“Dia do Vieira cair da cadeira”. Presidente do Benfica vai explicar como o seu império lesou o Novo Banco

Luís Filipe Vieira é ouvido, nesta segunda-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do Novo Banco. O presidente do Benfica vai explicar como é que o seu império empresarial deixou dívidas de 181 milhões de euros, num dia em que há benfiquistas a pedirem a sua demissão.

Após ter adiado, uma primeira vez, a audição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aos grandes devedores do Novo Banco, alegando que tinha que ir a uma consulta médica, Vieira vai finalmente ser ouvido pelos deputados, a partir das 15 horas desta segunda-feira.

O momento está a servir para alguns benfiquistas descontentes convocarem uma manifestação para a entrada da Assembleia da República, em Lisboa, às 14:30 horas, para pedir a Vieira que se demita do cargo de presidente do Benfica.

“Manifestação pelo Benfica: Rua Vieira” é o mote deste protesto numa altura em que o Benfica está completamente arredado da luta pelo título nacional, posicionado no terceiro lugar do campeonato, e arriscando falhar o apuramento directo para a Liga dos Campeões.

Os organizadores do protesto frisam que é “um dia importante” para “mostrar a contestação e pedir a demissão de Vieira“. “Vamos abdicar de Vieirices no nosso Benfica”, apontam.

A hashtag #AbdicaVieira está a dominar as tendências do dia no Twitter e há quem saliente que “hoje é dia do Vieira cair da cadeira”.

Entre os apelos à demissão, outros utilizadores pedem ao dirigente que respeite “a história e valores do clube”.

https://twitter.com/Glorioso_1904/status/1391649945741111297

“Mais Benfica, menos Vieira”, salientam outros utilizadores do Twitter, notando que “é a salvação do clube que está em causa” e acusando o presidente do Benfica de estar “a manchar o bom nome” do clube.

“Cada dia que passa é mais um dia em direcção ao abismo, não se pode ter um presidente só preocupado em defender a trapalhada e vigarice dos seus negócios“, aponta outro utilizador do Twitter, realçando que “o Benfica está acima de interesses pessoais, e de quem deixou de servir o clube para se servir dele”.

Perante os deputados, Vieira deverá dar explicações sobre o “buraco” que a sua sociedade imobiliária, a Promovalor, deixou no Novo Banco e que é da ordem dos 181 milhões de euros, segundo o Correio da Manhã (CM).

Já ouvido na CPI, o ex-vice-presidente de Vieira no Benfica, Nuno Gaioso Ribeiro, revelou aos deputados que essa dívida totaliza 219,7 milhões de euros.

Gaioso Ribeiro foi ouvido na qualidade de gestor do Fundo Capital Criativo que ficou com os créditos da Promovalor ao Novo Banco no âmbito de uma reestruturação da dívida que foi feita em Novembro de 2017, logo após a venda da instituição ao fundo norte-americano Lone Star.

Na prática, o Novo Banco passou a “sócio das empresas de Vieira”, como sublinhou a deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, na audição a Gaioso Ribeiro, uma vez que o tal Fundo Capital Criativo é detido, maioritariamente, pela instituição bancária.

Note-se ainda que Gaioso Ribeiro também é presidente da empresa C2 Capital Partners que ganhou o contrato de gestão do referido Fundo. O Novo Banco paga a essa empresa uma comissão superior a 500 mil euros por ano pela gestão do Fundo.

Na CPI, Vieira vai salientar que está a “pagar tudo pontualmente”, conforme realça o CM.

O jornal salienta que entre o património imobiliário da Promovalor está um hotel de luxo no Brasil, actualmente encerrado, o “melhor prédio de Maputo”, em Moçambique, com 17 pisos, e um conjunto de terrenos na Andaluzia espanhola com grande potencial para a prática do golfe.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não tem mal! O povo é anjinho e não se importa de comer menos refeições desde que a massa vá para o glorioso [pensa o anjinho]! Seria igual se fosse para o invicto ou o conquistador, ou outro qualquer.

  2. Um império montado na catedral com várias ramificações e pago por todos, gostem ou não do vermelho! Grande democracia que estamos a viver!

  3. Será que não querem pagar as minhas contas também? Dessa forma qualquer um de nós é rico. Com o dinheiro de todos …

  4. O enriquecimento nao tem nada ver com povo.Problema esta nas leis, na aplicacao da justica, na concentracao excessiva de poderes chave na capital….se comem todos na mesma mesa e discutem a leis, os emprestimos e os beneficios…esta tudo dito…. politicos, empresarios, banqueiros, etc, estao a comermos o nosso suor a muito muito tempo. Grave problema esta no pos 25 abril nao haver mudancas e alteracoes e reformas nas leis….ficou tudo na mesma…hoje roubar e ficar com dinheiro do estado da 5 anos de prisao… e nada mais….algumas figuras publicas e de cargos importantes acham que e medida excessiva….estao a brincar ou rir-se da nossa cara… mas que justica maior do que devolucao dos recursos que robou ao estado ou entidade ou organismo que robou, desviou…andam a enganar quem????
    Caso do BPN ouvi reportangem que muitos dos altos cargos faziam pressao ao diretor geral que era babaca, precionavam dizendo que eram tudo bons negocios para banco, o homem acinava, nao tinha capacidade para estar em diretor geral nem ver os perigos…essa mafia distribuiu o dinheiro ficou com ele e agora como recuperar….quase todos os benficiarios e ladroes propositados foram os politicos e empresarios da altura e da capital… o estado tem injetado milhoes e mais milhoes mas presos quase nada….porque foram politicos e estagar a imagem dos politicos pagamos nos….onde anda a justica????a brincar e a comer a mesa ou juizos nao teem capacidade para tamanha anormalidade…entao digam que nao podem ou poderes judiciais teem de mudar…. e que conseguencias caiam sempre deixarem impunes e governo acarretar com consequencia e em ultima analise o povo a pagar factura destes espertalhoes de meia tigela.

RESPONDER

PAN e o Livre juntam-se ao PS em coligação inédita à Câmara de Cascais

Numa aposta inédita, o PAN e o Livre juntaram-se à candidatura de Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia e candidato do PS à Câmara de Cascais, para tentar recuperar uma autarquia liderada pelo PSD/CDS há …

Reino Unido adia desconfinamento por um mês

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou que o desconfinamento no Reino Unido vai ser adiado de 21 de junho para 21 de julho. No Reino Unido, o desconfinamento vai ser …

Costa responde a Marcelo: "Ninguém pode garantir" que não voltamos atrás

Esta segunda-feira, António Costa disse que "ninguém" pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás no desconfinamento. Nem mesmo o Presidente da República. Questionado pelos jornalistas sobre a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre …

Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno …

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …