Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo.

Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, tendo mesmo sido identificada uma proteína analgésica no veneno da aranha-pássaro chinês que pode ser muito útil no tratamento de várias doenças. O veneno pode ajudar em tratamentos de doenças como o cancro da pele, derrame cerebral e artrite.

Segundo o New Atlas, agora, a equipa identificou novas moléculas numa espécie de aranha diferente, que podem ter como alvo a dor visceral – que afeta os órgãos internos, e muitas vezes é desencadeada por distúrbios gastro-intestinais e da bexiga. O estudo foi publicado na revista Pain a 17 de agosto.

Stuart Brierley, autor do estudo, diz que “os órgãos internos têm uma rede complexa de nervos sensoriais com uma ampla gama de canais iónicos e recetores dependentes de voltagem para detetar estímulos”, acrescentando que  “a hipersensibilidade desses nervos na doença muitas vezes contribui para o desenvolvimento da dor”.

Assim, a equipa começou a investigar quais os peptídeos que poderiam ajudar a tratar a dor visceral, bloqueando os canais relacionados. Idealmente, o veneno usado para efetuar o bloqueio da dor não deveria afetar outros canais, como é o caso do coração.

Depois de examinar 28 espécies de aranhas, a equipa encontrou um candidata particularmente promissora: a tarântula Pinkfoot Goliath. Encontrada na Venezuela e no Brasil, esta é uma das maiores aranhas do mundo, uma vez que mede de cerca de 30 cm.

Os investigadores encontraram dois peptídeos – o Tap1a e Tap2a –  que foram muito eficazes na inibição dos canais iónicos associados à dor. Em testes com ratos, a equipa descobriu que Tap1a era particularmente potente, reduzindo quase toda a dor visceral crónica.

O tratamento aplicado a humanos pode ainda estar longe. Ainda assim, é um bom ponto de partida para os cientistas, que podem começar a aprender mais sobre biologia e o uso do veneno no tratamento de doenças.

Para já, os investigadores têm “um entendimento forte da estrutura, e da função desses peptídeos do veneno de aranha”, garante Richard Lewis, autor principal do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …