“Bandidos”. Ventura vai a tribunal no processo movido por família do bairro da Jamaica

Mário Cruz / Lusa

O líder do Chega, André Ventura

O presidente do Chega confirmou, este sábado, que irá a tribunal, no dia 10 de maio, para responder num processo movido pela família do bairro da Jamaica visada na sua campanha para as eleições Presidenciais.

Em Bragança, André Ventura reagiu à notícia avançada pelo Diário de Noticias de que foi processado por sete membros de uma família residente no bairro da Jamaica, no Seixal, por ter usado uma fotografia em que apareciam junto de Marcelo Rebelo de Sousa para dizer que o Presidente da República preferiu estar com “bandidos” do que visitar os polícias envolvidos num desacato na zona.

A alusão foi feita em janeiro, durante um debate televisivo para as eleições Presidenciais, e o julgamento do processo movido pela família em causa está marcada para 10 de maio, o que para o líder do Chega é motivo de “estranheza” pela rapidez do processo e por alegadamente não ter sido contactado.

“Quero manifestar a minha estranheza enorme por nunca ter sido contactado em relação a este processo, soube hoje também que o Parlamento não foi contactado em relação a este processo e aparentemente está marcada uma audiência de julgamento para dia 10 de maio”, afirmou.

Ventura disse também estranhar “a rapidez com que tudo isto aconteceu e que certamente os portugueses estranharão que outros fiquem sete anos e oito e nove à espera de decisões, e aparentemente os do André Ventura e do Chega são rapidíssimos”.

“O André Ventura não fugirá à Justiça, enfrentará a Justiça no dia 10 de maio, o que eu disse mantenho exatamente nos mesmo termos, não vou voltar atrás”, declarou, à margem de uma convenção autárquica do partido.

O presidente do Chega espera “que o tribunal compreenda que vivemos numa democracia e em democracia há liberdade de expressão, também há consequências dessa liberdade de expressão” e estará presente na audiência para “assumir essas consequências da liberdade de expressão”.

“Estranho o momento, estranho a rapidez, estranho a velocidade com que todo este processo foi feito, não fugirei, estarei lá, enfrentarei a Justiça a defender que nós não somos racistas, a defender que o que disse foi que o Presidente da República tinha preferido estar com bandidos, e um deles tinha sido noticiado como bandido, e não foi visitar os policias que foram agredidos, mantenho exatamente aquilo que disse“, reiterou.

Ventura disse ainda que não abandonará a política por causa deste processo e remete para os militantes decisões sobre a continuidade da liderança.

“Se isso não se puder dizer, prendam-me. Se eu não puder dizer neste país que acho que um Presidente da República deve ir visitar polícias e não bandidos, acho que estamos num país errado, se eu não puder dizer que há problemas com minorias em Portugal, acho que já não estamos no país certo”, declarou.

Nesse debate presidencial, o líder do partido da extrema-direita afirmou: “Esta fotografia mostra tudo o que a minha direita não é. Nesta fotografia, o candidato Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se com bandidos, um deles é um bandido verdadeiramente.”

“Porque esta fotografia que está aqui, (…) não foi tirada depois na esquadra de polícia, foi tirada só, entre aspas e vão-me desculpar a linguagem, à bandidagem. E, portanto, talvez seja aqui uma diferença entre nós: eu não tenho medo de ser politicamente incorreto, de lhes chamar os nomes que têm de ser chamados e dizer o que tem de ser dito”, disse ainda, citado pelo DN.

“Eu nunca vou ser Presidente dos traficantes de droga, nunca vou ser Presidente dos pedófilos, nunca vou ser Presidente dos que vivem à conta do Estado, com esquemas de sobrevivência paralelos, enquanto os portugueses de bem pagam os seus impostos, todos os dias a levantar-se de manhã à tarde para os pagar e o que fez aqui não tem nenhuma justificação… (…) Muitos destes indivíduos vieram para Portugal para beneficiar única e exclusivamente daquilo que é o Estado Social”, continuou.

https://twitter.com/PartidoCHEGA/status/1352705052767625221?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1352705052767625221%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fsociedade%2Ffamilia-do-bairro-da-jamaica-exige-pedido-de-desculpas-a-ventura-e-chega-13521623.html

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Advogado grátis, notoriedade e atenção como nunca conseguiriam na vida…. possibilidade de sacarem ainda mais algum… mas têm razão!! Ventura devia ter sido mais educado… diz-se: Srs. Bandidos! … ou Suas Excelências… merecem… são minoria merecem…

  2. Mais um exemplo da justiça em Portugal… Rápida para uns…
    Se fosse o processo do outro. Desapareciam as provas todas.

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …