Verstappen vence GP do Japão e sagra-se bicampeão de Fórmula 1 – após polémica com a FIA

2

Kamran Jebreili / EPA

Max Verstappen campeão mundial de Fórmula 1

Piloto foi coroado vencedor após Charles Lecrerc (Ferrari) sofrer uma penalização de cinco segundos.

Numa prova reduzida a menos de uma hora, devido à chuva que se abateu sobre Suzuka, Verstappen conseguiu efetuar 28 das 53 voltas antes de esgotado o tempo limite para a conclusão da corrida (três horas).

O neerlandês terminou o GP do Japão com 26,763 segundos de vantagem para Leclerc e 27,066 para o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), que acabou promovido a segundo por troca com o monegasco depois de o piloto da Ferrari ser penalizado em cinco segundos por cortar caminho na penúltima curva da corrida, quando se defendia de Pérez. Com esta 12.ª vitória da temporada em 18 corridas, Verstappen chega aos 366 pontos, mais 114 do que Pérez, quando há 112 em disputa nas quatro provas ainda por realizar.

Título “bonito em época especial”

“Estou muito orgulhoso pelo que conquistámos. Foi incrível. Agradeço a todos os que contribuíram para este sucesso. Conquistar o segundo campeonato com a Honda, especialmente aqui, é muito emotivo”, disse o piloto neerlandês.

Max Verstappen já se tinha mostrado “muito feliz por ter sido possível correr”, apesar das condições climatéricas adversas em Suzuka, e “muito satisfeito por vencer e pelos fãs”, numa altura em que ainda não tinha sido anunciada a penalização a Charles Leclerc (Ferrari), que lhe valeu a conquista do campeonato antecipadamente.

Já depois da cerimónia do pódio, e entrevistado pelo antigo piloto Jenson Button, Max Verstappen disse que “o primeiro [título] é mais emotivo mas o segundo é mais bonito pela época” que a equipa está a ter.

“Lideramos os construtores e agora concentramo-nos nessa luta”, frisou o neerlandês, considerando que esta está a ser “uma temporada muito especial”.

// Lusa

2 Comments

  1. A F1 já foi uma paixão, maior até que o futebol, mas foi tempo , os últimos dois anos foram um desastre, a FIA está povoada de arrivistas – só faltavam mesmo os árabes, assisti na época passada a um verdadeiro roubo e no ano corrente é só trapalhadas, as regras mudam de uma corrida para a outra e mesmo dentro da mesma, a F1 está cada vez mais parecida com o futebol português.

    • Eu nunca liguei ao futebol, mas se a F1 estivesse como o futebol português até não estava muito mal… o problema é que está mesmo como o futebol internacional e a FIA cada vez mais parecida com a máfia da FIFA!!
      Mundial de futebol no Qatar, F1 em países manhosos como os Emirados a Arábia Saudita, o Bahrein, a China, etc, etc… até o presidente da FIA já é árabe!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.