Vespas parasitas vão ser colocadas na mansão onde nasceu Ana Bolena (para eliminar infestação de traças)

Um exército de minúsculas parasitas vai ser colocado dentro da mansão inglesa onde Ana Bolena nasceu, a fim de caçar e erradicar as traças que ameaçam os móveis e artefactos da casa.

Blickling Hall, em Norfolk, no leste da Inglaterra, não conseguiu conter uma invasão de traças, que podem ser prejudiciais para os tapetes, móveis, roupas e outros objetos de lã e seda dentro da histórica casa.

Por isso, de acordo com a CNN, os gerentes da mansão vão colocar vespas parasitas microscópicas no edifício. As vespas – Trichogramma evanescens – medem cerca de 0,5 milímetros e são pouco visíveis para os humanos.

Estas vespas procuram os ovos das traças e colocam os seus próprios ovos dentro deles, fazendo com que nasça uma nova vespa em vez de uma larva de traça.

Assim que a sua missão for concluída, as vespas acabarão por morrer e desaparecer na poeira doméstica, segundo os administradores de propriedades, que acreditam que a tentativa de controle de pragas é a primeira deste tipo num ambiente histórico.

“Esperamos realmente que esta abordagem pioneira forneça um método prático e sustentável que qualquer uma das nossas propriedades possa usar para lidar com infestações graves”, disse Hilary Jarvis, conservadora assistente do National Trust, em comunicado. “Embora sejam raras, [as traças] às vezes podem mostrar-se imunes às nossas abordagens usuais e mais suaves, com resultados potencialmente graves.”

Segundo o National Trust, que administra a propriedade, as vespas serão fornecidas em pequenos distribuidores de cartões que podem ser “discretamente pendurados ou colocados em gavetas ou salas abertas“.

Blickling Hall foi listado no Domesday Book do século XI, o primeiro registo público da Grã-Bretanha, e foi propriedade de Geoffrey Boleyn. Acredita-se que a sua neta, Ana Bolena, tenha nascido em casa. Ana Bolena tornou-se a segunda esposa de Henrique VIII, dando à luz a futura rainha Elizabeth I e sendo, mais tarde, condenada à morte por decapitação, após não ter dado à luz um filho ao governante.

A mansão recebe visitantes, mas atualmente está fechada durante o terceiro confinamento nacional contra a pandemia de covid-19 de Inglaterra.

“Quando fechámos todas as nossas casas, sabíamos que os insetos provavelmente prosperariam, por isso a monitorização de pragas estava no topo da nossa lista de tarefas essenciais em 2020”, disse Jarvis, acrescentando que o inverno ameno da Grã-Bretanha também contribui para o aumento no número de traças.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …