Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália.
De acordo com o Observador, que cita a Euronews, já está a ser preparado um estudo aos seus habitantes da vila, que fica a pouco mais de 50 quilómetros de distância de Milão, para tentar compreender se têm alguns anticorpos específicos.
“Achamos que um estudo aprofundado pode ser útil e pode vir a validar um método”, explicou ao Il Giorno o presidente da Câmara, Giovanni Fassina.
“Pedimos aos cidadãos que estão interessados [em participar] que o dissessem e só numa manhã tivemos logo 150 inscritos, alguns eram famílias inteiras. Isso significa que as mil amostras de que o estudo necessita para ser válido em termos estatísticos e científicos é alcançável”, acrescentou.
O plano para recolha de amostras de sangue já foi desenvolvido, fornecendo assim dados para o estudo. Falta o sinal verde da região da Lombardia para avançar. O Regione informou que, caso avance, os residentes farão a recolha de sangue num laboratório numa cidade vizinha, Sannazzaro de Burgundi.
A não existência de casos de infeção na vila pode se dever também ao facto de a população manter-se “extremamente fiel ao respeito pelas ordens de proteção da saúde pública”, acrescentou Fassina.
O Il Giorno notou que na Lombardia há 18 municípios onde ainda não se registaram casos.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Irão a uma cidade vizinha apanhar o vírus e vai ficar tudo esclarecido de um momento para o outro!
…falta saber se todos os 1000 habitantes foram testados e deram negativo ou se simplesmente não apresentam sintomas, a grande maioria dos casos de COVID-19 não apresentam sintomas (assintomáticos) e como não são testados não aparecem nas sondagens, apenas nas comunidades onde todos, ou quase todos, os habitantes são testados estes números surgem (exemplo Vó – Italia)