Ventura colocou o lugar no Basta à disposição. Mas parceiros da coligação decidiram mantê-lo

André Ventura disse-se disposto a abandonar a lista do Basta às eleições europeias após receber protestos de “centenas de apoiantes e alguns financiadores” descontentes por ter faltado a uma debate na RTP para fazer comentário desportivo na CMTV na passada segunda feira.

“Vou colocar o lugar à disposição da coligação“, afirmou André Ventura ao Observador, indicando que se os apoiantes “acharem que foi errado, o segundo lugar [Gonçalo da Câmara Pereira] será o cabeça de lista”.

Ficou da responsabilidade dos líderes dos restantes membros da coligação — o Partido Popular Monárquico (PPM), o Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o movimento Democracia 21 — a decidir pela manutenção ou saída de André Ventura.

A reunião aconteceu na terça-feira à noite para a noite desta terça-feira, na qual os líderes decidiram a permanência de André Ventura como cabeça de lista. “Não só aprovámos a continuação, como também aprovámos um voto de confiança a todo o trabalho desenvolvido na campanha e entendemos que a quebra de confiança deu-se devido a decisões da RTP e não do nosso cabeça de lista”, afirmou à Lusa a mandatária da coligação que também integra a lista, Sofia Afonso Ferreira.

O candidato pela coligação Basta colocou na terça-feira o lugar à disposição depois de ter faltado ao debate eleitoral na RTP3 – transmitido na noite de segunda-feira — para participar num outro de cariz desportivo na CMTV, onde é comentador habitual.

A mandatária, que é também fundadora do movimento Democracia 21, explicou que “estava previamente combinado, já com alguma antecedência”, que André Ventura “estaria no debate” entre os candidatos sem representação no PE.

Assegurando que a estação televisão pública tinha sido avisada de que o candidato iria depois estar presente no outro programa na CMTV, Sofia Afonso Ferreira imputa culpas à RTP: “Estava tudo agendado e à última da hora a RTP alterou a hora e também não permitiu que [o cabeça de lista] fosse substituído.”

“Teve de ser tomada uma decisão e o nosso cabeça de lista respeitou o que já estava decidido com o outro canal, em que não houve alterações”, explicou, acrescentando que “não é o final do mundo o cabeça de lista não comparecer num debate”. Ainda assim, a mandatária confessa que a coligação não estava à espera “que houvesse tanta polémica”, mas descarta o prejuízo que poderá ter nas urnas de voto.

“Há sempre contestação e pessoas a apoiar. Fizemos o que nos competia. Quando há uma situação, os líderes reúnem-se e tomam decisões”, vincou. Por isso, Sofia Afonso Ferreira assegurou que “o cabeça de lista continuará”.

Apesar de estar previsto na lei eleitoral que “os órgãos de comunicação social que integrem candidatos ao ato eleitoral como colaboradores regulares devem suspender essa participação e colaboração durante o período da campanha eleitoral e até ao encerramento da votação”, André Ventura continua a ser comentador da CMTV.

“Na minha interpretação, as minhas funções como comentador desportivo e de justiça não colidem com as minhas funções políticas”, justifica, continuando: “Se eu não puder manter a minha atividade profissional durante o período de campanha, eu vivo do quê? Acho até inconstitucional privar alguém de rendimentos por participar num ato eleitoral.

O possível abandono do Basta não colocava em causa a liderança do Chega, indicou ainda André Ventura, que se vai candidatar à presidência do partido no primeiro congresso. “A situação só se coloca se também os militantes do Chega considerarem que isto me inviabiliza como presidente”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …