Venda a descoberto de ações do BCP suspensas

Millennium BCP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) proibiu a venda a descoberto de ações do BCP durante todo o dia de quinta-feira.

A decisão do regulador dos mercados financeiros acontece depois de, na sessão desta quarta-feira, as ações do banco terem derrapado 15,07% para 0,0879 euros, com 786 milhões de títulos transacionados no montante de 74,2 milhões de euros.

Nos considerandos justificativos da sua decisão, a CMVM destacou que “a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo“.

Um analista de banca contactado pela Agência Lusa, que pediu para não ser identificado, disse que, além dos efeitos do caso Banco Espírito Santo (BES) estarem a chegar aos restantes títulos da banca, os investidores também desconfiam das autoridades portuguesas, já que as declarações que garantiam a solidez do BES terminaram com o fim do banco, tal como era conhecido.

Por outro lado, acrescentou, os investidores estão a fugir dos títulos do setor financeiro, porque é grande o risco de perderem tudo no modelo agora encontrado para fazer face à possível falência de um banco.

Entretanto, esta quinta-feira, o BCP anunciou que vai reembolsar o Estado em 1.850 milhões de euros, “após ter obtido do Banco de Portugal a devida autorização”.

O comunicado à CMVM refere que, “com este reembolso, o BCP antecipa o calendário inicialmente definido para o pagamento de CoCos [instrumentos de capital common equity tier 1], permitindo uma poupança superior a 300 milhões de euros no resultado líquido, e reafirma a sua intenção de reembolsar os 750 milhões adicionais até ao início de 2016″.

Prejuízos e aumento de capital

A 28 de julho, o Banco Comercial Português informou que registou um resultado líquido negativo de 62 milhões de euros entre janeiro e junho, valor que compara com o prejuízo de 488 milhões de euros apurado em igual período de 2013.

“O resultado trimestral [entre abril e junho], um prejuízo de 22 milhões de euros, é claramente o melhor trimestre dos últimos dois anos”, afirmou Nuno Amado, presidente do BCP, na conferência de imprensa de apresentação das contas.

Estes resultados foram anunciados no mesmo dia em que entraram no mercado os títulos emitidos no âmbito do aumento de capital do BCP, próximo de 2,25 mil milhões de euros (cujos resultados tinham sido divulgados a 22 de julho). Este aumento de capital, que terminou a 18 de julho, foi totalmente subscrito, ao preço de 0,065 euros por ação.

No entanto, Nuno Amado anunciou também que o BCP tem que emagrecer o quadro de pessoal em mais 500 colaboradores, além dos “cerca de 300 colaboradores” que já saíram do banco desde o início do ano no âmbito de uma “redução natural e negociada”, para cumprir as metas impostas por Bruxelas no âmbito da ajuda estatal ao banco.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …