Veiga não tem dinheiro para as dívidas, mas foi quase dono de um banco

(dr)

-

O ex-empresário de jogadores de futebol queria comprar o Banco Internacional de Cabo Verde, mas nem sequer o podia fazer graças às dívidas que mantém em Portugal.

No continente africano, José Veiga era conhecido por ser um empresário de sucesso mas, em Portugal, estava na lista da Autoridade Tributária na categoria dos devedores de 250 mil a um milhão de euros.

Mesmo assim, o ex-empresário de jogadores de futebol queria comprar um banco, mais precisamente o Banco Internacional de Cabo Verde, que ainda é propriedade do Novo Banco.

O contrato estava quase a ser finalizado, o empresário tinha já um sinal de 11 milhões de euros que entretanto foram congelados pela Justiça, só faltava a luz verde do Banco Central de Cabo Verde.

De acordo com uma fonte judicial, em declarações ao Diário de Notícias, essas mesmas dívidas fariam com que o empresário nem sequer pudesse apresentar uma proposta para adquirir o banco.

Ao mesmo tempo, o caderno de encargos do processo exigia que os potenciais compradores tivessem “ativos líquidos num valor de pelo menos 500 milhões de euros“.

Este mesmo montante chegou a circular nas contas bancárias ligadas ao ex-diretor dos encarnados, algo que, por si só, deveria ser motivo para se desconfiar de um eventual branqueamento de capitais.

Ainda durante o dia de ontem, segundo o DN, o Banco Central de Cabo Verde adiantou que, mesmo antes de tentar comprar o banco cabo-verdiano, Veiga tinha tentado criar o seu próprio banco naquele país.

No entanto, na qualidade de acionista único do “Groupe Norwich, S.A”, o empresário viu a proposta ser chumbada pelo supervisor cabo-verdiano.

Aviso das autoridades francesas

Segundo o Público, esta investigação, batizada de “Rota do Atlântico”, terá mesmo começado depois de uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas que pediam a colaboração das autoridades portuguesas.

Os investigadores acreditam que tanto Veiga como Paulo Santana Lopes, irmão do ex-primeiro-ministro, receberam milhões em luvas de empresas que queriam investir no Congo, uma antiga colónia francesa.

Segundo o diário, muitos dos negócios eram feitos através de off-shore que seriam representadas por testas-de-ferro, o que permitia ocultar a atuação dos dois portugueses em várias transações.

O dinheiro seria depois dividido com governantes locais, funcionando os dois empresários como intermediários dessas altas figuras do poder.

Nas buscas realizadas esta semana no âmbito da operação, foram encontrados, segundo noticia o Público, oito milhões de euros em notas numa das casas de Veiga.

Segundo as notas da PJ e da Procuradoria-Geral da República, estão em causa suspeitas de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, tráfico de influências, participação económica em negócio e fraude fiscal.

José Veiga foi detido esta semana, juntamente com Paulo Santana Lopes e uma advogada com ligações a ambos.

Foram presentes ao juiz Carlos Alexandre esta quinta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, mas apenas a advogada foi ouvida. Os interrogatórios devem prolongar-se até esta sexta.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim. O tipo que nem o próprio dinheiro consegue gerir parece-me ser a pessoa indicada para comprar um banco e gerir o dinheiro dos outros… Pelos vistos é o que mais deles têm feito.

  2. caramba , era este gajo que foi quase dono do benfica há anos atrás e segundo se dizia este clube clube devia-lhe toneladas de massa…
    parece que foi ele que evitou a falencia do benfica e agora dá nisto…
    será que o vieirinha também ….

  3. se eu nao pagar um imposto vem logo as finanças tirar-me os bens. estes senhores devem milhoes e ninguem faz nada. é o pais que temos. o pobre lixa-se o rico safa-se.

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …