Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta para o perigo da sua extinção.

O vídeo foi gravado em 2018, na floresta da Amazónia, no Estado brasileiro do Maranhão, por membros de outra tribo, os Guajajara, que vivem numa zona próxima àquela que é ocupada pelos Awá.

A organização não-governamental (ONG) Survival International teve acesso às imagens e resolveu divulgá-las como forma de alerta para o risco de extinção dos Awá, face à ameaça dos madeireiros.

Com pouco mais de um minuto, o vídeo mostra um jovem indígena Awá com colares no pescoço, numa área densa da floresta amazónica. Em 2012, esta tribo foi considerada a mais ameaçada pela Survival International.

“Nós filmámos sem pedir permissão porque sabemos como é importante mostrá-los em fotografias, porque se o mundo não os vê, eles [Awá] serão assassinados pelos madeireiros”, explica Erisvan Guajajara que filmou a tribo.

Os Guajajara, que somam cerca de 14 mil indígenas, formaram um grupo chamado “Guardiões da Floresta” que tem por missão a defesa dos territórios e reservas indígenas ameaçados pela extracção ilegal de madeira e pela expansão agrícola.

O grupo transmite dados de GPS de áreas onde os troncos das árvores são cortados e ajuda os bombeiros durante incêndios florestais.

“Nós, guardiões, estamos a defender os direitos dos nossos povos, a defender os índios isolados e a defender a natureza para todos nós. Três dos nossos guardiões foram assassinados. Precisamos que a Terra seja protegida para sempre”, sublinha Erisvan.

O director da Survival International, Stephen Corry, acrescenta que “os madeireiros já mataram muitos dos seus parentes [da tribo Awá] e forçaram outros a sair da floresta”. “Apenas um clamor global está entre eles e o genocídio“, assegura.

A Constituição brasileira estabelece que os povos indígenas têm o direito a viver em terras reservadas para eles, onde qualquer exploração mineral ou agrícola não tradicional é proibida.

No entanto, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que chegou ao poder com o apoio do agronegócio e das empresas mineiras, já disse que não vai demarcar reservas indígenas e pode reverter a protecção de algumas áreas por acreditar que os povos tradicionais do país devem ser integrados na sociedade moderna.

Na última sexta-feira, durante uma reunião com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro acusou os países e ONGs que apoiam a preservação da floresta amazónica “de querer que os nativos [brasileiros] permaneçam num estado pré-histórico, sem acesso às tecnologias e às maravilhas da modernidade”.

O chefe de Estado brasileiro também questionou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão público que reportou um aumento de 88% no desmatamento no Brasil, em Junho passado relativamente ao mesmo mês em 2018.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha nossa!.. Brasil né…Com tupiniquins no governo como não reclamar que muitos se vestem, agem e buscam a não comunicação com a população para que estas jamais venham aprender e compreender a lingua do ugui-ugui! Observem em pleno século XXI. Minha nossa!.. como salvar os animais da Amazônia, como salvar as benções desse reino coberto de verde oxigenando e renovando toda vida tal qual igual a um Paraíso, que infelizmente sem nenhum respeito e sem nenhum aplausos pelos homens da terra. Que pena!..

  2. Até onde ouvi do presidente, a posição é de respeitar o isolamento das tribos que assim o quiserem sem impor esse isolamento. Entretanto, indígenas que escolhem os benefícios e malefícios da vida fazem uma escolha. Xingar Bolsonaro é fácil e seguro, não requer análise. Mesmo se estiver certo em alguma coisa, a forma de falar sempre facilitará os opositores. Para ter uma fala mais equilibrada e insuspeita, recomendo o então deputado do PCdoB, Aldo Rebelo, em 2011. Acessem em https://www.youtube.com/watch?v=uqknSP0MU6A&fbclid=IwAR2c7i-MktJzaRJcHgA22qzGRVBYfiAgEa7EjjzHA-0mP0uIZwJcgpjO_C4

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …