Dez minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2

A nossa presença no universo digital é responsável por 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Hábitos muito banais no nosso dia têm um impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa. Atividades que nunca relacionaríamos com a degradação do ambiente, como, por exemplo, ver um vídeo no YouTube, provam-nos que o mundo da tecnologia tem, afinal, consequências ambientais.

De acordo com a Renascença, 10 minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2; um ano de Facebook, 269 gramas por utilizador; e o uso do Gmail produz mais de um quilo de dióxido de carbono, por utilizador, por ano.

Embora estes números não sejam significativos, devemos ter em conta que o mundo tem 7,6 biliões de habitantes, e desses, 55% tem acesso a tecnologia. Como esta percentagem tem tendência para aumentar no futuro, as emissões de CO2 com origem nas pesquisas da Internet vão, consequentemente, aumentar também.

Atualmente, de acordo com a rádio, 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa são da responsabilidade dos centros de dados das plataformas digitais, que são supercomputadores que precisam de eletricidade (gerada a partir de fontes de energia fóssil) e de muita energia elétrica para arrefecer.

O site da Google, por exemplo, gera cerca de cinco mil milhões de pesquisas por dia. Por sua vez, 1GB de informação corresponde a 13kWh ou sete quilos de dióxido de carbono emitidos para a atmosfera. Esta é exatamente a mesma pegada ecológica da aviação.

Já o Facebook, que tem as suas centrais no norte da Suécia, poupa na fatura do arrefecimento graças ao clima mais fresco do país.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"O Sistema vai-me matar". Carta partilhada por Jair Bolsonaro confunde analistas

O presidente do Brasil Jair Bolsonaro partilhou na sexta-feira uma carta no WhatsApp que fala da ingovernabilidade do país e que está a ser interpretada como aceno à radicalização, ameaça de renúncia ou distração relativamente …

O último episódio de A Guerra dos Tronos pode ter arruinado a produtividade de milhares de empresas

O último episódio de A Guerra dos Tronos, transmitido na madrugada deste domingo, pode ter impactado a produtividade laboral de milhares de empresas. Quase 30 milhões de norte-americanos admitiram alterar a sua rotina laboral para …

Turismo nos cemitérios do Porto vira moda. E as visitas nocturnas são as mais procuradas

Os dois cemitérios municipais do Porto, incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios, mais do que duplicaram o número de visitantes nos últimos quatro anos. Os portugueses e os brasileiros são quem mais adere à moda …

Matteo Salvini: "Levaremos a política anti-imigrantes a toda a UE. Não entrará mais nenhum"

Uma manifestação convocada pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, reuniu no sábado, em Milão, a maioria dos partidos de extrema-direita europeus que pretendem tornar-se na terceira força política no Parlamento Europeu. Houve discursos contra a …

Presidente ucraniano dissolve Parlamento durante o discurso de investidura

O novo presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou esta segunda-feira a dissolução do Parlamento, durante o discurso de investidura, antecipando as eleições legislativas. “Eu dissolvo o Parlamento”, declarou o novo chefe de Estado perante os deputados …

Suécia vai pedir a detenção de Julian Assange

A procuradoria sueca anunciou esta segunda-feira que vai emitir uma ordem de detenção de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se encontra preso no Reino Unido. “Eu vou emitir uma ordem de captura europeia”, disse a …

Governo acelera pedidos de pensões antecipadas

Trinta dias depois da Segurança Social comunicar o valor da pensão, esta será imediatamente deferida, sem que seja necessário o beneficiário dar resposta. Tipicamente, a Segurança Social enviava aos requerentes de pensões antecipadas um documento com …

Taxa turística já rende 30 milhões às câmaras

A taxa municipal turística rendeu já às autarquias que introduziram a medida 29,3 milhões de euros no ano passado, mais 56% do que em 2017, quando foram cobrados apenas 18,8 milhões. A experiência arrancou com um …

Médico de família para todos até ao final do próximo ano "é a prioridade"

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, disse que a prioridade é garantir médico de família a todos os cidadãos até ao final do próximo ano. Atualmente há mais de 700 mil pessoas sem …

Criança morreu em bagageira de carro após acidente no fim da festa do Benfica

Uma menina de 10 anos morreu e um adolescente de 13 anos ficou gravemente ferido após um acidente em Cascais. As duas vítimas estavam na bagageira de uma viatura por falta de espaço nos lugares …