/

Vídeo deixa Trump furioso. Macron, Trudeau e Johnson apanhados a criticar Presidente dos EUA

1

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou esta quarta-feira o primeiro-ministro canadiano de “ter duas caras”, depois de Justin Trudeau ter sido apanhado por microfones de uma televisão a criticar o Presidente norte-americano, junto de outros líderes, no início de uma cimeira da NATO.

Uma estação televisiva canadiana captou o som de uma conversa informal de Justin Trudeau com outros líderes — incluindo o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson — em que o primeiro-ministro do Canadá criticava a duração “muito longa” da conferência de Imprensa de Trump no arranque da cimeira, durante uma receção.

Tal como observa o Expresso, o nome do Presidente norte-americano não é mencionado na conversa uma única vez. Ainda assim, os média internacionais, incluindo a agência Reuters, dão como certo que a conversa visava Trump e a sua conferência.

Após ter tido conhecimento deste episódio, Trump comentou aos jornalistas que Justin Trudeau é um hipócrita, “tem duas caras, é bom tipo… mas é assim que ele é”. O Presidente dos Estados Unidos continuou a atacar Trudeau, dizendo que o canadiano “não ficou muito contente” por lhe ter lembrado que o seu país deveria contribuir mais para a NATO, dedicando 2% do seu PIB a Defesa.

Após a polémica, o Presidente norte-americano cancelou a sua conferência de imprensa no final da cimeira, que termina esta quarta-feira em Londres.

Na conversa entre líderes que provocou este episódio, durante uma receção oferecida pela rainha de Isabel II aos líderes dos 29 países da NATO, pode ouvir-se Trudeau dizer que os próprios assessores de Trump ficaram “de queixo caído”, quando perceberam que ao final de “mais de 40 minutos” o Presidente norte-americano ainda não tinha terminado a sua conferência de Imprensa.

Trudeau e Johnson desvalorizam situação

Trudeau desvalorizou o vídeo em causa, sublinhando que teve um “ótimo” encontro com Trump na véspera. “A noite passada fiz uma referência ao facto de ter havido uma conferência de imprensa não prevista antes do meu encontro com o Presidente Trump”.

“Não me importei nada de participar, mas foi certamente digno de nota”, disse o canadiano, citado pelo jornal Público.

“Ficámos todos surpreendidos e penso que agradados com o anúncio de que o próximo G7 vai ser em Camp David, penso que foi um anúncio que não estava previsto (…) Penso que todos os líderes têm equipas que ficam de queixo caído de vez em quando com surpresas”, disse, acrescentando: “Como este vídeo”.

Também o primeiro-ministro britânico desvalorizou o vídeo, considerando a polémica um “disparate” e reafirmando o papel “precioso” dos Estados Unidos na NATO.

“Os EUA são o fiador, um grande contribuinte da NATO, há 70 anos que têm sido um pilar de estabilidade para a nossa segurança coletiva”, afirmou, lembrando a solidariedade demonstrada com o Reino Unido no ano passado, quando expulsou diplomatas russos em retaliação pelo ataque químico contra um antigo agente secreto, Sergei Skripal.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Ainda se estivessem a comentar as cambalhotas com chuvas douradas que o Trump andou a fazer na Rússia ainda era como o outro. Agora isto?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.