Ventura foi deputado único mais ativo, Joacine fez mais só do que pelo Livre

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do partido Chega, André Ventura

O deputado único do Chega, André Ventura, foi o apresentou mais projetos de lei (11) na Assembleia da República, mais um do que a Iniciativa Liberal, mas nenhum dos partidos estreantes viu conseguiu aprovar qualquer projeto legislativo.

Segundo o balanço provisório da atividade parlamentar da 1.ª sessão da atual XIV Legislatura (entre outubro e julho), o populista de direita somou 11 projetos de lei (nenhum aprovado) e 48 projetos de resolução (dois aprovados), além de 11 perguntas, seis das quais com resposta, a Governo ou Administração Pública.

Desde o dia 25 de outubro de 2019 até à última sexta-feira (24 de jul 2020) foi apresentado no hemiciclo um total de 530 iniciativas legislativas e de 597 iniciativas de resolução.

Curiosamente, a agora deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, após divergências com a direção do partido pelo qual foi eleita, Livre, registou maior atividade depois de se desligar das “papoilas”: dois projetos lei (nenhum aprovado) e 10 projetos de resolução (dois aprovados).

Enquanto representou o Livre, ou seja, até 3 de fevereiro, Joacine Moreira só submeteu um projeto de lei que não foi aprovado e fez duas perguntas ao Governo ou à Administração Pública.

O deputado único da Inciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, alcançou o segundo lugar do ‘ranking’, atrás de Ventura, com a apresentação de 10 projetos de lei (nenhum aprovado) e 29 projetos de resolução (um aprovado).

O liberal fez ainda 33 perguntas ao Governo ou à Administração Pública, tendo obtido 23 respostas, e formulou sete requerimentos à Administração Central ou Local ou a entidades independentes, sem qualquer retorno.

Também devido a desentendimentos no seio do PAN, Cristina Rodrigues passou a deputada não inscrita a partir de 25 de junho e tem somente no currículo um projeto de lei não aprovado.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa senhora Joacine Moreira, vejo-a sentada, não sei o que fez pelas pessoas que a elegeram pelo livre.
    Sinceramente, não vejo trabalho.

  2. Caro IBD, foi um erro de casting. Parece impossível mas é verdade: um historiador erro tamanho. Eu sei que ele já se arrependeu!

RESPONDER

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …