Vendas de PC continuam a cair e parece não haver salvação à vista

O mercado de computadores continua em trajetória descendente. Uma investigação da Gartner revelou que no segundo trimestre de 2015 as vendas de PC atingiram o valor mais baixo dos últimos dois anos.

Somente 68,4 milhões de computadores pessoais foram vendidos no segundo quartel deste ano, representando uma queda de 9,5% face ao mesmo período de 2014. A consultora diz que esta é maior queda das remessas de PC desde o terceiro trimestre de 2013. Está prevista um declínio de 4,4% nas vendas de 2015.

A Gartner mostra que a Lenovo e a HP estão na liderança do mercado dos PC, com quotas de mercado de 19,7% e 17,4%, respectivamente, no segundo trimestre.

Uma analista da consultora, Mikako Kitagawa, diz que o crescimento do mercado dos PC que se registou em 2014 foi causa direta do fim do suporte fornecido ao Windows XP da Microsoft, com a renovação das frotas de computadores. A responsável afirma que após o esmorecimento do impacto do XP, não houve nenhum outro fator que revitalizasse significativamente o mercado dos PC, o que levou à sua queda.

No entanto, o lançamento do Windows 10, planeado para 29 de julho (embora só deva ser disseminado para a maior parte dos utilizadores a partir de agosto), poderá soprar algum ar para os pulmões do mercado dos computadores já este ano.

A mobilidade é a grande inimiga dos PC, com um portfólio cada vez mais amplo de dispositivos móveis, como smartphones, tablet e wearables. A depressão do valor do mercado tem infligido sérios e profundos golpes nas empresas cujos negócios se apoiam em processadores, software e hardware para PC.

Citado pelo Wall Street Journal, Dean McCarron, analista da Mercury Research, profetizou que o impacto que o novo sistema operativo responsive da Microsoft terá ao nível do mercado dos computadores pessoais será bastante reduzido.

B!T

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem tudo quer tudo perde, a Microsoft nunca deveria ter parado o apoio ao xp que continua para muitos dos cibernautas a ser o melhor sistema operativo, digo por experiência própria, já testei o windows 7 e o 8.1, voltei para o 7 por enquanto, mas preferia o xp, pois nestes novos sistemas operativos detectei uma enorme descarga em (mb) de actualizações e muitas falhas do sistema operativo, principalmente no média player, outro aspecto é que nunca o xp me danificou um hd e no 8.1 já tive prejuízo logo após a instalação. Com a crise que temos, a microsoft nunca deveria ter parado o apoio ao xp, pois sei de muita gente que mesmo sem actualizações, continua a trabalhar com este sistema, bem hajam, sem mais.

RESPONDER

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …