Verão chega hoje, mas vem só cumprir calendário

~BostonBill~ / Flickr

-

Este sábado é o dia mais longo do ano, e marca a data em que oficialmente chega o Verão – mas apenas para cumprir calendário, porque as temperaturas serão amenas e o sol vai por-se à mesma hora, ou mesmo mais tarde, até ao fim do mês.

Ainda assim, do lado norte da terra assinala-se o solstício de verão e a estação substitui a primavera precisamente às 11:51, mantendo-se durante 93,65 dias, até chegar o equinócio do outono, a 23 de setembro.

O sol nasceu este sábado às 06:12 e só se põe às 21:05. É na verdade o dia do ano com mais sol, mas também o será este domingo.

De segunda a quarta-feira da próxima semana nascerá um minuto mais tarde, mas mantém-se a hora de se pôr.

Na quinta-feira, 26, nasce um minuto ainda mais tarde mas também se vai pôr um minuto mais tarde, às 21:06. Na prática, até quase ao fim do mês, a diferença será de apenas um minuto.

“É normal, o solstício é quando o sol atinge a declinação máxima” em latitude, mas essas pequenas variações em relação ao pôr-do-sol são normais, disse à Agência Lusa a astrónoma Suzana Ferreira.

Como normais são também as temperaturas que não devem de exceder os 25 graus no dia em que chega a estação do calor, como disse também à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Na verdade, alerta, no primeiro dia de verão até podem ocorrer chuviscos ocasionais, tudo por culpa de uma região depressionária a oeste do continente.

E o pior é que essa depressão deve deslocar-se no fim de semana e tornar o tempo ainda menos de verão até quarta-feira. Mas diz a especialista “é perfeitamente normal para a época”.

Como é normal para muitos ser o verão das estações mais esperadas, associada a férias, a “pouco trabalho e muita micose” segundo o escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo, a dias de calor e de praia, a bons momentos.

“O meu país sabe as amoras bravas no verão”, escreveu a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Mas são relativos os estereótipos. Não há relatos de que sejam mais felizes os habitantes de Spitsbergen, no arquipélago ártico de Svalbard, onde o dia começou a 17 de abril e onde só a 25 de agosto se vai começar de novo a pôr o sol.

Nem que sejam infelizes os habitantes de Ushuaia, Argentina, no hemisfério sul já perto da Antártida, onde no sábado o sol nasce às 11:00 e se põe pouco depois das 18:00. E onde se comemora com muitas festas o solstício de inverno.

Quando as pessoas são felizes não reparam se é inverno ou verão“, escreveu o dramaturgo russo Anton Tchekhov.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …