Vice-presidente de Angola suspeito de corromper ex-Procurador português

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

O vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, é suspeito de ser o agente corruptor do ex-Procurador do Ministério Público, Orlando Figueira, que foi detido, esta terça-feira, por ter alegadamente recebido luvas para arquivar processos de altas figuras angolanas.

O Expresso apurou que o ex-magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) terá recebido 200 mil euros provenientes da empresa Primagest, uma sociedade sob controle da Sonangol, na altura em que Manuel Vicente era o CEO da petrolífera estatal angolana.

Essas transferências terão sido feitas a 16 de janeiro de 2012, dia em que Orlando Figueira decretou o arquivamento de um inquérito-crime que investigava suspeitas de branqueamento de capitais e que envolvia Manuel Vicente e outras figuras angolanas.

Este inquérito pretendia apurar a origem dos milhões de euros usados por Manuel Vicente, e outros angolanos, para comprar apartamentos no edifício Estoril-Sol Residente, em Cascais.

Na investigação a Orlando Figueira, a tese do Ministério Público (MP) é de que “Manuel Vicente é o corruptor”, assume o advogado do vice-presidente de Angola, Paulo Amaral Blanco, em declarações ao Expresso.

Paulo Amaral Blanco foi também constituído arguido no processo, indiciado por corrupção activa, relata o semanário, ao qual o advogado refere que “isto não tem pés nem cabeça”.

Orlando Figueira está indiciado por corrupção passiva “na forma agravada” e é, para já, o único detido da investigação apelidada de Operação Fizz.

Manuel Vicente só não terá ainda sido constituído arguido por estar fora de Portugal, atesta o Expresso.

O semanário evidencia também que esta “é a primeira vez na história do DCIAP que um dos seus elementos é alvo de um processo-crime” e que “é também a primeira vez que um membro do governo de Angola é suspeito de corrupção em Portugal”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. São todos uns criminosos esses Angolanos. E claro, onde há dinheiro o tuga vai atrás. Até ver… Onde os corruptos, criminosos angolanos irão parar um dia….

  2. E a cara de santinhos que eles tem… Tenho pena dos políticos e “generais” que vem a Portugal lavar dinheiro a comprar pessoas, relógios de milhares, condomínios etc…

  3. Isto é só o inicio quando vierem à luz do dia os negócios feitos com passos, portas, relvas, banco efisa, veiga está tudo relacionado. o dinheiro desapareceu e a divida está maior.

  4. Onde os dirigentes de um partido se apoderam de toda a fortuna de um país e neste caso serão milhares de milhões de euros não será fácil alguém resistir a tal tentação, talvez aqui o PCP e BE tenham uma palavrinha a dar sobre comunismo e capitalismo assuntos que pelos vistos eles entendem à brava e que tanto gostam de trazer à baila e que nós desejaríamos ver bem esclarecido mas pelos vistos neste caso não estão para aí virados.

  5. Porque é que estas elites politicas angolanas, corruptas que sugam o suor do povo angolano, não vão investir e comprar empresas para outros países, como EUA, França ou Inglaterra? Porque Portugal é um paraíso para os corruptos viverem e investirem o que roubam ao seus povos.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …