/

Um vídeo de 1 milhão de euros pode acabar com a Rainha Letizia (entre rumores com amantes e álcool)

3

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

A rainha Letizia de Espanha

A Rainha Letizia de Espanha vive tempos difíceis, com rumores de infidelidade ao Rei Felipe VI. Mas agora há uma biografia não autorizada que avança novas e chocantes revelações.

A TVE, o canal público espanhol, terá na sua posse um vídeo comprometedor da Rainha Letizia de Espanha. Esta é uma das revelações que surge no livro “Letizia, uma biografia não autorizada”, do jornalista veterano Joaquín Abad.

A obra baseia-se em relatos de fontes do Palácio Real, nomeadamente nos testemunhos dos agentes de elite que tratam da segurança dos monarcas espanhóis, como refere o autor.

TVE comprou e fez “desaparecer” vídeo comprometedor para Letizia

Abad escreve que a TVE e fez “desaparecer” um vídeo que poderia ter um péssimo impacto na já manchada imagem pública da Rainha de Espanha. As imagens terão sido registadas em 1995, portanto, antes de Letizia se ter casado com o Rei de Espanha Felipe VI.

O vídeo terá sido filmado por um estudante mexicano e, nele, Letizia aparecerá a fazer duras críticas à monarquia espanhola e a defender a instauração de uma República no país, conforme escreve Abad no seu livro.

O jovem mexicano abordou a TVE para vender o vídeo pouco tempo antes de Letizia se casar com Felipe, garante ainda o jornalista.

O processo terá chegado às mãos de Alfredo Urdaci, um antigo chefe de Letizia quando a agora Rainha foi jornalista na TVE. Urdaci terá contactado o Palácio Real e terá recebido instruções para comprar o vídeo e fazê-lo “desaparecer”, assegura ainda a obra de Abad.

Terá custado cerca de um milhão de euros e pode ter sido pago com fundos públicos, uma vez que a TVE é do Estado, embora o livro não fale de onde veio o dinheiro.

Agora, o vídeo estará “guardado a sete chaves” e pode ser divulgado, a qualquer momento, por decisão superior – nomeadamente do Governo.

O livro de Abad ainda detalha alegadas ameaças de Letizia a Urdaci no passado, quando este se preparava para lançar um livro com segredos sobre a Rainha que poderia incluir pormenores do tal vídeo.

Urdaci acabou por ganhar um contrato multimilionário com um construtor ligado ao Partido Popular e já não publicou o livro.

Letizia a conduzir embriagada

Mas esta não é a única revelação da biografia não autorizada que, em Espanha, está a ser apresentada como “uma bomba contra a Rainha” – e, por inerência, contra a própria monarquia.

A obra também conta que Letizia terá conduzido embriagada enquanto era seguida por dois carros da segurança real, colocando a sua vida e a de outros condutores em risco.

“Um madrileno que conduzia pela A-6 para La Coruña observou um Mercedes-Benz negro e com os vidros traseiros escurecidos a fazer “esses”“, sendo visível que “o condutor não estava em condições”, escreve Abad, como cita a imprensa espanhola.

O condutor acabou por ultrapassar o veículo e “descobriu que era conduzido por Letizia”, acrescenta o jornalista na obra.

Não existem provas de que este episódio tenha ocorrido, mas a imprensa espanhola alega que o Rei Emérito Juan Carlos I tem na sua posse imagens de Letizia obtidas pelos serviços secretos espanhóis que poderão ajudar a credibilizar esta história.

Juan Carlos e Sofia não ficaram contentes quando Felipe lhes apresentou Letizia como a sua futura mulher – além de ser divorciada, era neta de um taxista e não tinha sangue azul.

Nessa altura, Juan Carlos mandou investigar a futura nora antes do casamento, mas o Centro Nacional de Inteligência (CNI espanhol manteve vigilância a todos os passos da Rainha nos anos seguintes.

Rainha terá tentado seduzir segurança

Outro dado polémico da biografia não autorizada refere-se à relação de Letizia com os seus seguranças masculinos. Abad refere que a Rainha terá tentado seduzir um dos agentes do corpo de segurança.

“Os seus seguranças masculinos evitam ir à sala preparada para fazer exercício [físico] quando a Rainha está no Palácio, porque, apesar de ser um local para empregados, Letizia vem para ser vista e isso deixa-os nervosos“, escreve Abad.

São alegações que prejudicam ainda mais a imagem da Rainha que tem sido abalada por rumores de infidelidade a Felipe, nomeadamente quanto a um alegado caso com o antigo cunhado, Jaime del Burgo.

Burgo esteve casado com Thelma Ortiz, irmã de Letizia, entre 2012 e 2016, e tem divulgado várias mensagens na rede social X, o antigo Twitter, sobre o alegado caso com a Rainha.

Em Dezembro de 2023, publicou uma fotografia da Rainha na casa de banho – uma selfie -, onde esta aparece com um lenço preto que Burgo lhe terá oferecido.

A foto terá sido enviada por Letizia ao suposto ex-amante a par da seguinte mensagem (que Burgo também divulgou no X): “Amor. Levo a tua pashmina. É como sentir-te ao meu lado. Cuida-me. Protege-me. Conto as horas para nos voltarmos a ver. Amar-te. Sair daqui. Tua.”

Entretanto, Jaime del Burgo está a preparar mais uma biografia sobre a Rainha que promete acrescentar muito burburinho a esta “novela” da vida real.

Letizia e Felipe “não trocaram nem um olhar”

Apesar de tudo o que se tem escrito, o Palácio Real mantém-se em silêncio.

E ainda nesta quarta-feira, Dia dos Namorados, Felipe e Letizia estiveram juntos num evento público em Barcelona. Mas, apesar da ocasião propícia ao romantismo, os Reis não trocaram nenhum gesto de carinho e sentia-se a tensão entre ambos.

Letizia apresentou-se muito elegante, com um fato preto de calça e casaco em tecido brocado que fez furor, mas parecia “abstraída e triste”, segundo a jornalista Pilar Eyre, especialista na Casa Real espanhola, citada pelo jornal online Vozpópuli.

“Um amigo meu comentou que nunca tinha visto um rosto tão triste numa pessoa”, salienta Pilar Eyre, apontando que Letizia “não sorriu em nenhum momento”.

“Em nenhum momento teve um gesto de cumplicidade com D. Felipe, não trocaram nem um olhar“, conclui a jornalista.

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.