Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta para o perigo da sua extinção.

O vídeo foi gravado em 2018, na floresta da Amazónia, no Estado brasileiro do Maranhão, por membros de outra tribo, os Guajajara, que vivem numa zona próxima àquela que é ocupada pelos Awá.

A organização não-governamental (ONG) Survival International teve acesso às imagens e resolveu divulgá-las como forma de alerta para o risco de extinção dos Awá, face à ameaça dos madeireiros.

Com pouco mais de um minuto, o vídeo mostra um jovem indígena Awá com colares no pescoço, numa área densa da floresta amazónica. Em 2012, esta tribo foi considerada a mais ameaçada pela Survival International.

“Nós filmámos sem pedir permissão porque sabemos como é importante mostrá-los em fotografias, porque se o mundo não os vê, eles [Awá] serão assassinados pelos madeireiros”, explica Erisvan Guajajara que filmou a tribo.

Os Guajajara, que somam cerca de 14 mil indígenas, formaram um grupo chamado “Guardiões da Floresta” que tem por missão a defesa dos territórios e reservas indígenas ameaçados pela extracção ilegal de madeira e pela expansão agrícola.

O grupo transmite dados de GPS de áreas onde os troncos das árvores são cortados e ajuda os bombeiros durante incêndios florestais.

“Nós, guardiões, estamos a defender os direitos dos nossos povos, a defender os índios isolados e a defender a natureza para todos nós. Três dos nossos guardiões foram assassinados. Precisamos que a Terra seja protegida para sempre”, sublinha Erisvan.

O director da Survival International, Stephen Corry, acrescenta que “os madeireiros já mataram muitos dos seus parentes [da tribo Awá] e forçaram outros a sair da floresta”. “Apenas um clamor global está entre eles e o genocídio“, assegura.

A Constituição brasileira estabelece que os povos indígenas têm o direito a viver em terras reservadas para eles, onde qualquer exploração mineral ou agrícola não tradicional é proibida.

No entanto, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que chegou ao poder com o apoio do agronegócio e das empresas mineiras, já disse que não vai demarcar reservas indígenas e pode reverter a protecção de algumas áreas por acreditar que os povos tradicionais do país devem ser integrados na sociedade moderna.

Na última sexta-feira, durante uma reunião com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro acusou os países e ONGs que apoiam a preservação da floresta amazónica “de querer que os nativos [brasileiros] permaneçam num estado pré-histórico, sem acesso às tecnologias e às maravilhas da modernidade”.

O chefe de Estado brasileiro também questionou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão público que reportou um aumento de 88% no desmatamento no Brasil, em Junho passado relativamente ao mesmo mês em 2018.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha nossa!.. Brasil né…Com tupiniquins no governo como não reclamar que muitos se vestem, agem e buscam a não comunicação com a população para que estas jamais venham aprender e compreender a lingua do ugui-ugui! Observem em pleno século XXI. Minha nossa!.. como salvar os animais da Amazônia, como salvar as benções desse reino coberto de verde oxigenando e renovando toda vida tal qual igual a um Paraíso, que infelizmente sem nenhum respeito e sem nenhum aplausos pelos homens da terra. Que pena!..

  2. Até onde ouvi do presidente, a posição é de respeitar o isolamento das tribos que assim o quiserem sem impor esse isolamento. Entretanto, indígenas que escolhem os benefícios e malefícios da vida fazem uma escolha. Xingar Bolsonaro é fácil e seguro, não requer análise. Mesmo se estiver certo em alguma coisa, a forma de falar sempre facilitará os opositores. Para ter uma fala mais equilibrada e insuspeita, recomendo o então deputado do PCdoB, Aldo Rebelo, em 2011. Acessem em https://www.youtube.com/watch?v=uqknSP0MU6A&fbclid=IwAR2c7i-MktJzaRJcHgA22qzGRVBYfiAgEa7EjjzHA-0mP0uIZwJcgpjO_C4

RESPONDER

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …