Principal banco estatal da Turquia deixou de oferecer serviços a Caracas

Cristian Hernandez / EPA

O Banco Ziraat, a maior instituição estatal financeira da Truquia, deixou de oferecer serviços ao Banco Central da Venezuela (BCV), para evitar as sanções de Washington impostas ao Governo do Presidente Nicolás Maduro, segundo a imprensa venezuelana.

De acordo com a Unión Rádio, a medida foi aplicada depois de a Assembleia Nacional da Venezuela (NA) denunciar que o banco turco era usado para “mobilizar dinheiro e importar produtos em liras turcas”, noticiou a agência Lusa esta sexta-feira.

A Turquia é tida como um aliado do Governo do Presidente Nicolás Maduro e no mercado venezuelano é possível encontrar produtos básicos turcos.

A 09 de agosto, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hamo Aksoy, disse desaprovar a decisão dos Estados Unidos (EUA) de “bloquear bens do Governo da Venezuela” e a possível “imposição de sanções globais”.

“Preocupa-nos que essa ordem executiva agrave as dificuldades económicas que enfrenta o povo venezuelano e que tenha um impacto negativo nas iniciativas dirigidas a encontrar uma solução política na Venezuela”, explicou um comunicado das autoridades turcas publicado no Twitter.

No documento, a Turquia reiterou que “para encontrar uma solução duradoura”, para a crise política venezuelana, “todas as partes devem continuar a contribuir ao processo de diálogo político”.

Em 05 de agosto, os EUA anunciaram o congelamento de todos os ativos do Governo venezuelano, uma decisão anunciada pela Casa Branca e que traduz uma escalada das tensões com Nicolás Maduro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …