/

Luís Filipe Vieira e acionista do Benfica têm negócio conjunto no imobiliário

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, tem um novo projeto imobiliário em parceria com o maior acionista individual da Benfica SAD, José António dos Santos.

Em 2017, Luís Filipe Vieira iniciou uma nova parceria com o empresário que é atualmente o maior acionista individual da Benfica SAD, José António dos Santos, apesar de terem sido os investimentos no imobiliário a levaram o atual presidente do Benfica a acumular uma dívida de 400 milhões de euros quando o BES caiu.

Este sábado, o Expresso avança que essa parceria se materializou em duas empresas que têm estado fora do radar: os relatórios e contas do Benfica ligam Vieira às empresas Promovalor, Verdelago e Imosteps, mas omitem a sociedade Sul Crescente e a Palpites e Teorias.

Ao semanário, José António dos Santos esclareceu que a Palpites e Teorias está ligada a “uma zona grande comercial e de habitação em Lisboa”, enquanto que “a Sul Crescente é uma imobiliária que se destina à terceira idade, situada no Algarve”.

A primeira tem um projeto aliciante, denominado Malha 8, que é um misto de habitação, comércio e escritórios na Alta de Lisboa, com uma área de construção potencial de quase 17 mil metros quadrados. Este projeto poderá render vários milhões de euros aos promotores, num momento de forte valorização dos imóveis em Lisboa, podendo gerar uma faturação em torno dos 50 milhões de euros.

A Palpites e Teorias é detida em partes iguais por três sócios: José António dos Santos, Sara Vieira (filha do presidente do Benfica) e Elisa Severino. A Sul Crescente é também dividida em três: Maria Gomes dos Santos (mulher do presidente da Valouro), Elisa Severino e Luís Filipe Vieira.

Tanto o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, como o maior acionista individual da SAD, José António dos Santos, garantiram ao semanário que não são sócios em mais nenhuma empresa.

Sobre um eventual conflito de interesses, Vieira disse ao Expresso que não vê “nenhum conflito de interesses, mas certamente as entidades reguladoras competentes saberão responder e determinarão os termos legais em que a operação pode decorrer”.

O Benfica lançou uma OPA sobre a SAD e José António dos Santos pode ser o maior beneficiário da ação, ao encaixar 14,6 milhões de euros. Apesar do lucro que poderá obter com a OPA, o presidente do grupo Valouro garantiu que não vende.

Até estou disponível para comprar mais [ações]. Enquanto estiver presente esta administração do Benfica, não vendo. Confio muito nesta direção”, garantiu ao Expresso.

O desfecho da OPA está agora nas mãos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que tem estado a analisar a operação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.