Verão chega hoje, mas vem só cumprir calendário

~BostonBill~ / Flickr

-

Este sábado é o dia mais longo do ano, e marca a data em que oficialmente chega o Verão – mas apenas para cumprir calendário, porque as temperaturas serão amenas e o sol vai por-se à mesma hora, ou mesmo mais tarde, até ao fim do mês.

Ainda assim, do lado norte da terra assinala-se o solstício de verão e a estação substitui a primavera precisamente às 11:51, mantendo-se durante 93,65 dias, até chegar o equinócio do outono, a 23 de setembro.

O sol nasceu este sábado às 06:12 e só se põe às 21:05. É na verdade o dia do ano com mais sol, mas também o será este domingo.

De segunda a quarta-feira da próxima semana nascerá um minuto mais tarde, mas mantém-se a hora de se pôr.

Na quinta-feira, 26, nasce um minuto ainda mais tarde mas também se vai pôr um minuto mais tarde, às 21:06. Na prática, até quase ao fim do mês, a diferença será de apenas um minuto.

“É normal, o solstício é quando o sol atinge a declinação máxima” em latitude, mas essas pequenas variações em relação ao pôr-do-sol são normais, disse à Agência Lusa a astrónoma Suzana Ferreira.

Como normais são também as temperaturas que não devem de exceder os 25 graus no dia em que chega a estação do calor, como disse também à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Na verdade, alerta, no primeiro dia de verão até podem ocorrer chuviscos ocasionais, tudo por culpa de uma região depressionária a oeste do continente.

E o pior é que essa depressão deve deslocar-se no fim de semana e tornar o tempo ainda menos de verão até quarta-feira. Mas diz a especialista “é perfeitamente normal para a época”.

Como é normal para muitos ser o verão das estações mais esperadas, associada a férias, a “pouco trabalho e muita micose” segundo o escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo, a dias de calor e de praia, a bons momentos.

“O meu país sabe as amoras bravas no verão”, escreveu a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Mas são relativos os estereótipos. Não há relatos de que sejam mais felizes os habitantes de Spitsbergen, no arquipélago ártico de Svalbard, onde o dia começou a 17 de abril e onde só a 25 de agosto se vai começar de novo a pôr o sol.

Nem que sejam infelizes os habitantes de Ushuaia, Argentina, no hemisfério sul já perto da Antártida, onde no sábado o sol nasce às 11:00 e se põe pouco depois das 18:00. E onde se comemora com muitas festas o solstício de inverno.

Quando as pessoas são felizes não reparam se é inverno ou verão“, escreveu o dramaturgo russo Anton Tchekhov.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …