Vídeo falso de Zuckerberg está a desafiar as regras do Facebook

Um vídeo manipulado através de Inteligência Artificial com a imagem do fundador do Facebook apareceu, este fim-de-semana, no Instagram, uma das suas principais plataformas.

“Imagine isto por um segundo: um homem com total controlo de dados roubados de mil milhões de pessoas, todos os seus segredos, as suas vidas, os seus futuros”, afirma, de forma manipulada, Mark Zuckerberg.

“Eu devo tudo isso ao Spectre. O Spectre mostrou-me que quem controla os dados controla o futuro”, referiu o fundador do Facebook, no vídeo manipulado criado pela empresa israelita Canny AI e pelos artistas Bill Posters e Daniel Howe.

Estes vídeos manipulados são conhecidos como “deepfake” devido às técnicas de Inteligência Artificial usadas para desenvolvê-los com resultados extremamente realistas.

De acordo com o New York Times, é facilmente percetível que o vídeo é falso, não só porque a voz utilizada não soa totalmente à de Zuckerberg, mas também porque a “Spectre” é uma referência ficcional à organização malévola dos filmes de James Bond.

No entanto, alcançou o principal propósito de mostrar que o feitiço também se pode virar contra o feiticeiro e de como o Facebook lida com a disseminação de informação falsa.

Recorde-se que, no mês passado, a rede social não quis remover da sua plataforma um desses vídeos falsos da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, embora a empresa tivesse assegurado que iria reduzir o alcance do vídeo e bloquear os incentivos económicos, entre outras medidas, como faz em situações semelhantes.

Face ao dilema do que fazer com o vídeo de Zuckerberg, um porta-voz do Instagram assegurou aos media norte-americanos que não tinham intenção de eliminá-lo.

“Vamos tratar este conteúdo da mesma forma que tratamos todas as desinformações no Instagram, se terceiros o marcarem como falso, vamos filtrá-lo de plataformas de recomendação do Instagram como o Explore ou as páginas de ‘tags'”.

Além deste exemplo, foram já apresentados vídeos com o Presidente Donald Trump, o ator Morgan Freeman, a celebridade Kim Kardashian e a artista sérvia Marina Abramovic.

O Facebook tem estado imerso em escândalos de privacidade e divulgação de informações falsas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …