///

Dez minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2

2

A nossa presença no universo digital é responsável por 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Hábitos muito banais no nosso dia têm um impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa. Atividades que nunca relacionaríamos com a degradação do ambiente, como, por exemplo, ver um vídeo no YouTube, provam-nos que o mundo da tecnologia tem, afinal, consequências ambientais.

De acordo com a Renascença, 10 minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2; um ano de Facebook, 269 gramas por utilizador; e o uso do Gmail produz mais de um quilo de dióxido de carbono, por utilizador, por ano.

Embora estes números não sejam significativos, devemos ter em conta que o mundo tem 7,6 biliões de habitantes, e desses, 55% tem acesso a tecnologia. Como esta percentagem tem tendência para aumentar no futuro, as emissões de CO2 com origem nas pesquisas da Internet vão, consequentemente, aumentar também.

Atualmente, de acordo com a rádio, 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa são da responsabilidade dos centros de dados das plataformas digitais, que são supercomputadores que precisam de eletricidade (gerada a partir de fontes de energia fóssil) e de muita energia elétrica para arrefecer.

O site da Google, por exemplo, gera cerca de cinco mil milhões de pesquisas por dia. Por sua vez, 1GB de informação corresponde a 13kWh ou sete quilos de dióxido de carbono emitidos para a atmosfera. Esta é exatamente a mesma pegada ecológica da aviação.

Já o Facebook, que tem as suas centrais no norte da Suécia, poupa na fatura do arrefecimento graças ao clima mais fresco do país.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.