Vasculhar a internet em busca de bilhetes de avião mais baratos é inútil. Saiba porquê

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Um novo estudo contraria várias das dicas mais populares para se conseguir bilhetes mais baratos, como procurar em sites diferentes ou limpar os cookies.

Tem o hábito de procurar os preços dos bilhetes de avião em vários sites em busca de um preço mais barato? De acordo com um estudo publicado na The Quarterly Journal of Economics, é pouco provável que isso lhe traga uma poupança significativa.

A pesquisa expôs muitos mitos em torno da compra de bilhetes mais baratos. Contrariamente à crença popular, estratégias como comprar bilhetes num determinado dia da semana, limpar cookies, ou usar uma VPN não garantem preços mais baixos.

A equipa de investigação estudou a estrutura organizacional e o sistema de preços de uma grande companhia aérea dos EUA e descobriu que as companhias aéreas não tomam decisões de preços com base no comportamento do consumidor ou na concorrência, escreve o IFLScience.

Os autores descobriram que as companhias aéreas não consideram que os consumidores façam escolhas com base no equilíbrio entre conveniência e preço e focam-se nos preços de cada voo individual e não no número total de assentos vendidos naquele dia. Surpreendentemente, as companhias aéreas também não levam em consideração os preços dos concorrentes ao definir os seus próprios.

O sistema de preços das companhias aéreas é surpreendentemente inflexível. Os bilhetes são vendidos através de sistemas globais de distribuição que mantêm os preços uniformes. Isso significa que as companhias aéreas são geralmente irresponsivas às mudanças em tempo real nos custos e têm pouca margem para ajustar os preços.

Além disso, o estudo revela que as companhias aéreas não maximizam a receita a curto prazo. Poderiam, por exemplo, vender menos bilhetes a preços mais altos sem fechar as futuras oportunidades. A responsabilidade de corrigir isto cai sobre as equipas de gestão de receitas, que frequentemente fazem previsões inflacionadas da procura e determinam os preços finais. Como resultado, cerca de 60% menos bilhetes subvalorizados são mostrados aos consumidores.

“Conversamos com todos estes gerentes que disseram que a equipa de precificação não sabe o que está a fazer. Descobrimos que eles poderiam ganhar mais dinheiro hoje ao vender menos bilhetes a preços mais elevados e não excluir oportunidades futuras. Na prática, eles parecem estar a escolher o menu de preços de forma um tanto arbitrária”, explica Olivia Natan, professora assistente de marketing na Haas School of Business e co-autora do artigo.

Segundo Natan, a única dica eficaz é comprar o bilhete atempadamente, especialmente pelo menos 21, 14 ou 7 dias antes da data do voo, pois os preços aumentam significativamente perto do dia da viagem.

Este estudo desmistifica muitas das táticas convencionais usadas para encontrar voos mais baratos, tornando claro que, pelo menos por enquanto, nenhum “truque” pode combater as peculiaridades da fixação de preços das companhias aéreas.

ZAP //

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