Vídeo divulgado online mostra abuso sexual na Queima das Fitas do Porto

Um vídeo que está a correr pelas redes sociais mostra um grupo de estudantes, alegadamente do Porto, numa situação de abuso sexual de uma colega que estará alcoolizada. A cena terá sido filmada num autocarro, durante a Queima das Fitas.

As imagens, divulgadas pelo Correio da Manhã, mostram um jovem com a mão dentro das calças da rapariga, enquanto os restantes riem e aplaudem. Ainda se ouve uma rapariga a dizer “que nojo”, mas ninguém faz nada para travar a situação.

De seguida, a jovem levanta-se, afastando-se do suposto agressor, num momento em que se conseguirá identificar que se encontra alcoolizada.

Pelo Facebook corre uma publicação que manifesta o repúdio pela situação e que refere que o vídeo, que estará a ser partilhado no Whatsapp, mostra a cara da alegada vítima “de perto, para que o vexame e a exposição não pudessem ser menos escancarados”.

A mesma publicação também nota que “a expressão” da jovem é “de total apatia, olhar vazio, total ausência de noção”, enquanto “a cara do rapaz é de orgulho e divertimento, levantando-se descontraidamente e sorrindo com ar cúmplice para quem filma”.

“Não contentes com filmar, estas pessoas divulgaram o vídeo por tudo quanto é lado e é agora impossível conter a velocidade a que isto se espalha”, acrescenta o comentário no Facebook, que é acompanhado por fotografias de alguns dos jovens envolvidos.

Noutras publicações na mesma rede social, surgem comentários de revolta com a situação e com a divulgação do vídeo, nomeadamente com críticas ao Correio da Manhã.

-

-

O Correio da Manhã apurou que as imagens terão sido filmadas durante a Queima das Fitas do Porto, entre 7 e 14 de Maio passado. Até ao momento, não há conhecimento de qualquer queixa relativamente ao alegado abuso.

ZAP //

25 COMENTÁRIOS

  1. Os meus parabéns aos paizinhos destes jovens. Nada como a educação ministrada sob orientação dos psicólogos e livros e raio que os parta. Como castigo, logo, irão ter o tempo de jogo na Playstation reduzido em 30m. Mais não que é pra não traumatizar.

      • Eu não sei se você é autista, mas o comentário é sátira, uma boa forma de ridicularizar os pais destes profanadores! Já que nem os próprios pais tem mãos neles e parece que as entidades têm que ser informadas e procuradas invés de elas próprias procurarem e lidarem com estas desgraças.

      • ahahah decapado mental ta boa essa, e pah e o seguinte nao me levem a mal mas acho que se em frança fizessem estas festas de alcoolicos anonymous, acho que haveriam 500 violaçoes por dia , porque acham voçes que a maioria dos paises civicos e de gente inteligente nao tem praxes destas? nem queimas nem o caralho que fodam estes ignorantes, nao tenhem porque nao teria sentido futuros advogados , professores, medicos entraram no mercado de trabalho e ter no curriculo” violador aos 18 anos, abusada aos 19 vandalo aos 20 assassino aos 21″ etç etç etç se sao jovens bem formados prestes acabar a licençiatura nao deveriam ter este tipo de comportamentos e mais nao digo

  2. Era de identificar o criminoso e aplicar a medida de GUILHOTINA, assim ia se rir da … que o p´^os no mundo. Esta iria ficar “orgulhosa” do seu filho.

  3. Este tipo de comportamentos lamentáveis (principalmente para os intervenientes) sempre existiram, havendo agora uma cobertura mediática que não havia à uns anos atrás.
    É bom que estes episódios sejam divulgados para, pelo menos, despertar a consciência e o espírito crítico dos jovens, por forma a saberem distinguir o que é um comportamento correcto (mesmo com alguns excessos) dum comportamento deplorável.
    Só a noção dos limites poderá proteger os jovens deste tipo de situações.
    Tenho pena da menina sem cabeça que, quando acordar deste pesadelo terá que enfrentar uma realidade cruel.

  4. Nao temos ninguem que comanda o pais de dizer basta?
    Nao vejo nenhuma festa nas queimas das fitas.
    Vejo uma cambada de desordenados alcoolizados a poluirem o ambiente de lixo e maus comportamentos.
    Façam alguma coisa….

    • Concordo totalmente.
      Nada foi feito e provavelmente nada será feito…é muito difícil compreender que estes comportamentos sejam das mesmas pessoas que durante o ano lectivo são estudantes aplicados e seres humanos decentes.

  5. dizem que é tradição
    dizem que são jovens e cometem excessos sem intenção.
    eu digo que tanto eles como elas não merecem o meu respeito.

  6. “dizem que é tradição
    dizem que são jovens e cometem excessos sem intenção.
    eu digo que tanto eles como elas não merecem o meu respeito.”
    Subscrevo

  7. Se não fosse numa queima das fitas mas num dia qualquer já se justificava? É que pelos comentários só vejo críticas a essas festas. Pois saibam meus senhores que violações acontecem todos os dias.
    Ah, e realmente os pais até podem castigar com menos meia hora de jogos, mesmp assim melhor do que pais de antigamente que até compactuavam. É que a realidade fala por si. Muitas violações são a vítimas jovens por parte de agressores de uma certa idade… afinal deviam ter tido maiores castigos e pais vem mais atentos.
    E cansada de gente que só sabe criticar já estou eu.
    Só mais uma coisa… Já passei a minha fase da Queima das Fitas e não generalizem, nem uma vez bebi álcool e diverti-me sempre imenso. Mas isso não me faz criticar nem julgar ninguém.

  8. Não vi o vídeo nem faço intenção de o ver…mas….Será que foi mesmo violação?! Não existindo queixa e alegadamente estando ela alcoolizada, até que ponto isto é considerado violação?! É preciso ficar alcoolizados para se fazer uma festa? Neste tipo de acontecimentos, as pessoas cometem estes excessos com que finalidade?! Todos os anos, muitas pessoas entram em coma com que finalidade? No entanto, todos os anos os alunos e alunas cometem estes excessos com que finalidade?! Para que tudo isto!? Não sabem divertir-se sem ficarem alcoolizados?! Sabendo que pode acontecer este tipo de coisas para que bebem compulsivamente!? São perguntas que ficam sem respostas e este tipo de coisas vão constantemente acontecendo e vão acontecer..infelizmente..

    • Até que ponto é considerado violação?? Só pode ser piada. Então por estar bêbada e não apresentar queixa (porque provavelmente nem se lembra q aconteceu ou vergonha) não tem direito a ter o seu corpo protegido? Pode-se simplesmente atacar sexualmente bêbados??

      • Não entendeu! Veja lá as condições e o contexto da situação e pelo que disseram por cá, os dois estão a beijarem-se e acariciarem-se….não estou a ver que violação isso é… se isso é considerado violação vou ali e já venho…

        • Não, não estão. A miúda está demasiado bêbada para ter noção do que está a acontecer e provavelmente responde o beijo sem ter noção. Mas é visível no final ela tirar-lhe a mão das calças e afastar -se dele, virar costas e fugir do autocarro assim que abrem as portas. No vídeo original vai-se bem a cara da miúda e nota-se que não está inteiramente consciente do que se passa. As entrevistas que entretanto que n assistiu já deu São prova disso.

          • Sabe de uma coisa.!?…ficar alcoolizado ou alcoolizada não é desculpa…por vezes as pessoas fazem isso para ter um pretexto para fazer asneiras….tipo ” ah matei uma pessoa, não me lembro estava bebeda!” Ou tipo ” Antes de conduzir vou beber uns copos que assim tenho a desculpa de..!! Sabe, existe um ditado que diz: ” quem anda à chuva molha-se!” Eu andei nas semanas académicas e nunca andei naqueles filmes…As pessoas também têm que saber o que fazem ou não?!

        • Também eu andei anos na semana académica do Porto e nunca tal fiz nem àquele ponto cheguei ou chegaria. Não significa no entanto que não se possa tentar entender que nem todas as bebedeiras são iguais. Sabe por acaso se bebeu porque quis? Foi forçada? À força ou por pressão? Sabe a quantidade? Pode muito bem ter sido uma miúda que não costuma beber e um ou dois copos foram suficientes para a deixar naquele estado. Porque se assume automaticamente que beber ou estar bêbedo significa querer andar em figuras ou desculpar-se de crimes? Francamente!
          No meu quarto ano andei com uma amiga atrelada a mim por segurança, era uma miúda que estava a tomar medicação e uma cerveja, sim uma única cerveja, a deixou mais bêbada do que muitos que já estavam a beber há horas a fio. Olhando para ela, parecia uma desgraçada e, no entanto, quem a conhecia, sabia que era o tipo de pessoa que nunca ficaria bêbada por opção. Foi aliás a sua primeira bebedeira, aos 22 anos. Teve a sorte de ter com ela amigas conscientes que nunca a deixaram durante a noite e trataram de conseguir ajuda médica. Quem sabe se a miúda do vídeo tem esse tipo de amigos? Hoje em dia as amizades são… enfim, bem amizades se deviam chamar.
          Não julgue sem conhecer todos os detalhes. Pode estar a passar um atestado a quem não o merece.

          • Desculpe mas essa sua amiga é uma pessoa irresponsável…medicada e beber uma bebida com alcool!?!? E as pessoas bebem porque querem, por opção…que saibam beber, ora essa! Eu, uma vez fui obrigado a levar uma amiga ao hospital logo na primeira noite da semana académica, na noite da serenata! E olhe que ela bebeu litros…não foi uma cerveja!!! E acha que isso é uma boa conduta?! Acha que isso é de uma pessoa com sensatez!? Desculpe, mas o ser humano tem o dever e a obrigação de saber o que está a fazer e parar de beber quando atinge o limite…A rapariga do video tem que ter consciência que tendo uma conduta de risco está sujeita a este tipo de coisas! infelizmente….mas é a realidade! E quem pensa ir para uma festas daquelas e que comete excessos, deve ter a sensatez de que “quem anda à chuva pode-se molhar!” Sendo assim não tenham comportamentos de risco…chama-se a isto ser humano que utiliza o raciocínio à qual nos distingue dos outros seres vivos..

  9. A UP deveria expulsar este e os outros alunos com comportamentos criminosos durante a queima. É uma festa que representa a academia, que está diretamente ligada à Universidade, logo: merecem ir para a rua.

    • Vai-se a ver e nem são alunos de coisa nenhuma. Essas festas só servem para as cervejeiras vazarem o stock de cerveja. É só mais um negócio da china num país de bêbados. Não há nada de académico nas praxes nem nas queimas de fitas. E o mais parvo é que os “finalistas” ainda nem sabem se passam de ano ou não, porque o ano lectivo ainda não acabou.

  10. Agora é a vez do pai, tios, irmãos, primos, amigos da rapariga irem à caça do valentes rapazes, um por um, e enfiarem-lhes um cabo de enxada no rabinho.

  11. A moça estava necessitada de umas fricções para mais tinha-se acabado de doutorar e havia que terminar a festa em grande!

  12. O que acham da Santa Casa investir num banco?
    A Santa Casa recebe isenções do governo porque é uma instituição de solidariedade social.
    Ela existe para ajudar os mais necessitados, não os banqueiros que se regalam com salários chorudos!
    Tem a exclusividade dos jogos de azar ao nível de todo o pais precisamente para angariar fundos para a(suposta) distribuição por quem necessita de ajuda.
    Ora se a Santa Casa pode investir no capital de um banco e como vivemos num estado de direito, eu também quero criar e licenciar uma empresa de jogos de azar!

RESPONDER

Portas foi talvez o melhor ministro da Defesa (diz João Soares)

O deputado socialista João Soares defendeu esta sexta-feira que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de …

Familiares das vítimas vão ter acesso ao capítulo secreto do relatório de Pedrógão

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que os familiares das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande terão acesso, a partir da próxima semana, às partes do relatório de Xavier Viegas "que digam especificamente respeito …

Greve dos técnicos de diagnóstico chega ao fim após acordo com o Governo

Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e o Governo chegaram a acordo e estes profissionais vão suspender às 24h00 a greve que durou 24 dias, segundo fonte sindical. O …

Sentença de Oscar Pistorius agravada de 6 para 13 anos de prisão

A sentença do atleta paralímpico foi, esta sexta-feira, aumentada de seis para 13 anos e cinco meses de cadeia, decidiu o Tribunal Supremo de Apelação da África do Sul. A Justiça sul-africana aumentou hoje a pena de Oscar …

Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para …

Da polícia ao SNS, todos falharam em caso de mulher assassinada pelo marido

Nem a polícia, nem o Ministério Público, ou sequer o Serviço Nacional de Saúde responderam adequadamente no caso de uma mulher vítima de violência doméstica, assassinada pelo marido em 2015. A conclusão é do relatório …

25 municípios perdem metade da água em roturas e infiltrações

Roturas, infiltrações e consumos não cobrados levam a que as empresas municipais de gestão de água tenham perdas comerciais da ordem dos 30%, na média do país. Mas há casos em que o valor chega …

Ataque a mesquita no Egipto faz 155 mortos

Pelo menos 155 pessoas morreram e 120 ficaram feridas num ataque contra uma mesquita no norte da península do Sinai, nordeste do Egipto, indica um balanço da agência oficial egípcia, Mena. Os atacantes colocaram explosivos artesanais …

Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

O jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 53 anos, vítima de cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado desde terça-feira na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa, …

PSD vota contra o Orçamento de Estado

O líder parlamentar do PSD anunciou, esta sexta-feira, que o partido repetirá o voto contra o Orçamento do Estado para 2018 na sua versão final e considerou que o debate na especialidade "piorou" ainda mais …