Vice de Tony Blair admite que a guerra no Iraque foi ilegal

Steve Punter / Wikimedia

John Prescott, vice-Primeiro-ministro de Tony Blair

John Prescott, vice-Primeiro-ministro de Tony Blair

John Prescott, vice-primeiro ministro britânico no poder em 2003, quando o Reino Unido participou na invasão ao Iraque, admitiu que a ação militar violou as leis internacionais.

Quatro dias depois da publicação de um comunicado oficial que assinala que Londres ordenou o ataque antes de se terem esgotado todas as vias pacíficas, o político trabalhista disse que mudou de opinião acerca da legalidade da intervenção.

“Em 2004, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que, uma vez que o principal objetivo da guerra do Iraque era uma mudança de regime, era ilegal. Com grande tristeza, agora acredito que estava correto”, escreveu o antigo governante num artigo no Sunday Mirror.

“Viverei com a decisão de ter ido à guerra e com todas as suas catastróficas consequências o resto da minha vida”, acrescentou.

Ao lembrar os dias anteriores ao início das operações, Prescott disse que o então general britânico Peter Goldsmith assegurou aos membros do Governo que o ataque era legal, mas “não apresentou nenhuma documentação” que apoiasse essa informação.

Na passada quarta-feira, o primeiro-ministro britânico em 2003, Tony Blair, admitiu que as provas dos serviços de informação em que se baseou para apoiar a intervenção militar eram “erróneas” e pediu desculpa pelas consequências indesejáveis da guerra.

Blair sublinhou contudo que, com os dados que tinha na altura, “voltaria a tomar a mesma decisão” e frisou que o regime de Saddam Hussein suponha uma ameaça à paz mundial.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …