A velocidade da Terra vai diminuir esta sexta-feira

Esta sexta-feira, dia 6 de julho, a Terra estará mais distante do Sol do que em qualquer outro dia do ano de 2018. O planeta vai atingir o seu afélio, palavra de origem grega que significa “longe do Sol”, diminuindo a velocidade da sua órbita em mais de sete mil quilómetros por hora.

“O afélio é o ponto da órbita à volta do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio – que significa “perto do Sol” – é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro”, disse Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canárias, em Tenerife, na Espanha, em declarações à BBC.

“No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilómetros da Terra já no afélio, encontra-se a uns 152 milhões de quilómetros do Sol.” A distância varia porque a órbita da Terra à volta do Sol não é uma circunferência perfeita, o nosso planeta descreve uma trajetória elíptica.

O afélio ocorre todos os anos entre os dias 2 e 7 de julho. O periélio registou-se a 3 de janeiro. A Terra alcançará a sua maior distância do Sol, esta sexta-feira, às 17h46, no horário de Greenwich, quando o planeta e seu astro estarão a 152.095.566 de quilómetros distanciados um do outro. Uma maior distância traduz-se numa velocidade de órbita menor.

Tal como foi assinalado por uma das leis de Kepler – astrónomo e matemático alemão do século XVII que estudou os movimentos planetários -, quando os planetas estão perto do Sol, movem-se mais rápido do que quando se encontram mais distantes.

A velocidade orbital de translação será de 103.536 quilómetros por hora, mais de 7.000 quilómetros a menos por hora do que a velocidade no periélio.

As estações do ano

As alterações na velocidade da Terra na sua órbita em torno do Sol não são relacionadas com as variações de temperatura e clima das estações do ano. “As estações acontecem pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da órbita que faz à volta do Sol, que chamamos de ‘eclíptica'”, disse Rodríguez Eugenio.

“Esse eixo está inclinado a uns 23,5 graus, por isso, quando estamos no verão do Hemisfério Norte, o eixo norte, ou Polo Norte da Terra, está apontado mais em direção ao Sol. Já no inverno, o nosso Polo Norte está apontado na direção oposta – não exatamente oposto, cerca de 23,5 graus, mas está apontado na direção oposta ao Sol.”

O verão do Hemisfério Norte coincide com o afélio, “mas recebemos mais radiação solar aqui no Hemisfério Norte porque o Sol está mais alto sobre o horizonte e temos mais horas de luz solar”, explicou a astrofísica.

No Hemisfério Sul, por outro lado, o verão coincide com o periélio. “Isso poderia fazer-nos pensar que no Hemisfério Sul a temperatura sobe mais do que no Norte no verão. Porque, além da inclinação, a Terra também está mais perto do Sol“, disse Rodríguez Eugenio. Mas, na verdade, isto não é o que acontece.

De acordo com Rodríguez Eugenio, o que acontece é que no Hemisfério Sul “há maior quantidade de água, o que faz com que a temperatura não aumente tanto”.

“O fenómeno parece dever-se ao facto da Terra aquecer mais facilmente do que a água e, como o Hemisfério Sul tem uma proporção maior do seu território coberta por água, o excesso de energia é absorvido por ela.”

Concluindo: no Verão – quer seja no Hemisfério Sul, quer seja no Hemisfério Norte, – a temperatura é “aproximadamente a mesma”, disse a astrofísica.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo que optem por usar o imprestável acordo ortográfico, por favor escrevam “Canárias” com acento gráfico e “facto” com “c”. A língua também é património.

  2. O afélio é o ponto da órbita à volta do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio, que o significado é perto do Sol, com ele a terra fica mais longe do sol com 152 milhões de quilómetros, e sempre ocorre no inicio de julho, um belo fenômeno.

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …