Viriato, o primeiro transporte público não tripulado do país, chegou para conquistar Viseu

(dr)

Viriato, o primeiro transporte público não tripulado do país chega em 2019 a Viseu

Elétrico, silencioso e não poluente, o Viriato é o primeiro veículo autónomo a circular em Portugal. Com nome de guerreiro lusitano, vai conquistar Viseu no início do próximo ano e substituir o já conhecido Funicular da cidade.

Chama-se Viriato e, como escreve o Expresso, tem nome de guerreiro lusitano e quer conquistar a cidade de Viseu já no início do próximo ano. Totalmente elétrico, silencioso e não poluente, este transporte público não tripulado será o primeiro em Portugal.

O veículo foi apresentado, esta quarta-feira, na Portugal Smart Cities Summit, evento que está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa.

De acordo com o semanário, este transporte público, com nove metros e 24 lugares, foi desenvolvido pela TULAlabs, tecnológica portuguesa de Coimbra, e o motor, de 60 kw, é da responsabilidade da Siemens.

Apesar de ser autónomo, tem um sensor na parte frontal que o faz parar caso esteja demasiado próximo de um obstáculo. Tem autonomia para 60 km e pode andar até a 40 km/h, permitindo poupar 80 mil euros por ano.

Vai funcionar 24 horas por dia e todos os dias da semana, fazendo a ligação entre a Cava de Viriato e o centro histórico, substituindo o atual Funicular que, “como provoca ruído, não pode circular à noite”, explica o autarca de Viseu, António Almeida Henriques.

Durante a apresentação, o Presidente da Câmara afirmou que o Viriato vai tornar Viseu “a primeira cidade portuguesa a dispor de um transporte coletivo de passageiros autónomo”, acrescentando que vai também “alargar a oferta de transportes, diminuir a pegada ecológica e reduzir os custos suportados pelo município”.

O autarca, que também é presidente do Conselho Estratégico do Portugal Smart Cities Summit, considera que a “utilização da tecnologia em prol dos cidadãos melhora não só a qualidade de vida dos munícipes como a própria democracia”, cita o Observador.

Além do Viriato, a cidade está a apostar em soluções inovadoras para o tratamento de água da AIGA Concept, com vista à otimização dos processos e redução dos custos.

Dinâmicas que, segundo o autarca, tornam as cidades mais competitivas e permitem ao interior “ganhar competitividade e atratividade para pessoas e empresas” e “melhorar a qualidade de vida que se repercute na felicidade dos cidadãos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …