Os verdadeiros Vikings não se vestiam como nós pensamos

Christie's, LotFinder / Wikimedia

Vikings a Caminho de Terra, aguarela de Frank Dicksee (1853–1928)

Os Vikings não se vestiam como Hollywood nos levou a pensar. As suas roupas eram bastante mais simples e focavam-se principalmente na durabilidade.

Séries e filmes popularizaram os Vikings como bruta-montes e guerreiros ferozes, mas a verdade é que a maioria deles eram agricultores da Idade Média que usavam roupas simples e duráveis, explica Ulla Mannering, arqueólogo do Museu Nacional da Dinamarca.

Mesmo aqueles que se aventuravam nas pilhagens tinham uma aparência mais banal do que aquela que nos é sugerida pela indústria do entretenimento.

“Não acho que a era Viking ou a pré-história em si fossem particularmente sofisticadas”, diz Mannering, citado pela Discover Magazine. “Provavelmente não iria satisfazer os nossos olhos modernos”.

As roupas dos Vikings provavelmente envolviam formas básicas e eram compostas principalmente por linho e lã. A indumentária tinha um aspeto muito mais “grosseiro”, com as roupas a serem feitas para durar e não propriamente para serem apelativas.

Hollywood também erra ao incluir roupas inteiramente de seda. Este era um material caríssimo, importado de destinos longínquos e dificilmente acessível aos nórdicos.

As mulheres, por sua vez, preferiam vestidos grossos e uma capa resistente. Relativamente ao calçado, os Vikings calçavam botas de couro.

Os Vikings usavam peles altamente trabalhadas, apesar do estereótipo de que usavam peças de animais inacabadas. Na realidades, estes escandinavos aplicavam um excelente artesanato nos seus casacos e capas.

“Há um conflito de visuais porque temos a ideia de que, se você for um viking durão, parecerá ainda mais forte com uma pele por cima dos ombros”, diz Mannering. “Mas os Vikings, com a capacidade de usar uma roupa de pele real, nunca teriam uma peça feita por metade como essa”.

As cores usadas pelos Vikings são uma incógnita. Já foram encontradas evidências de tintas vermelhas, azuis e amarelas, mas que podiam ser usadas para fazer a cor verde.

Mais uma vez contrariando o estereotipo, os Vikings eram um povo higiénico. Arqueólogos já encontraram artefactos como escovas, lâminas, pinças e uma espécie de cotonetes para tirar a cera dos ouvidos. Os vikings também inventaram uma forma inicial de champô.

Imprecisões históricas são comuns na cultura pop. Seja em “Vikings” ou em “The Last Kingdom”, muito provavelmente já ouviu a personagem principal gritar “shield wall!” [parede de escudos] à medida que os soldados entravam numa formação ombro a ombro, segurando os seus escudos de modo a que estes se encostem e sobreponham.

A verdade é que as séries nos mentiram. Os vikings não usavam paredes de escudos em combate. Um escudo viking típico era relativamente pequeno e leve, sendo usado como uma arma ativa.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …