Luís Filipe Vieira. “A minha sucessão tem de ser preparada”

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica reafirmou, esta quinta-feira, que, se ganhar as eleições agendadas para o final do mês, será o seu último mandato e admitiu que a saída da Liga dos Campeões foi um rombo a nível financeiro.

Numa entrevista à SIC, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, explicou que, se for eleito a 30 de outubro, os quatro anos seguintes servirão para preparar a sua sucessão.

“Será o meu último mandato. Tenho 71 anos, quando acabar vou ter 75 ou 76. Praticamente não tive férias neste tempo no Benfica. Não está ao alcance de qualquer um recuperar um clube destes em 20 anos. É, efetivamente, o meu último”, reafirmou.

“Não vale a pena enganar ninguém. Terá de ser preparada a minha sucessão. Se terminar agora, é mau para o Benfica. O meu sucessor tem de ser preparado para me suceder porque isto precisa de continuidade.”

“Vai custar muito, mas é uma decisão bem pensada e amadurecida com a minha mulher e filhos. Mas o Benfica ainda precisa de mim, porque o que vem pela frente não é fácil. Se não fosse isso, se calhar podia ser agora”, revela.

Relativamente aos objetivos traçados para esta época, o dirigente encarnado admitiu que a saída da Liga dos Campeões foi uma desilusão, mas que espera agora uma boa prestação na Liga Europa.

“O Benfica é aquele que está mais preparado para enfrentar a crise, desde que não se prolongue por muito tempo, se não seremos mais um. Agora, efetivamente, não irmos à Liga dos Campeões é uma martelada bastante grande. Mas o Benfica fez agora uma boa venda [Rúben Dias]”, recorda.

“Vamos tentar ser um sério candidato à Liga Europa para recuperarmos, e sendo campeões somos capazes de recuperar uns milhões de euros. E esse é o objetivo”, declarou Vieira.

Sobre as ambições em território nacional, o presidente não esquece o objetivo de “repetir um tetra”, até porque, neste momento, o Benfica tem uma equipa e um treinador muito fortes.

“Efetivamente queremos repetir um tetra. O Benfica tem equipa muito forte, treinador também, o Jorge Jesus veio dar outra dimensão ao que é pretendido. Foi a melhor década de sempre das modalidades, melhor em termos financeiros, no futebol é a segunda melhor de sempre. Vou concentrar-me muito só na vertente desportiva.”

Questionado sobre a possibilidade de haver debates com os outros candidatos, Vieira considerou que “os debates são ruído” e “não vão esclarecer ninguém”.

“O Benfica precisa de estar unido e não desunido. Os debates são ruído, não vão esclarecer ninguém. As pessoas devem fazer como eu, apresentar propostas junto dos benfiquistas e estes decidem. O debate não vai ser esclarecedor para ninguém. O Benfica não se pode expor dessa maneira para dar trunfos aos concorrentes e ser badalado de forma negativa. O debate é ruído e não quero entrar em ruídos”, afirmou.

Sobre o facto de ser arguido na Operação Lex, o dirigente das águias disse estar de “consciência completamente tranquila” e reafirmou que “a justiça não se faz nos jornais e nas televisões”.

“O que se está a passar comigo, que deve ser alguma perseguição de alguém que não sei quem é, mas quando se fala da minha vida particular e dos processos em tribunal que não sei quais são – o Lex é individual – a seu tempo toda a gente saberá. Acho que as pessoas bem formadas e com boas intenções já perceberam o que se sucedeu ou por onde me querem encaminhar. De certeza que no local certo saber-me-ei defender e acredito muito na justiça”, declarou.

Além do atual presidente encarnado e do já anunciado candidato João Noronha Lopes, também Bruno Costa Carvalho e Rui Gomes da Silva já manifestaram a intenção de se candidatarem.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …