As temperaturas já começaram a descer em Portugal Continental, nesta quinta-feira, especialmente no Norte, graças a uma massa de ar polar marítimo. Sexta-feira estará ainda mais frio.
As regiões norte e centro de Portugal já estão a sentir a descida das temperaturas e prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde.
“Vamos sofrer, em Portugal continental, uma descida gradual dos valores, principalmente das mínimas que, nas regiões do Interior Norte e Centro deverão rondar os dois graus negativos, quatro graus negativos no Nordeste Transmontano e alguns locais da Beira Alta, e zero, um e dois graus positivos a chegar muito perto do Litoral Norte”, relata à Rádio Renascença a meteorologista Maria João Frade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A massa de ar polar marítimo que já chegou ao território continental vai estender-se a todo o país na sexta-feira, 5 de Janeiro, com as temperaturas a descerem ainda mais.
Sexta-feira será o dia em que “vamos sentir mais frio”, mas não necessariamente o que terá temperaturas mais baixas, segundo diz Maria João Frade em declarações ao Público. Isto porque “vem acompanhado de bastante vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas”, o que vai “aumentar o nosso desconforto térmico”, explica.
Na sexta-feira, Guarda e Viseu, com temperaturas de 0 e 2 graus, respectivamente, vão ser as cidades mais frias do país. Em Braga e Bragança, estarão 3 graus.
No sábado, Bragança e Viseu podem chegar aos menos dois graus negativos e a Guarda aos menos um.
Mas o vento terá “tendência a tornar-se em geral fraco” durante o fim-de-semana, acrescenta a meteorologista do IPMA, notando que isso vai reduzir a sensação de frio.
Apesar de tudo, são “temperaturas absolutamente normais” para a época, segundo a especialista do IPMA que nota ao Público que “não está prevista nenhuma vaga de frio”.
Entretanto, a chuva deve continuar, com mais insistência nas regiões a sul. No norte e centro, deverá ser mais intermitente.
Nas zonas mais frias, pode cair granizo e nos pontos mais altos do país, como a Serra da Estrela, teremos neve.