Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

Conrad Gowell / Courtesy of Columbia Riverkeeper

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius.

De acordo com o jornal The Guardian, os salmões do rio Columbia, na América do Norte, foram recentemente expostos a temperaturas insuportáveis, o que lhes provocou feridas e infeções fúngicas.

No vídeo, divulgado esta terça-feira pela organização sem fins lucrativos Columbia Riverkeeper, pode ver-se um grupo de salmões vermelhos a nadar com ferimentos no corpo, que a associação diz serem resultado do stress e do sobreaquecimento.



Os salmões estavam a nadar rio acima, vindos do oceano, para regressar às suas áreas de desova, quando inesperadamente mudaram a sua rota, explicou Brett VandenHeuvel, diretor executivo da Columbia Riverkeeper. Segundo este responsável, foi a forma encontrada para “escapar de um prédio em chamas”.

A organização gravou o vídeo depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico, num dia em que as temperaturas da água atingiram os 21 graus Celsius, uma temperatura que pode ser letal para estes peixes se forem expostos a ela durante longos períodos.

VandenHeuvel comparou a situação a alguém a tentar correr uma maratona com temperaturas acima dos 38 graus. “A diferença é que isto não é um passatempo para os salmões. Eles não têm escolha. Ou conseguem sobreviver ou morrem”, declarou.

 

Segundo o jornal britânico, os salmões que aparecem no vídeo não serão capazes de se reproduzir no afluente e morrerão, provavelmente, de doença e stress provocados pelo calor.

“É desolador ver animais a morrer de forma tão pouco natural. E pior, pensar na causa dessa morte. Este é um problema causado pelo ser humano e faz-me realmente pensar no futuro”, lamentou VandenHeuvel.

“Vejo isto como uma visão profundamente triste do nosso futuro. Mas também o vejo como um apelo para agir. Há medidas que podemos tomar para salvar o salmão, para arrefecer os nossos rios. Se este vídeo não inspira uma reflexão séria, não sei o que o fará.”

Este é mais um exemplo da tragédia causada pela recente onda de calor na América do Norte, que matou centenas de pessoas nos Estados Unidos e no Canadá e terá causado também a morte de mais de mil milhões de animais marinhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …