A velocidade da Terra vai diminuir esta sexta-feira

Esta sexta-feira, dia 6 de julho, a Terra estará mais distante do Sol do que em qualquer outro dia do ano de 2018. O planeta vai atingir o seu afélio, palavra de origem grega que significa “longe do Sol”, diminuindo a velocidade da sua órbita em mais de sete mil quilómetros por hora.

“O afélio é o ponto da órbita à volta do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio – que significa “perto do Sol” – é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro”, disse Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canárias, em Tenerife, na Espanha, em declarações à BBC.

“No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilómetros da Terra já no afélio, encontra-se a uns 152 milhões de quilómetros do Sol.” A distância varia porque a órbita da Terra à volta do Sol não é uma circunferência perfeita, o nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

O afélio ocorre todos os anos entre os dias 2 e 7 de julho. O periélio registou-se a 3 de janeiro. A Terra alcançará a sua maior distância do Sol, esta sexta-feira, às 17h46, no horário de Greenwich, quando o planeta e seu astro estarão a 152.095.566 de quilómetros distanciados um do outro. Uma maior distância traduz-se numa velocidade de órbita menor.

Tal como foi assinalado por uma das leis de Kepler – astrónomo e matemático alemão do século XVII que estudou os movimentos planetários -, quando os planetas estão perto do Sol, movem-se mais rápido do que quando se encontram mais distantes.

A velocidade orbital de translação será de 103.536 quilómetros por hora, mais de 7.000 quilómetros a menos por hora do que a velocidade no periélio.

As estações do ano

As alterações na velocidade da Terra na sua órbita em torno do Sol não são relacionadas com as variações de temperatura e clima das estações do ano. “As estações acontecem pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da órbita que faz à volta do Sol, que chamamos de ‘eclíptica'”, disse Rodríguez Eugenio.

“Esse eixo está inclinado a uns 23,5 graus, por isso, quando estamos no verão do Hemisfério Norte, o eixo norte, ou Polo Norte da Terra, está apontado mais em direção ao Sol. Já no inverno, o nosso Polo Norte está apontado na direção oposta – não exatamente oposto, cerca de 23,5 graus, mas está apontado na direção oposta ao Sol.”

O verão do Hemisfério Norte coincide com o afélio, “mas recebemos mais radiação solar aqui no Hemisfério Norte porque o Sol está mais alto sobre o horizonte e temos mais horas de luz solar”, explicou a astrofísica.

No Hemisfério Sul, por outro lado, o verão coincide com o periélio. “Isso poderia fazer-nos pensar que no Hemisfério Sul a temperatura sobe mais do que no Norte no verão. Porque, além da inclinação, a Terra também está mais perto do Sol“, disse Rodríguez Eugenio. Mas, na verdade, isto não é o que acontece.

De acordo com Rodríguez Eugenio, o que acontece é que no Hemisfério Sul “há maior quantidade de água, o que faz com que a temperatura não aumente tanto”.

“O fenómeno parece dever-se ao facto da Terra aquecer mais facilmente do que a água e, como o Hemisfério Sul tem uma proporção maior do seu território coberta por água, o excesso de energia é absorvido por ela.”

Concluindo: no Verão – quer seja no Hemisfério Sul, quer seja no Hemisfério Norte, – a temperatura é “aproximadamente a mesma”, disse a astrofísica.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo que optem por usar o imprestável acordo ortográfico, por favor escrevam “Canárias” com acento gráfico e “facto” com “c”. A língua também é património.

  2. O afélio é o ponto da órbita à volta do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio, que o significado é perto do Sol, com ele a terra fica mais longe do sol com 152 milhões de quilómetros, e sempre ocorre no inicio de julho, um belo fenômeno.

RESPONDER

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …