Vice de Angola vendeu a casa que deu origem ao inquérito

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

O apartamento em Cascais que esteve na origem do inquérito que visa o vice angolano, e que foi depois arquivado pelo ex-procurador detido na terça-feira, foi afinal vendido quatro meses mais tarde.

O apartamento de luxo que esteve na origem do inquérito de branqueamento de capitais que visa o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, e que foi arquivado pelo ex-procurador detido, foi vendido quatro meses mais tarde, revela esta quinta-feira o jornal Público.

O imóvel situado no Estoril Sol Residence, em Cascais, foi vendido em abril de 2012 por quatro milhões de euros a uma sociedade anónima, cujo presidente do conselho de administração era a mesma pessoa que representou o vice angolano no negócio desse apartamento, Armindo Perpétuo Pires.

Segundo o registo predial a que o jornal teve acesso, foi Perpétuo Pires quem assinou, a 23 de maio de 2012, a escritura pública como representante do vendedor (Manuel Vicente) e do comprador (a Oceangest – Gestão e Empreendimentos Imobiliários).

Em declarações ao Público, Perpétuo Pires garante ser o único dono da sociedade Oceangest e insiste que a empresa nada tem a ver com Manuel Vicente.

“Comprei o apartamento e o engenheiro Manuel Vicente recebeu o dinheiro nas suas contas”, explica o empresário português.

“O engenheiro Manuel Vicente deixou de se interessar pela casa e por Portugal a partir do momento em que começaram a surgir notícias nos jornais. Por isso, é que não passa por Portugal há dois ou três anos”, afirma.

O português afirma que são “apenas conhecidos” e assegura não frequentar a casa do vice-presidente angolano, isto apesar de reconhecer que este teve confiança suficiente para lhe passar uma procuração para comprar e vender uma casa que vale mais de três milhões.

Quando o vice-presidente vendeu este apartamento de luxo, já o procurador Orlando Figueira, detido esta terça-feira por suspeitas de ter recebido centenas de milhares de euros em luvas, tinha arquivado o inquérito.

O ex-procurador está desde esse dia a ser ouvido pela juíza Maria Antónia Andrade, no âmbito da investigação com o nome “Operação Fizz”, que lhe irá aplicar as respetivas medidas de coação.

O vice-presidente de Angola está indiciado pelo Ministério Público português de corrupção ativa e só não terá sido ainda constituído arguido por se encontrar fora de Portugal, segundo o Expresso. O seu advogado, Paulo Amaral Blanco, foi constituído arguido na quarta-feira e alvo de buscas no seu escritório.

De acordo com o semanário, esta “é a primeira vez na história do DCIAP que um dos seus elementos é alvo de um processo-crime”, assim como “um membro do governo de Angola”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Numa Angola governada pelo nepotismo e pela corrupção não é de admirar que altos dirigentes do estado tentem a sua “sorte” além fronteiras. Pena é que encontrem em países como Portugal “procuradores” indignos dessa função que se vendem por meia dúzia de patacos.

  2. “De acordo com o semanário, esta “é a primeira vez na história do DCIAP que um dos seus elementos é alvo de um processo-crime.” Pois é, isto graças a uma senhora integra e não subserviente de lobys e não maçónica, que é a a PGR, sra Dra Joana Marques Vidal, pois caso fosse a uns anos atrás toda a gente sabe em que dava os processos a políticos e grandes grupos económicos, quando chegavam à PGR, Tudo arquivado por FALTA DE PROVAS. Felizmente veio alguém com vontade de mudar esse estado de coisas na justiça, pois não é só o pilha galinhas que conta.

  3. Tanto o vendedor como o comprador, tudo boa gente que nem sequer deviam ter nascido.
    O Estoril Sol Residence é um antro de lavagem de dinheiro. Tanto assim que mais parece um edifício fantasma.

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …