Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa.

O Partido Ecologista “Os Verdes” entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo sobre resíduos provenientes da remoção de amianto que estão a ser depositados ilegalmente em aterros para resíduos não perigosos. A denúncia foi feita pela deputada Mariana Silva.

“Em relação à colocação de resíduos de amianto em aterros, após a sua remoção, foi mencionado pela Zero, tendo por base o acompanhamento que a Associação está a fazer sobre a temática do amianto, que na prática não estão a ser cumpridas as regras para colocação de amianto em aterros para resíduos não perigosos”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

O assunto foi primeiramente mencionado no passado dia 16 de novembro, numa sessão de esclarecimento sobre os problemas de saúde pública associados ao amianto, que decorreu em Oeiras e contou com a participação do partido ecologista.

O amianto é um material cancerígeno, pelo que os resíduos gerados pela sua remoção devem ser considerados perigoso e a sua gestão ser realizada da melhor forma possível, “sendo por isso inadmissível que as autoridades ambientais estejam a falhar no controlo destas operações”, lê-se ainda na nota.

A mistura de amianto e resíduos orgânicos no mesmo aterro é proibida porque os resíduos biodegradáveis geram subprodutos que podem ajudar à libertação de amianto. Esta situação é não só prejudicial para a saúde pública, mas também para o próprio ambiente.

Tendo isto em conta, a deputada Mariana Silva questiona se o Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tinham conhecimento desta situação. Além disso, pergunta ainda quantos dos dez aterros para resíduos não perigosos existentes em Portugal Continental estão a ser inspecionados pela APA para não permitir esta prática ilegal.

Ainda recentemente, a plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, alertou que só em 2016 e 2017, foram importadas 53 mil toneladas de matérias perigosas — entre as quais o amianto. Neste mesmo período, 727 toneladas de resíduos com amianto foram enviadas para aterros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …