Um britânico foi condenado a 33 meses de prisão depois de gravar o filme ‘Velocidade Furiosa 6’ às escondidas numa sala de cinema e colocar o material à venda na Internet.
Segundo a polícia de Walsall, no centro da Inglaterra, a gravação pirata de Philip Danks, de 25 anos, foi descarregada 700 mil vezes.
A Federação Contra o Roubo de Direitos Autorais (FACT) afirma que a distribuidora do filme, a Universal Pictures, terá perdido “milhões de libras” com a cópia ilegal.
Um outro indivíduo, Michael Bell, foi condenado por cumplicidade no crime a 120 horas de serviços comunitários.
Bell, ex-namorado da irmã de Danks, terá ajudado a divulgar o material na Internet, afirmou o tribunal.
Segundo a BBC, além de colocar o filme na internet, Danks tentou vender DVDs piratas com a gravação através do seu perfil no Facebook.
“Atitude arrogante”
Danks, que no seu perfil se descreve como “Programador na Facebook Developers, formado na Universidade da Vida“, usou o Facebook para manter os amigos informados sobre o caso.
No dia 20 de Agosto, um dia antes da audiência no tribunal, Danks escreveu: “Algo parece estar errado“.
O tribunal que condenou Danks descreveu o seu comportamento como “ousado, arrogante e prepotente“.
Segundo o sargento Rod Rose, da polícia de West Midlands, Danks continuou a distribuir ilegalmente os filmes após a sua prisão, a meio do ano passado.
As autoridades conseguiram localizar seu paradeiro depois de Danks ter usado o nome de utilizador ‘TheCod3r’ para deixar um comentário num popular site de filmes piratas.
No seu perfil no Facebook, Danks tem apenas um filme na sua lista de favoritos. Ainda é Velocidade Furiosa 6.
ZAP / BBC