/

Os verdadeiros Vikings não se vestiam como nós pensamos

Christie's, LotFinder / Wikimedia

Vikings a Caminho de Terra, aguarela de Frank Dicksee (1853–1928)

Os Vikings não se vestiam como Hollywood nos levou a pensar. As suas roupas eram bastante mais simples e focavam-se principalmente na durabilidade.

Séries e filmes popularizaram os Vikings como bruta-montes e guerreiros ferozes, mas a verdade é que a maioria deles eram agricultores da Idade Média que usavam roupas simples e duráveis, explica Ulla Mannering, arqueólogo do Museu Nacional da Dinamarca.

Mesmo aqueles que se aventuravam nas pilhagens tinham uma aparência mais banal do que aquela que nos é sugerida pela indústria do entretenimento.

“Não acho que a era Viking ou a pré-história em si fossem particularmente sofisticadas”, diz Mannering, citado pela Discover Magazine. “Provavelmente não iria satisfazer os nossos olhos modernos”.

As roupas dos Vikings provavelmente envolviam formas básicas e eram compostas principalmente por linho e lã. A indumentária tinha um aspeto muito mais “grosseiro”, com as roupas a serem feitas para durar e não propriamente para serem apelativas.

Hollywood também erra ao incluir roupas inteiramente de seda. Este era um material caríssimo, importado de destinos longínquos e dificilmente acessível aos nórdicos.

As mulheres, por sua vez, preferiam vestidos grossos e uma capa resistente. Relativamente ao calçado, os Vikings calçavam botas de couro.

Os Vikings usavam peles altamente trabalhadas, apesar do estereótipo de que usavam peças de animais inacabadas. Na realidades, estes escandinavos aplicavam um excelente artesanato nos seus casacos e capas.

“Há um conflito de visuais porque temos a ideia de que, se você for um viking durão, parecerá ainda mais forte com uma pele por cima dos ombros”, diz Mannering. “Mas os Vikings, com a capacidade de usar uma roupa de pele real, nunca teriam uma peça feita por metade como essa”.

As cores usadas pelos Vikings são uma incógnita. Já foram encontradas evidências de tintas vermelhas, azuis e amarelas, mas que podiam ser usadas para fazer a cor verde.

Mais uma vez contrariando o estereotipo, os Vikings eram um povo higiénico. Arqueólogos já encontraram artefactos como escovas, lâminas, pinças e uma espécie de cotonetes para tirar a cera dos ouvidos. Os vikings também inventaram uma forma inicial de champô.

Imprecisões históricas são comuns na cultura pop. Seja em “Vikings” ou em “The Last Kingdom”, muito provavelmente já ouviu a personagem principal gritar “shield wall!” [parede de escudos] à medida que os soldados entravam numa formação ombro a ombro, segurando os seus escudos de modo a que estes se encostem e sobreponham.

A verdade é que as séries nos mentiram. Os vikings não usavam paredes de escudos em combate. Um escudo viking típico era relativamente pequeno e leve, sendo usado como uma arma ativa.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.