Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas.

Cristóvão Norte, deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral de Faro e presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve, criticou, em declarações à BBC, a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal a partir da próxima semana.

“Hoje vamos fazer uma interpelação urgente ao Governo perguntando se os britânicos poderão ou não vir para Portugal a partir da próxima segunda-feira [17 de maio], porque faltam três dias e ainda ninguém sabe o que vai acontecer”, disse o deputado.

Na sexta-feira, dia 7 de maio, o Governo britânico anunciou a entrada de Portugal na “lista verde”, os territórios para os quais os britânicos podem viajar quase sem restrições.

No entanto, Portugal permitia apenas viagens por “motivos essenciais” de turistas vindos deste território que, desde o Brexit, é exterior à União Europeia (UE).

Cristóvão Norte considera que é preciso tomar uma decisão “imediatamente” e que “não há motivos, nem políticos nem de ordem científica, para manter as restrições para viajar do Reino Unido para Portugal”.

Esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir das 00h00 de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores.

A decisão governamental será tomada esta sexta-feira, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Segundo essa decisão, que entrará em vigor a partir das 00h00 do dia 17 de maio, o Reino Unido será incluído na “lista de países cuja situação epidemiológica permite que se realizem quaisquer viagens, sob reserva da apresentação de teste PCR negativo, realizado nas 72 horas anteriores à data do voo”.

A TSF noticiou, esta quinta-feira, que os hotéis e alojamentos locais do Algarve têm tido elevada procura por parte de turistas britânicos, desde que Portugal foi incluído na “lista verde”:

Ao matutino, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, revelou que a procura tem sido enorme, havendo três cadeias de hotéis que, sozinhas, já contam com 4,5 milhões de euros em reservas para os próximos meses.

“Todos estão a ter subidas muitos expressivas não só para maio, mas também para junho, julho e agosto, o que é muito importante pois, ao contrário do que aconteceu no verão passado, aquele que é o nosso maior mercado de turistas não tem, de momento, outras opções”, acrescentou.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …