Os verdadeiros Vikings não se vestiam como nós pensamos

Christie's, LotFinder / Wikimedia

Vikings a Caminho de Terra, aguarela de Frank Dicksee (1853–1928)

Os Vikings não se vestiam como Hollywood nos levou a pensar. As suas roupas eram bastante mais simples e focavam-se principalmente na durabilidade.

Séries e filmes popularizaram os Vikings como bruta-montes e guerreiros ferozes, mas a verdade é que a maioria deles eram agricultores da Idade Média que usavam roupas simples e duráveis, explica Ulla Mannering, arqueólogo do Museu Nacional da Dinamarca.

Mesmo aqueles que se aventuravam nas pilhagens tinham uma aparência mais banal do que aquela que nos é sugerida pela indústria do entretenimento.

“Não acho que a era Viking ou a pré-história em si fossem particularmente sofisticadas”, diz Mannering, citado pela Discover Magazine. “Provavelmente não iria satisfazer os nossos olhos modernos”.

As roupas dos Vikings provavelmente envolviam formas básicas e eram compostas principalmente por linho e lã. A indumentária tinha um aspeto muito mais “grosseiro”, com as roupas a serem feitas para durar e não propriamente para serem apelativas.

Hollywood também erra ao incluir roupas inteiramente de seda. Este era um material caríssimo, importado de destinos longínquos e dificilmente acessível aos nórdicos.

As mulheres, por sua vez, preferiam vestidos grossos e uma capa resistente. Relativamente ao calçado, os Vikings calçavam botas de couro.

Os Vikings usavam peles altamente trabalhadas, apesar do estereótipo de que usavam peças de animais inacabadas. Na realidades, estes escandinavos aplicavam um excelente artesanato nos seus casacos e capas.

“Há um conflito de visuais porque temos a ideia de que, se você for um viking durão, parecerá ainda mais forte com uma pele por cima dos ombros”, diz Mannering. “Mas os Vikings, com a capacidade de usar uma roupa de pele real, nunca teriam uma peça feita por metade como essa”.

As cores usadas pelos Vikings são uma incógnita. Já foram encontradas evidências de tintas vermelhas, azuis e amarelas, mas que podiam ser usadas para fazer a cor verde.

Mais uma vez contrariando o estereotipo, os Vikings eram um povo higiénico. Arqueólogos já encontraram artefactos como escovas, lâminas, pinças e uma espécie de cotonetes para tirar a cera dos ouvidos. Os vikings também inventaram uma forma inicial de champô.

Imprecisões históricas são comuns na cultura pop. Seja em “Vikings” ou em “The Last Kingdom”, muito provavelmente já ouviu a personagem principal gritar “shield wall!” [parede de escudos] à medida que os soldados entravam numa formação ombro a ombro, segurando os seus escudos de modo a que estes se encostem e sobreponham.

A verdade é que as séries nos mentiram. Os vikings não usavam paredes de escudos em combate. Um escudo viking típico era relativamente pequeno e leve, sendo usado como uma arma ativa.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …