Além de mais magros, os vegetarianos são mais introvertidos

Uma investigação recente, levada a cabo pelo Instituto Max Planck e pelo Hospital Universitário de Leipzig, abrangeu quase 9.000 vegetarianos e analisou como é que esta forma de nutrição influencia a personalidade.

De acordo com os resultados do estudo, quanto mais rara a proporção de alimento animal na dieta de uma pessoa, menor o índice de massa corporal (IMC) e, portanto, o peso. Os cientistas explicam que tal pode ser explicado pela menor proporção de alimentos processados numa dieta vegetariana.

“Os produtos que são excessivamente ricos em gordura e açúcar engordam particularmente, estimulam o apetite e atrasam a sensação de saciedade”, explicou Evelyn Medawar, primeira autora do artigo científico publicado recentemente na Nutrients.

A investigadora adiantou ainda que a comida vegetariana contém fibras e tem um efeito positivo no microbioma no intestino – uma razão que explica o motivo pelo qual esta dieta nos sacia mais cedo do que os ingredientes de origem animal.

Os investigadores também descobriram que a nutrição vegetariana ou vegana está relacionada com a personalidade, nomeadamente com a extroversão.

O estudo revelou que as pessoas que comem alimentos predominantemente à base de plantas são mais introvertidas do que aquelas que se alimentam principalmente de produtos de origem animal. “É difícil dizer o motivo”, afirma Veronica Witte, citada pelo EurekAlert.

“Pode ser porque as pessoas mais introvertidas tendem a ter hábitos alimentares mais restritivos ou porque são mais segregadas socialmente por causa dos seus hábitos alimentares”, acrescentou a investigadora, apesar de salvaguardar que são necessários mais estudos para averiguar os motivos.

Ao contrário de estudos anteriores, esta investigação não permitiu concluir que uma dieta à base de vegetais está associada a uma tendência de comportamento neurótico. Além disso, a equipa não conseguiu confirmar se a dieta vegetariana está mais frequentemente associada a estados depressivos. “Não conseguimos detetar uma correlação.”

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Concordo os vegetarianos e ou veganos são bastante seletivos em relação a alimentação e consequentemente as suas companhias já que somos em número menor em relação aos que ainda se alimentam de cadáveres de animais

    • E há os que se só se alimentam de “cadáveres” de plantas, comem os filhos das plantas (sementes) e por vezes só umas partes (folhas, raízes) desses seres que antes estavam vivos e floresciam! Tb e provavelmente nem mamaram nas mamas das mães, só beberam “leite” de soja, arroz e outros líquidos naturais, escondidos nos berços para que minguem os visse sorver essas dádiva da natureza vegetal! Quando adultos são reconhecidos por terem os incisivos enormes (tipo coelho) e falta de caninos na dentadura.

      • Só baboseiras, próprio de quem é ignorante na matéria.
        Vá estudar e teste uns meses, e se o fizer, estou certo de que mudaria o seu diacurso.

        • Nasceste mamífero suponho, logo mamas, precisas de proteína rápida e eficiente e tens um estômago, não tens panças como as vacas. No entanto podes tb comer frutos, flores e tudo o que te apetecer, haja vontade e disponibilidade. Por outro lado podes tb prescindir de carne de peixes, de carne de mamiferos, de insectos de aves, de moluscos e de tudo o que tu aches que é um ser vivo. Alias na minha zona há grupo de melros que quer impedir os outros melros de comer minhocas, porque só comem amoras silvestres. Podes inclusive deixar de comer e viver do ar (cuidado com as bufas de feijão e couve, que o contaminam). Se te alimentares só de sementes come tb areia e pedrinhas, já que deves ter moela. A ignorância é própria de seres pensantes,que serão sempre ignorantes por muito que saibam ou procurem saber, tu não és ignorante, já que nasceste provavelmente de enxertia.

  2. O objetivo do estudo era provar que os vegetarianos e vegans tinham mais propensão para psicopatias ! O estudo não indicou indícios ! Se os cientistas tivessem como tema de investigação vegetarianos e vegans assassinos , também não iriam encontrar indícios ! Que ciência ! Parabéns !

  3. Fui vegetariana a 18 anos e agora vegana a 2 anos. Interessante que sempre estou com sobrepeso, minha endocrinologista fala que sou saudável e como saudável, porém para ser magro não depende de ser ou ñ vegetariano ou vegano, o que conta é a quantidade do que comemos. Minha filha é vegetariana desde o ventre, tem uma saúde perfeita e é super extrovertida e convivemos com todos tipos de pessoas. O preconceito as vezes estão nas pessoas

  4. Erika você percebeu o texto??? A publicação não diz que os vegetarianos são todos introvertidos, como tbm não diz que os não vegetarianos são todos alegres sorridentes e extrovertidos .. Volta a ler com mais atenção…

  5. A resposta para isso é simples.

    Imagina ires ao supermercado e ver crianças fatiadas ao meio, assadas por inteiro com uma maçã na boca.

    Nós somos obrigados a conviver todo dia com uma sociedade assasina e ver corpos de nossos queridos animais apresentados por aí, e ainda temos que ouvir que nos estamos errados.

  6. Sou vegetariano pelo mesmo motivo que Hitler era vegetariano. Não gosto de pessoas, detesto o ser humano, porém, adoro o restante dos animais (magnífica a cadeia alimentar, natural e simples). O ser humano é a única espécie que não conseguem manter um padrão de qualidade, sempre criando pessoas acéfalas e sem propósitos. Um dia eu irei realizar meu sonho de matar uns 70% da humanidade, deixar somente as pessoas decentes.

      • Tu além de ignorante em toda a linha é bruta e nem sonhas pelos ciatos que o és.
        Mais vale ser vegan consciente e sensível, do que ignorante, bruta, insensível ao mundo qhe o rodeia, e inconsciente disso tudo. Teria pena de ti, não fora os danos gratuítos que provocas, e ainda mandas essas bojardas pela matraca

  7. Concordo consigo quanto ao acima ser psicopata nas suas ideias (deverá estar a delirar, só metê-lo numa camisa de forças e vigiá-lo)
    Quanto ao resto, é você que não está bem. Primeiro desconhece sobre o que fala, pois nem sabe que a desprezada alimentação vegan até a beneficiaria em múltiplas facetas, entre as quais, a da saúde, fisica e mental, pois tornar-se-ia numa pessoa mais consciente, sensível, generosa e em sintonia com o que a rodeia.
    Segundo, mostra uma intolerância para quem defende o respeito pelos animais, e é contra a prática de violência gratuita contra os animais, algo que devido à sua total ignorância sobre o assunto, mostra indiferença e alguma agressividade.
    Tem a obrigação de procurar eduacar-se, pois atualmente ninguém tem desculpa de, numa sociedade de informação e de (des)conhecimento, pode dizer barbaridades tais, e mantidas, e na linha como a que se ouvem e são ensinadas pelos próprios professores de Biologia na escola: que o ser humano é omnívoro, que comer carne é natural (no sentido de ser muito adequado) ao ser humano e que faz bem à saúde, etc. Não é necessária, não é saudável, no sentido de que quanto menor melhor para a saúde, é anti-ético, é anti-económico (nem sonha) para o geral das pessoas, é geradora de uma brutal ação poluidora, destruidora brutal de ecosistemas naturais e levam o planeta ao limite, e porque a maioria dos microorganismos q nos provocam doenças provêm ou são originados pelo consumo e uso e/ou exploração de animais portadores naturias desses microorganismos, de q esta pandemia e as últimas 10 são exemplo, etc, etc, etc

  8. Com certeza é uma dieta mais saudável… embora necessite suplemento de B12 e outras vits e oligoelentos como qq dieta…

    Mas… sinceramente… não dá p ser feliz como os que comem de tudo… confraternizam… e gostam de degustar…

    Porque comida vegana não sacia o prazer do paladar… é muito culinária muito sem graça!

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …