Vespas parasitas vão ser colocadas na mansão onde nasceu Ana Bolena (para eliminar infestação de traças)

Um exército de minúsculas parasitas vai ser colocado dentro da mansão inglesa onde Ana Bolena nasceu, a fim de caçar e erradicar as traças que ameaçam os móveis e artefactos da casa.

Blickling Hall, em Norfolk, no leste da Inglaterra, não conseguiu conter uma invasão de traças, que podem ser prejudiciais para os tapetes, móveis, roupas e outros objetos de lã e seda dentro da histórica casa.

Por isso, de acordo com a CNN, os gerentes da mansão vão colocar vespas parasitas microscópicas no edifício. As vespas – Trichogramma evanescens – medem cerca de 0,5 milímetros e são pouco visíveis para os humanos.

Estas vespas procuram os ovos das traças e colocam os seus próprios ovos dentro deles, fazendo com que nasça uma nova vespa em vez de uma larva de traça.

Assim que a sua missão for concluída, as vespas acabarão por morrer e desaparecer na poeira doméstica, segundo os administradores de propriedades, que acreditam que a tentativa de controle de pragas é a primeira deste tipo num ambiente histórico.

“Esperamos realmente que esta abordagem pioneira forneça um método prático e sustentável que qualquer uma das nossas propriedades possa usar para lidar com infestações graves”, disse Hilary Jarvis, conservadora assistente do National Trust, em comunicado. “Embora sejam raras, [as traças] às vezes podem mostrar-se imunes às nossas abordagens usuais e mais suaves, com resultados potencialmente graves.”

Segundo o National Trust, que administra a propriedade, as vespas serão fornecidas em pequenos distribuidores de cartões que podem ser “discretamente pendurados ou colocados em gavetas ou salas abertas“.

Blickling Hall foi listado no Domesday Book do século XI, o primeiro registo público da Grã-Bretanha, e foi propriedade de Geoffrey Boleyn. Acredita-se que a sua neta, Ana Bolena, tenha nascido em casa. Ana Bolena tornou-se a segunda esposa de Henrique VIII, dando à luz a futura rainha Elizabeth I e sendo, mais tarde, condenada à morte por decapitação, após não ter dado à luz um filho ao governante.

A mansão recebe visitantes, mas atualmente está fechada durante o terceiro confinamento nacional contra a pandemia de covid-19 de Inglaterra.

“Quando fechámos todas as nossas casas, sabíamos que os insetos provavelmente prosperariam, por isso a monitorização de pragas estava no topo da nossa lista de tarefas essenciais em 2020”, disse Jarvis, acrescentando que o inverno ameno da Grã-Bretanha também contribui para o aumento no número de traças.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …