O ex-procurador do Ministério Público, Orlando Figueira, foi detido esta terça-feira de manhã por alegadamente ter recebido “luvas” para favorecer altas figuras de Angola.
Orlando Figueira foi titular de vários processos relacionados com políticos angolanos enquanto esteve no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), de onde saiu em Setembro de 2012.
A investigação por suspeitas de corrupção terá detectado “pagamentos de milhares de euros feitos no estrangeiro ao antigo procurador”, considerando que os mesmos “terão sido a contrapartida para as decisões de arquivamento de alguns processos ligados a Angola, já que o rasto do dinheiro aponta para aquele país”, sustenta o Diário de Notícias.
Em causa está o eventual recebimento de “luvas” e o branqueamento de capitais num valor que pode ascender a um milhão de euros.
A Polícia Judiciária procede a buscas esta terça-feira, no âmbito das quais foi confirmada a detenção de Orlando Figueira.
O Diário de Notícias ainda reporta que o cargo do ex-Procurador no BCP, para onde foi trabalhar depois de ter deixado a magistratura do Ministério Público, também está “sob suspeita”.
O MP acredita que terá sido meramente, “uma forma de fazer chegar dinheiro ao antigo magistrado”, aponta o jornal.
ZAP
A medida é de aplaudir. Finalmente, mas devagar, parece que as coisas tendem a entrar nos eixos. Mesmo assim eu pergunto: e os outros???
De todos os que conheci e não sao poucos só encontrei um com vontade de trabalhar e nao me pareceu corrupto grande maioria todos corruptos. O sector publico é uma desgraça só corruptos são sempre os mesmos coveiros de Portugal