Dez minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2

A nossa presença no universo digital é responsável por 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Hábitos muito banais no nosso dia têm um impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa. Atividades que nunca relacionaríamos com a degradação do ambiente, como, por exemplo, ver um vídeo no YouTube, provam-nos que o mundo da tecnologia tem, afinal, consequências ambientais.

De acordo com a Renascença, 10 minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2; um ano de Facebook, 269 gramas por utilizador; e o uso do Gmail produz mais de um quilo de dióxido de carbono, por utilizador, por ano.

Embora estes números não sejam significativos, devemos ter em conta que o mundo tem 7,6 biliões de habitantes, e desses, 55% tem acesso a tecnologia. Como esta percentagem tem tendência para aumentar no futuro, as emissões de CO2 com origem nas pesquisas da Internet vão, consequentemente, aumentar também.

Atualmente, de acordo com a rádio, 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa são da responsabilidade dos centros de dados das plataformas digitais, que são supercomputadores que precisam de eletricidade (gerada a partir de fontes de energia fóssil) e de muita energia elétrica para arrefecer.

O site da Google, por exemplo, gera cerca de cinco mil milhões de pesquisas por dia. Por sua vez, 1GB de informação corresponde a 13kWh ou sete quilos de dióxido de carbono emitidos para a atmosfera. Esta é exatamente a mesma pegada ecológica da aviação.

Já o Facebook, que tem as suas centrais no norte da Suécia, poupa na fatura do arrefecimento graças ao clima mais fresco do país.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …