Está a chegar o herdeiro do Concorde

A empresa norte-americana Aerion está a construir o que já é considerado o sucessor do icónico Concorde, o avião supersónico que fazia Londres-Nova Iorque em três horas. 

A ambição de construir um avião supersónico começou mesmo antes de o Concorde ter sido retirado do mapa. Desde 2002 que o empresário texano Robert Bass, diretor da empresa Aerion, tinha essa ambição.

Porém, costuma-se dizer que a crise toca a todos e os avanços da regressão financeira à escala mundial não foram exceção para o multimilionário que teve de deixar o projeto mais uns tempos na gaveta.

Agora, depois de vários anos adormecido, o avião que promete viajar mais rápido do que a velocidade do som começou finalmente a ganhar asas, avança o El País.

A empresa norte-americana espera que o primeiro protótipo esteja pronto para o seu primeiro voo em 2021 e, caso os prazos de certificação sejam cumpridos a tempo e horas, as primeiras entregas comecem dois anos depois.

Esta aeronave, que já é considerada a sucessora do Concorde, só tem uma pequena grande diferença. Enquanto que o famoso avião, que terminou os seus voos em 2003, operava pela Air France e pela British Airways, este vai começar a ser vendido como jato privado.

O modelo só está então disponível para alguns bolsos, já que o preço por unidade ronda os 120 milhões de dólares, cerca de 113 milhões de euros.

O avião, que será construído juntamente com a Airbus, vai ligar as duas costas do Atlântico em apenas quatro horas a uma velocidade Mach de 1,5, ou seja, o equivalente a 1,5 vezes a velocidade do som.

O design vai ser semelhante ao do Concorde e a cabine terá capacidade para transportar entre oito a doze pessoas.

Apesar do preço exorbitante, há quem já esteja de olho neste avião. Caso disso é a FlexJet, uma operadora especializada em aviões privados, que já fez um pedido inicial de 20 unidades.

A montagem final do avião vai ficar a cargo da Aerion e será feita num complexo com 40 hectares, que vai começar a ser construido em 2018. A ideia é que esta área esteja situada num aeroporto próximo de uma zona reservada que permita a realização deste tipo de voos supersónicos.

Além disso, existe também a preferência de que seja numa zona perto do mar, uma vez que esse fator permitiria o transporte por barco das grandes componentes do avião.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …