Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta para o perigo da sua extinção.

O vídeo foi gravado em 2018, na floresta da Amazónia, no Estado brasileiro do Maranhão, por membros de outra tribo, os Guajajara, que vivem numa zona próxima àquela que é ocupada pelos Awá.

A organização não-governamental (ONG) Survival International teve acesso às imagens e resolveu divulgá-las como forma de alerta para o risco de extinção dos Awá, face à ameaça dos madeireiros.

Com pouco mais de um minuto, o vídeo mostra um jovem indígena Awá com colares no pescoço, numa área densa da floresta amazónica. Em 2012, esta tribo foi considerada a mais ameaçada pela Survival International.

“Nós filmámos sem pedir permissão porque sabemos como é importante mostrá-los em fotografias, porque se o mundo não os vê, eles [Awá] serão assassinados pelos madeireiros”, explica Erisvan Guajajara que filmou a tribo.

Os Guajajara, que somam cerca de 14 mil indígenas, formaram um grupo chamado “Guardiões da Floresta” que tem por missão a defesa dos territórios e reservas indígenas ameaçados pela extracção ilegal de madeira e pela expansão agrícola.

O grupo transmite dados de GPS de áreas onde os troncos das árvores são cortados e ajuda os bombeiros durante incêndios florestais.

“Nós, guardiões, estamos a defender os direitos dos nossos povos, a defender os índios isolados e a defender a natureza para todos nós. Três dos nossos guardiões foram assassinados. Precisamos que a Terra seja protegida para sempre”, sublinha Erisvan.

O director da Survival International, Stephen Corry, acrescenta que “os madeireiros já mataram muitos dos seus parentes [da tribo Awá] e forçaram outros a sair da floresta”. “Apenas um clamor global está entre eles e o genocídio“, assegura.

A Constituição brasileira estabelece que os povos indígenas têm o direito a viver em terras reservadas para eles, onde qualquer exploração mineral ou agrícola não tradicional é proibida.

No entanto, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que chegou ao poder com o apoio do agronegócio e das empresas mineiras, já disse que não vai demarcar reservas indígenas e pode reverter a protecção de algumas áreas por acreditar que os povos tradicionais do país devem ser integrados na sociedade moderna.

Na última sexta-feira, durante uma reunião com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro acusou os países e ONGs que apoiam a preservação da floresta amazónica “de querer que os nativos [brasileiros] permaneçam num estado pré-histórico, sem acesso às tecnologias e às maravilhas da modernidade”.

O chefe de Estado brasileiro também questionou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão público que reportou um aumento de 88% no desmatamento no Brasil, em Junho passado relativamente ao mesmo mês em 2018.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha nossa!.. Brasil né…Com tupiniquins no governo como não reclamar que muitos se vestem, agem e buscam a não comunicação com a população para que estas jamais venham aprender e compreender a lingua do ugui-ugui! Observem em pleno século XXI. Minha nossa!.. como salvar os animais da Amazônia, como salvar as benções desse reino coberto de verde oxigenando e renovando toda vida tal qual igual a um Paraíso, que infelizmente sem nenhum respeito e sem nenhum aplausos pelos homens da terra. Que pena!..

  2. Até onde ouvi do presidente, a posição é de respeitar o isolamento das tribos que assim o quiserem sem impor esse isolamento. Entretanto, indígenas que escolhem os benefícios e malefícios da vida fazem uma escolha. Xingar Bolsonaro é fácil e seguro, não requer análise. Mesmo se estiver certo em alguma coisa, a forma de falar sempre facilitará os opositores. Para ter uma fala mais equilibrada e insuspeita, recomendo o então deputado do PCdoB, Aldo Rebelo, em 2011. Acessem em https://www.youtube.com/watch?v=uqknSP0MU6A&fbclid=IwAR2c7i-MktJzaRJcHgA22qzGRVBYfiAgEa7EjjzHA-0mP0uIZwJcgpjO_C4

RESPONDER

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …

Árbitros que não sabem as regras: golo foi anulado depois de a bola voltar a rolar

Encontro entre Ceará e São Paulo pode não ter terminado na noite passada. Haverá continuação "na secretaria" por causa de um golo que foi anulado, pela segunda vez, já depois de o jogo ter sido …

Restauração em protesto no Parlamento. "Estão a matar quem quer trabalhar"

Várias centenas de empresários e trabalhadores da restauração, bares, discotecas, cultura, eventos, alojamento e táxis manifestaram-se, esta quarta-feira, em frente ao Parlamento. "Portugal não pode ser menu completo para uns, meia dose para outros e, para …

França quer punir médicos que façam testes de virgindade (mas isso pode prejudicar mulheres)

A possibilidade de banir os testes de virgindade estão a dividir França. Enquanto uns consideram-nos "bárbaros", outros alertam para as possíveis consequências violentas que algumas mulheres poderão sofrer se não os fizerem. Segundo a Organização Mundial …

Mais quatro jovens acusados na decapitação do professor Samuel Paty. Têm entre 13 e 14 anos

Quatro estudantes foram interrogados, e acusados, no âmbito da investigação sobre o assassínio do professor Samuel Paty, decapitado no passado dia 16 de outubro na região de Paris após ter mostrado caricaturas do profeta Maomé …

Surto de legionella no Grande Porto fez mais uma vítima. Já há dez mortos

O surto de legionella que afeta a região do Grande Porto causou mais uma morte, esta quinta-feira, elevando para 10 o número de óbitos registados, avançou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). Segundo …