Cientista capta vídeo raro de uma “ménage à trois” de 30 minutos entre tardígrados

James Weiss

O vídeo mostra dois tardígrados macho a perseguir e acasalar com uma fêmea para fertilizar os seus óvulos.

Um vídeo captado pelo cientista James Weiss captou um momento raro entre três tardígrados.

Weiss, que é especialista no uso de microscópios para estudar micróbios em ambientes aquáticos e cinegrafista do canal de YouTube Journey to the Microcosmos, conseguiu filmar uma ménage à trois de tardígrados que durou 30 minutos.

Os tardígrafos são criaturas microscópicas invertebradas que vivem na água. Têm o dom da sobrevivência, já que resistem a altos níveis de radiação, à pressão do fundo do mar e até ao vácuo, relata a Business Insider.

No entanto, um aspeto ainda pouco estudado da vida dos tardígrados é a sua reprodução. O primeiro estudo sobre os seus comportamentos sexuais foi publicado em 2016, mas as observações continuam limitadas.

Enquanto observava tardígrados, Weiss reparou inicialmente me dois mais pequenos que pareciam estar atraídos pela barriga de um outro maior. Isto era estranho, já que, tipicamente, os tardígrados não mostram um interesse especial em nada.

Mas mesmo passados 20 minutos, os dois tardígrados mais pequenos continuavam a espicaçar o mais com as suas bocas. Foi então que Weiss reparou que o tardígrado maior parecia ter óvulos por fertilizar, estando os dois machos a tentar chamar à atenção da fêmea para acasalar.

Os dois continuaram a esfregar-se na fêmea enquanto esta defecava, um hábito que Weiss acredita ser uma forma de atrair os machos, apesar de não ter certezas.

Para testar esta teoria, Weiss separou os casais espicaçando-os com um pêlo de gato no microscópio. Em cada caso, os machos voltaram a agarrar-se às fêmeas passados poucos minutos.

“Por isso acho que há algum tipo de sinal químico a acontecer e, bem, fazer cocó liberta muitos sinais para a água”, explica.

Depois de cerca de 30 minutos, a ménage à trois terminou quando um dos machos saiu. O outro macho ficou com a fêmea mais uma hora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.