/

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

1

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada.

Neste documento, o rei Henrique VIII estipulou que, embora a rainha tivesse sido “condenada à morte… por queima de fogo… ou decapitação”, foi “movido por pena” para poupá-la da morte mais dolorosa de ser “queimada pelo fogo” “Nós, entretanto, ordenamos que… a cabeça da mesma Ana seja… cortada“, continuou.

Tracy Borman, uma importante historiadora Tudor, descreveu o livro como uma descoberta surpreendente, reforçando a imagem de Henrique VIII como um “monstro patológico”.

“Como um documento até então desconhecido sobre um dos eventos mais famosos da história é realmente ouro, um dos achados mais emocionantes dos últimos anos. O que isto mostra é a forma premeditada e calculista de Henrique. Ele sabe exatamente como e onde quer que aconteça”, disse Borman, em declarações ao The Observer. “As instruções dadas por Henrique são para Sir William Kingston, condestável da Torre, detalhando como o rei se livraria da “falecida rainha da Inglaterra, ultimamente a nossa esposa, ultimamente atingida e condenada por alta traição”.

Ana Bolena foi presa na Torre de Londres em 2 de maio de 1536 por adultério. No seu julgamento, foi tratada como incapaz de controlar os seus “desejos carnais”. A rainha refutou as acusações, mas foi considerada culpada de traição e condenada a ser queimada ou decapitada “à vontade do rei”.

O livro revela que Henrique VIII elaborou detalhes como o local exato para a execução (“dentro da nossa Torre de Londres”), deixando claro que Kingston não deveria “omitir nada” das suas ordens.

Borman argumenta que, apesar da frieza das instruções, o facto de Henrique VIII ter poupado Ana Bolena de ser queimada – uma morte lenta e agonizante – foi uma gentileza para os padrões da época.

Uma decapitação com um machado também poderia envolver vários golpes e o rei especificou que a cabeça deveria ser “cortada”, o que significava por espada – uma forma mais confiável de execução, mas não usada na Inglaterra.

“Por conhecermos a história tão bem, esquecemos como foi profundamente chocante executar uma rainha. Durante anos, o seu confiável conselheiro Thomas Cromwell levou a culpa. Mas isto mostra, na verdade, que foi Henrique a puxar os cordelinhos”, concluiu Borman.

A maioria dos historiadores concorda que as acusações eram falsas – o único crime de Ana Bolena foi não ter dado um filho a Henrique VIII.

Borman é curadora-chefe adjunta da Historic Royal Palaces, a instituição de caridade que administra a Torre de Londres. A investigadora incluirá a descoberta na sua próxima série do Channel 5, The Fall of Anne Boleyn, que começa em dezembro.

Por que Henrique VIII mandou executar Ana Bolena?

O rei mais famoso da história da Inglaterra casou-se seis vezes na sua busca incessante por um herdeiro homem. Divorciou-se das sua primeira esposa, Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena – o casamento levou-o a romper com a Igreja Católica e ocasionou a Reforma Inglesa. Bolena deu-lhe uma filha, que se tornou Elizabeth I.

De acordo com o IFLScience, o rei nem sempre teve um “comportamente tirânico”. A sua atitude mudou drasticamente em 1536 – e a culpa terá sido de um cavalo. Num torneio no Greenwich Palace em 24 de janeiro desse ano, Henrique VIII, de 44 anos, estava com a armadura completa quando foi lançado do cavalo. A situação piorou imediatamente quando o animal caiu em cima dele. O rei permaneceu inconsciente durante duas horas durante as quais as pessoas ao seu redor acreditaram que o ferimento foi fatal.

Antes desse evento, o rei era caraterizado como “prudente e sábio e livre de todos os vícios” e “um homem de amizade gentil e gentil no debate; ele age mais como um companheiro do que um rei”, de acordo com neurologistas da Yale Memory Clinic na Yale School of Medicine.

A equipa analisou os problemas que o rei teve após a lesão, incluindo dores de cabeça, insónia, controlo deficiente dos impulsos e perda de memória. A equipa também observou que a impotência e o ganho de peso também podem resultar de lesão cerebral traumática, especialmente tiver disfunção hipofisária associada e problemas hormonais.

“Sabemos de pelo menos três ferimentos graves na cabeça na vida de Henrique. Pode ter tido dores de cabeça e mudanças mais subtis na sua personalidade após o primeiro ferimento na cabeça, mas há uma mudança marcante nele após 1536″, concluiu a equipa. “É inteiramente plausível, embora talvez não provável, que o cérebro traumático repetido lesão levou a mudanças na personalidade”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.