Vespa-asiática à solta no Porto

Alex Bartok / Flickr

-

A Quercus revelou hoje ter a confirmação da presença da vespa-asiática na cidade do Porto, exigindo ao Governo que o plano de ação contra esta espécie exótica e invasora seja “efetivamente aplicado com urgência”.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Quercus, João Branco, afirmou que foram observados “indivíduos, mas não ninhos, no Jardim Botânico do Porto” por um entomólogo consultor da associação.

“O Governo tenta minimizar a situação, afirmando que se trata de uma praga que existe apenas na região de Entre Douro e Minho, mas a Quercus tem a confirmação da sua ocorrência na cidade do Porto e teme que rapidamente se propague a outras regiões do país”, alertou a associação, em comunicado enviado à agência Lusa.

Plano de ação

Segundo João Branco, “tem de haver um plano de ação que garanta um combate eficaz”, porque o que existe “depende das pessoas, ou seja, só após comunicação da existência de ninhos é que a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) atua”.

“Isto não chega, é preciso que haja uma busca sistemática dos ninhos da vespa-asiática e sua posterior destruição”, defendeu.

O ambientalista recordou que a introdução fortuita ou intencional de espécies exóticas e invasoras “foi considerada uma das principais causas da perda da biodiversidade e de degradação dos serviços de ecossistemas em toda a União Europeia e no mundo”.

“O custo económico das espécies exóticas e invasoras é estimado em pelo menos 12 mil milhões de euros por ano na União Europeia”, sustentou, acrescentando que a vespa-asiática “está em expansão há vários anos provocando prejuízos na atividade apícola e na perda da biodiversidade, ao reduzir o número de polinizadores.

Para João Branco, “não tem lógica” o Estado “estar a distribuir milhões para a apicultura (através de fundos comunitários) e não combater esta praga“, podendo estar-se perante “um investimento perdido”.

O ambientalista destacou ainda ser desconhecido o impacto que a vespa-asiática tem nos outros insetos polinizadores, porque “apenas se sabe que ataca abelhas”.

Na luta contra esta praga, “muitos apicultores acabam por combater todas as vespas, indiscriminadamente, e há vespas autóctones que combatem a vespa-asiática”, acrescentou.

No comunicado, a Quercus adianta estar a preparar uma campanha pública sobre a proteção dos polinizadores que visa, entre outros objetivos, “alertar para os perigos que a introdução de espécies exóticas pode ter nos ecossistemas, dando destaque a uma campanha urgente de informação relativa à vespa-asiática” e “sensibilizar os agricultores, em particular, e a opinião pública, em geral, para os perigos do mau uso dos pesticidas na saúde pública e no desaparecimento dos polinizadores”.

A Lusa contactou a Câmara do Porto e a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte para obter esclarecimentos sobre a presença da vespa-asiática na cidade, aguardando respostas.

O responsável da Quercus chamou ainda a atenção para outras espécies exóticas e invasoras que ameaçam a produção de frutos pequenos (mirtilos, morangos, framboesas e cerejas) e a produção de castanha, a mosca Drosophilasusukii e a vespa do castanheiro Dryocosmus, respetivamente, para as quais é preciso estar alerta.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque é que estes senhores em vez de só exigirem não atuam???
    “…exigindo ao Governo que o plano de ação contra esta espécie exótica e invasora…”
    Porque é que em vez de exigir um plano se ação não elaboram eles um plano de ação e propõe ao governo?
    Exigir é fácil, agora fazer…….
    E não me venham com a história das competências, porque nem para exigir têm competência.

  2. Isto é efectivamente grave, as pessoas não têm noção de como isto pode afectar as suas vidas. O governo deve intervir mesmo!

  3. Eu acho que todos os que reconhecem as vespas as devem exterminar e não ficarem à espera que sejam os outros a fazerem o trabalho que lhes pertence eu mato todas as vespa que fazem ninhos perto da minha casa pois meu filho é alérgico às picadas e já teve de ser hospitalizado por ser picado os apicultores são os primeiros interessados não vão ficar à espera que o governo vá cuidar das colmeias juntem-se todos e cassem todos os intrusos

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …