//

Vice-presidente de Angola suspeito de corromper ex-Procurador português

6

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

O vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, é suspeito de ser o agente corruptor do ex-Procurador do Ministério Público, Orlando Figueira, que foi detido, esta terça-feira, por ter alegadamente recebido luvas para arquivar processos de altas figuras angolanas.

O Expresso apurou que o ex-magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) terá recebido 200 mil euros provenientes da empresa Primagest, uma sociedade sob controle da Sonangol, na altura em que Manuel Vicente era o CEO da petrolífera estatal angolana.

Essas transferências terão sido feitas a 16 de janeiro de 2012, dia em que Orlando Figueira decretou o arquivamento de um inquérito-crime que investigava suspeitas de branqueamento de capitais e que envolvia Manuel Vicente e outras figuras angolanas.

Este inquérito pretendia apurar a origem dos milhões de euros usados por Manuel Vicente, e outros angolanos, para comprar apartamentos no edifício Estoril-Sol Residente, em Cascais.

Na investigação a Orlando Figueira, a tese do Ministério Público (MP) é de que “Manuel Vicente é o corruptor”, assume o advogado do vice-presidente de Angola, Paulo Amaral Blanco, em declarações ao Expresso.

Paulo Amaral Blanco foi também constituído arguido no processo, indiciado por corrupção activa, relata o semanário, ao qual o advogado refere que “isto não tem pés nem cabeça”.

Orlando Figueira está indiciado por corrupção passiva “na forma agravada” e é, para já, o único detido da investigação apelidada de Operação Fizz.

Manuel Vicente só não terá ainda sido constituído arguido por estar fora de Portugal, atesta o Expresso.

O semanário evidencia também que esta “é a primeira vez na história do DCIAP que um dos seus elementos é alvo de um processo-crime” e que “é também a primeira vez que um membro do governo de Angola é suspeito de corrupção em Portugal”.

ZAP

6 Comments

  1. São todos uns criminosos esses Angolanos. E claro, onde há dinheiro o tuga vai atrás. Até ver… Onde os corruptos, criminosos angolanos irão parar um dia….

  2. E a cara de santinhos que eles tem… Tenho pena dos políticos e “generais” que vem a Portugal lavar dinheiro a comprar pessoas, relógios de milhares, condomínios etc…

  3. Isto é só o inicio quando vierem à luz do dia os negócios feitos com passos, portas, relvas, banco efisa, veiga está tudo relacionado. o dinheiro desapareceu e a divida está maior.

  4. Onde os dirigentes de um partido se apoderam de toda a fortuna de um país e neste caso serão milhares de milhões de euros não será fácil alguém resistir a tal tentação, talvez aqui o PCP e BE tenham uma palavrinha a dar sobre comunismo e capitalismo assuntos que pelos vistos eles entendem à brava e que tanto gostam de trazer à baila e que nós desejaríamos ver bem esclarecido mas pelos vistos neste caso não estão para aí virados.

  5. Porque é que estas elites politicas angolanas, corruptas que sugam o suor do povo angolano, não vão investir e comprar empresas para outros países, como EUA, França ou Inglaterra? Porque Portugal é um paraíso para os corruptos viverem e investirem o que roubam ao seus povos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.