Venda a descoberto de ações do BCP suspensas

Millennium BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) proibiu a venda a descoberto de ações do BCP durante todo o dia de quinta-feira.

A decisão do regulador dos mercados financeiros acontece depois de, na sessão desta quarta-feira, as ações do banco terem derrapado 15,07% para 0,0879 euros, com 786 milhões de títulos transacionados no montante de 74,2 milhões de euros.

Nos considerandos justificativos da sua decisão, a CMVM destacou que “a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo“.

Um analista de banca contactado pela Agência Lusa, que pediu para não ser identificado, disse que, além dos efeitos do caso Banco Espírito Santo (BES) estarem a chegar aos restantes títulos da banca, os investidores também desconfiam das autoridades portuguesas, já que as declarações que garantiam a solidez do BES terminaram com o fim do banco, tal como era conhecido.

Por outro lado, acrescentou, os investidores estão a fugir dos títulos do setor financeiro, porque é grande o risco de perderem tudo no modelo agora encontrado para fazer face à possível falência de um banco.

Entretanto, esta quinta-feira, o BCP anunciou que vai reembolsar o Estado em 1.850 milhões de euros, “após ter obtido do Banco de Portugal a devida autorização”.

O comunicado à CMVM refere que, “com este reembolso, o BCP antecipa o calendário inicialmente definido para o pagamento de CoCos [instrumentos de capital common equity tier 1], permitindo uma poupança superior a 300 milhões de euros no resultado líquido, e reafirma a sua intenção de reembolsar os 750 milhões adicionais até ao início de 2016″.

Prejuízos e aumento de capital

A 28 de julho, o Banco Comercial Português informou que registou um resultado líquido negativo de 62 milhões de euros entre janeiro e junho, valor que compara com o prejuízo de 488 milhões de euros apurado em igual período de 2013.

“O resultado trimestral [entre abril e junho], um prejuízo de 22 milhões de euros, é claramente o melhor trimestre dos últimos dois anos”, afirmou Nuno Amado, presidente do BCP, na conferência de imprensa de apresentação das contas.

Estes resultados foram anunciados no mesmo dia em que entraram no mercado os títulos emitidos no âmbito do aumento de capital do BCP, próximo de 2,25 mil milhões de euros (cujos resultados tinham sido divulgados a 22 de julho). Este aumento de capital, que terminou a 18 de julho, foi totalmente subscrito, ao preço de 0,065 euros por ação.

No entanto, Nuno Amado anunciou também que o BCP tem que emagrecer o quadro de pessoal em mais 500 colaboradores, além dos “cerca de 300 colaboradores” que já saíram do banco desde o início do ano no âmbito de uma “redução natural e negociada”, para cumprir as metas impostas por Bruxelas no âmbito da ajuda estatal ao banco.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …