Vereadores deixam o Chega quando conhecem o partido. “Deus me livre de Ventura!”

13

Mário Cruz / Lusa

André Ventura

Desde as últimas eleições autárquicas, Chega já perdeu praticamente metade dos vereadores que conseguiu em 2021.

O Chega tinha 12 deputados, vai passar a ter 48. A maioria deles são desconhecidos para os portugueses.

Também será desconhecido o rumo de cada um dos novos deputados, a postura – e até o futuro próximo destes membros do Chega.

O contexto não é o mesmo mas o Jornal de Notícias recorda o que aconteceu após as eleições autárquicas de 2021.

Já nessa altura, o partido de André Ventura tinha dado um “salto”, ao chegar a 4,16%, eleger 19 vereadores e passando a estar presente em sete distritos (embora tenha ficado no quarto lugar entre os partidos, atrás de PS, PSD e CDU).

Entre os 19 vereadores, nove já deixaram o Chega. Ou seja, praticamente metade dos eleitos abandonaram o partido. Em média, saiu um vereador de três em três meses. E o Chega também já perdeu dezenas de deputados municipais.

Um motivo é comum a quase todas as saídas: os eleitos deixam o Chega quando conhecem o partido, quando percebem a estratégia e a estrutura nacional do Chega.

O segundo motivo em comum são as críticas a Ventura – um “mentiroso compulsivo” e líder de uma “seita”, segundo Fernando Feitor, que era vereador em Vila Verde.

Deus me livre ter uma pessoa destas a governar o país. As pessoas estão muito iludidas. Para mim é igual ou pior àqueles todos que estão no Governo”. disse a vereadora Cidália Figueira (Câmara de Moura), sobre André Ventura. Cidália foi eleita pelo Chega mas saiu logo dois meses depois das eleições autárquicas.

Márcio Oliveira, brasileiro, saiu do Chega porque queixa-se de que foi alvo de xenofobia: “Comecei a sentir o preconceito e racismo do partido. Cheguei a ouvir bocas ‘como é que esse brasileiro foi eleito?’”.

Há queixas de votos condicionados a favor de “interesses pessoais e financeiros” de um empresário, de “radicais religiosos” a liderarem o rumo, ou de o Chega não ser um partido democrático.

ZAP //

13 Comments

  1. Muitos que votaram no Chega para as Legislativas ainda se vão arrepender, mas tb foi bom o Chega Subir muito, pois pode ser que agora PS e PSD comecem a pensar em Governar em vez de Roubar e fazerem Desvios de dinheiro para os Amigos

    8
    3
  2. Formado em Direito, Comentador de Futebol e muitos anos Seminarista,
    Conseguiu três Mestrados respectivamente, Mentira, roubalheira e Falsidade.
    Seria bom limitar o número de deputados formados em Direito, em todos os Partidos com votos significativos, igualdade de profissões representadas na Assembleia da República.

    3
    5
  3. As pessoas votam no Chega porque a palavra “chega” corresponde àquilo que eles querem: “Chega” de corrupção, “chega” de compadrios, “chega” de desgoverno, etc

    7
    5
  4. Boa tarde @todos, a lenga lenga continua e a demonização do Chega também … Qual é o medo ? As pessoas começam a acordar e a votar nos partidos anti-sistema, a mudança está em curso por toda a Europa. Deve ser das políticas fofinhas que nos conduziram a este pântano chamado União Europeia. Os ventos de guerra já se fazem sentir, como dizia o outro habituem-se …

    3
    8
  5. Eu mesma, e o iluminado do ventura é que vai resolver a situação….
    São escolhidos a dedo, qual deles o melhor.
    Definição de democracia do ventura:
    “Democraticamente, decidi por unanimidade”

    8
    3
  6. O que eles querem dizer com isso é que “Chega de roubalheira, etc. para os outros” e “Venha a nós, que é a nossa vez”!

    9
    1
  7. O Chega não é um partido do arco da Democracia, é um partido populista de Extrema-Direita. Tem alianças com partidos corruptos como foi o Bolsonaro ou como é o de Orban da Hungria. As pessoas que votaram Ventura sentem-se representadas por ele, odeiam ciganos e imigrantes, acham os negros inferiores, mulheres emancipadas e qualificadas assustam-nos, os homossexuais são paneleiros, inventaram a ideologia de género para atacar a igualdade de género. Fazem questâo de ser mal-educados. São ultra-nacionalistas de carteirinha. Conclusão, sâo pessoas sem boas qualidades humanas.

    8
    3
  8. Vão-se habituando, e tomem uns calmantes, pois em democracia as pessoas que trabalham, e os jovens, também têm uma palavra a dizer… nesta linda república das BANANAS.
    Pessoas mal formadas há em todo a lado, procurem no “polvo”….

    1
    4
  9. estes camaradas, quizer aparecer à conta do chega, nunca niguem quis nada com eles…. aproveitaran que o chega não tinha pessoal suficiente para a eleiçoes e aceitaram todos e mais alguns…. (dores de crescimento), conseguiram o cargo, agora é livre ventura, meus amigos brevemente ficaram tambem livres pois cuspir no prato é feio. todos tem os seus defeitos, chega nesta gente… só querem é tachos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.