveis apenas indicam se a pessoa já teve o vírus, mas não o nível de imunidade.

O teste visa determinar até que ponto os anticorpos resultantes de uma infeção poderão impedir o vírus de entrar nas células. “Este teste, portanto, informa sobre a eficácia dos anticorpos”, referiu o especialista, acrescentando que, “como é muito sensível, permite graduar os resultados da resposta imunitária (bastante neutralizante, fraca ou não-neutralizante). Podemos desde logo identificar os indivíduos verdadeiramente protegidos”.

Os testes atuais que detetam a presença do vírus, embora “úteis para localizar os doentes, eventualmente isolá-los e reconstruir as cadeias de contaminação”, têm demasiadas lacunas, apontou o virologista.

O responsável acredita que será possível disponibilizar centenas de milhões desses testes rapidamente, garantindo que a fiabilidade está acima dos 98%.

Quanto à uma vacina, Charneau referiu que o seu laboratório também está a desenvolver uma, baseada em “anticorpos neutralizantes”, mas os testes demoram tempo e esta já não chegará a tempo da atual epidemia.

Uma segunda vacina que o seu laboratório está a criar não procura ativar os anticorpos mas sim as chamadas células citotóxicas, que têm a capacidade de destruir outras através de substâncias nocivas que libertam.

“Se tiver sucesso, esta vacina terá um espetro de proteção muito largo”, disse. “Protegerá do CoV2 atual, mas também de uma variante do CoV2 que ressurgirá de forma sazonal, como o vírus da gripe” e outros coronavírus, alguns ainda desconhecidos, notou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …