Vídeo falso de Zuckerberg está a desafiar as regras do Facebook

Um vídeo manipulado através de Inteligência Artificial com a imagem do fundador do Facebook apareceu, este fim-de-semana, no Instagram, uma das suas principais plataformas.

“Imagine isto por um segundo: um homem com total controlo de dados roubados de mil milhões de pessoas, todos os seus segredos, as suas vidas, os seus futuros”, afirma, de forma manipulada, Mark Zuckerberg.

“Eu devo tudo isso ao Spectre. O Spectre mostrou-me que quem controla os dados controla o futuro”, referiu o fundador do Facebook, no vídeo manipulado criado pela empresa israelita Canny AI e pelos artistas Bill Posters e Daniel Howe.

Estes vídeos manipulados são conhecidos como “deepfake” devido às técnicas de Inteligência Artificial usadas para desenvolvê-los com resultados extremamente realistas.

De acordo com o New York Times, é facilmente percetível que o vídeo é falso, não só porque a voz utilizada não soa totalmente à de Zuckerberg, mas também porque a “Spectre” é uma referência ficcional à organização malévola dos filmes de James Bond.

No entanto, alcançou o principal propósito de mostrar que o feitiço também se pode virar contra o feiticeiro e de como o Facebook lida com a disseminação de informação falsa.

Recorde-se que, no mês passado, a rede social não quis remover da sua plataforma um desses vídeos falsos da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, embora a empresa tivesse assegurado que iria reduzir o alcance do vídeo e bloquear os incentivos económicos, entre outras medidas, como faz em situações semelhantes.

Face ao dilema do que fazer com o vídeo de Zuckerberg, um porta-voz do Instagram assegurou aos media norte-americanos que não tinham intenção de eliminá-lo.

“Vamos tratar este conteúdo da mesma forma que tratamos todas as desinformações no Instagram, se terceiros o marcarem como falso, vamos filtrá-lo de plataformas de recomendação do Instagram como o Explore ou as páginas de ‘tags'”.

Além deste exemplo, foram já apresentados vídeos com o Presidente Donald Trump, o ator Morgan Freeman, a celebridade Kim Kardashian e a artista sérvia Marina Abramovic.

O Facebook tem estado imerso em escândalos de privacidade e divulgação de informações falsas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …